Buscar

RESENHA DO ARTIGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia Agronômica 
Disciplina: genética aplicada
Resenha crítica do artigo: SELECAO ASSISTIDA POR MARCADORES MOLECULARES VISANDO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS RESISTENTE A DOENCAS, COM ENFASE EM FEIJOEIRO E SOJA- dos autores Ana Lilia Alzate-Marin , Gerardo D. L. Cervigni , Maurilio A. Moreira & Everaldo G. Barros respectivamente das instituições: Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária – BIOAGRO; Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular; Departamento de Biologia Geral; Universidade Federal de Viçosa.
O artigo em questão trata de experimentos feitos através de seleção assistida por marcadores moleculares em três gerações de retrocrusamento, o programa de melhoramento do feijoeiro do BIOAGRO, universidade federal de viçosa (UFV) onde obteve linhagens de feijoeiros Phaseolus vulgaris, com características similares a Phaseolus vulgaris cv rudá (recorrente), que possuía alelos resistentes a antracnose, ferrugem e mancha angular. O programa de melhoramento de qualidade da soja do BIOAGRO, usaram marcadores para identificar QTLs associados a resistência ao nematoide de cisto de soja. O QTL em questão explica mais de 40% da resistência da Glycine max cv hartwig. 
O artigo dá exemplo de outros tipos de melhoramento genético ligado a resistência a pragas e doenças, como no caso de Cladosporium fulvum Cooke – tomateiro e Uromyces appendiculatus unges var. Appendiculatus- feijoeiro, onde a resistência é determinada por genes que apresentam herança simples. Os marcadores moleculares do dna começaram a ser utilizados na década de 80, o primeiro tipo foi o RFLP, após este, foi desenvolvido o RAPD, o qual utiliza a reação de PCR para detectar fragmentos especifico do DNA. O marcador preferido dos pesquisadores tem sido SSR, pois usa técnicas de PCR, que são codominantes e estão espalhados no genoma. 
No caso do feijoeiro, inicialmente, foram realizados estudos de herança em populações F2 derivadas de cruzamentos entre as fontes de resistência e a cultivar Rudá. Ficou evidenciado que em quase todos os cruzamentos realizados um só alelo de caráter dominante foi responsável pela resistência. 
No caso da soja para definir uma estratégia de seleção para resistência ao NCS, usando marcadores moleculares, é necessário, primeiramente, definir que tipo de marcador será usado, e se o QTL está flanqueado ou não por marcadores. Maiores valores de E.S. são obtidos com marcadores codominantes flanqueando o QTL a pequenas distâncias
Para definir uma estratégia de seleção para resistência ao NCS, usando marcadores moleculares, é necessário, primeiramente, definir que tipo de marcador será usado, e se o QTL está flanqueado ou não por marcadores. Maiores valores de E.S. são obtidos com marcadores codominantes flanqueando o QTL a pequenas distâncias. 
A leitura do presente artigo foi de suma importância para a disciplina de genética, pois ilustra as técnicas de melhoramento genético para resistência de pragas e doenças, que são e como funcionam marcadores moleculares e suas principais técnicas.

Outros materiais