Buscar

ESTRUTURA DA BNCC

Prévia do material em texto

ESTRUTURA DA BNCC
A BNCC está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica, bem como em cada etapa da escolaridade como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes. 
Demonstra-se no quadro a seguir a estrutura da BNCC:
	Educação Infantil: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiências. Bebês (0- 1a6m) Crianças Bem pequenas (1a7m3a11m) Crianças pequenas (4a5a11m). Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Ensino Fundamental: Competências específicas de área, Componentes curriculares, Competências específicas de componente, Anos Iniciais. Anos Finais. Unidades temáticas Objetos de conhecimento Habilidades.
De acordo com a BNCC, ao longo da Educação Básica, ou seja, na Educação Infantil, Básica e Ensino Fundamental e Médio, devem os alunos participar no desenvolvimento de atividades que possuam como base as 10 competências gerais citadas anteriormente.
Que possuam capacidade para assegurar, após a aprendizagem, o desenvolvimento, por meio de uma formação humana integral objetivando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
Assim, na primeira etapa da Educação Básica, que devem estar de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil por meio de interações e brincadeiras, por meio do qual devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, por meio de:
 Conviver. Brincar. Participar. Explorar. Expressar. Conhecer-se.
Isto posto os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, são estabelecidos cinco campos de experiências, pela BNCC, por meio dos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
 Fazendo com que em cada campo de experiências, sejam definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
 O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Ressalte-se que na BNCC, o Ensino Fundamental se encontra organizado em cinco áreas de conhecimento, conforme aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010: favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares. (BRASIL, 2010)
De acordo com os textos de apresentação, cada área de conhecimento menciona seu papel na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental além de destacar as particularidades para o Ensino Fundamental nos anos iniciais bem como nos anos finais, considerando tanto as características do aluno quanto as especificidades e demandas pedagógicas dessas fases da escolarização. 
Não obstante, cada área de conhecimento estabelece competências específicas nessa área, cujo desenvolvimento é fomentado ao longo de nove anos. Essas habilidades explicam como dez habilidades comuns são demonstradas nessas áreas.
No caso das áreas que abrigam mais de um componente curricular, como por exemplo, Linguagens e Ciências Humanas, que também são definidas por competências específicas do componente, como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Geografia e História, a ser desenvolvidas pelos alunos ao longo dessa etapa de escolarização. 
Assim, as habilidades específicas permitem o alinhamento horizontal entre as disciplinas, em todos os componentes do programa, e o alinhamento vertical, ou seja, o progresso nas escolas primárias. Nos primeiros anos, bem como nos anos recentes, de modo que a experiência contínua dos alunos, levando em consideração suas especificidades características. 
Para garantir o desenvolvimento de competências específicas, cada componente do programa representa um conjunto de competências, as quais estão ligadas a diferentes objetos de conhecimento, sendo assim entendidas como conteúdos, conceitos e processos, organizados por unidades temáticas.
Embora respeitando as diversas possibilidades de organização do conhecimento na escola, as unidades temáticas determinam como organizar os objetos de conhecimento ao longo do ensino fundamental, de acordo com as particularidades dos conteúdos curriculares. 
Cada unidade temática considera uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, da mesma forma que cada objeto de conhecimento envolve um número variável de habilidades.

Continue navegando