Buscar

045 - 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

045 - 03 - 14095 A emersão da questão social a formação das classes burguesas e a organização da classe operária nos anos 1930
EXERCÍCIOS
1) Considerando o texto estudado, quais são as principais mudanças ocorridas no Brasil e no mundo, que antecederam a institucionalização do Serviço Social?
a) Somente a crise da grande depressão que ocorreu em Nova Iorque.
b) Modificações no cenário político e econômico do país, principalmente no que se refere ao processo de urbanização. No cenário mundial, o principal marco foi a grande depressão de 1929, no cenário brasileiro, a crise da política café com leite.
c) O cenário mundial não impactou em nada, somente no Brasil ocorreram situações que contribuíram para a institucionalização do Serviço Social, com a crise da política café com leite.
d) Com o crescimento da política café com leite que ocorre a necessidade de
institucionalização do Serviço Social.
e) O Serviço Social tem sua institucionalização na década de 30 em razão da reivindicação das assistentes sociais que não desejam realizar seu trabalho de forma caritativa e do desejo de seguir uma teoria.
2) Quais as principais mudanças instituídas na Era Vargas para o que se denomina de surgimento da questão social no Brasil?
a) Ocorreram o aumento da população urbana, consequência desse processo de urbanização é a criação de diversos movimento sociais, dos sindicatos e dos partidos políticos e a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública.
b) A criação do Ministério do Trabalho para criar empregos para as pessoas que saíram do campo e foram morar na cidade.
c) Na Era Vargas, as pessoas que saíram do campo para morar na cidade foram criminalizadas, sem possibilidade de manifestação popular ou política.
d) O processo de urbanização desse período contribuiu para o surgimento de diversos movimentos sociais que foram fortemente reprimidos.
e) O novo cenário instituído pela política da Era Vargas possibilitou que a indústria se desenvolvesse, contribuindo para que as pessoas saíssem do campo e fossem morar na cidade. Houve a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Nesse período, a questão social continuava sendo vista como caso de polícia.
3) Por meio das relações de capital X trabalho oriundas da sociedade capitalista, a questão social avança em suas mais diversas expressões, entre elas o desemprego, a fome, a falta de habitação, a violência, etc. Deste modo, como afirma Iamamoto, a questão social é "[...] o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade" (IAMAMOTO, 2006, p. 27). Sendo assim, quais foram as políticas implantadas na Era Vargas para minimizar o avanço das expressões da questão social?
a) A Era Vargas institui o tripé da seguridade social – previdência, assistência social e saúde.
b) As principais contribuições da Era Vargas ocorreram no campo do trabalho, pois criou as leis trabalhistas, o Ministério do Trabalho, da Saúde e da Habitação.
c) A Era Vargas possibilitou a minimização das expressões da questão social, pois desenvolveu a política de pleno emprego no Brasil.
d) Na Era Vargas, a população teve acesso à saúde, à educação e à assistência social como política pública, entretanto, as organizações caritativas que seguiam controlando como essas políticas iriam funcionar.
e) Sua principal contribuição foi a implementação das leis trabalhistas, sindicais, previdenciárias e assistenciais. O Estado passa a ser o regulador dessas políticas.
4) No que se refere à implementação do Serviço Social como profissão e à atuação desses profissionais, entre os anos de 1936 e 1937, quais as principais características e os elementos que influenciaram esse período?
a) O surgimento das primeiras escolas de Serviço Social. Rompimento da vinculação com os dogmas da doutrina católica. Muda-se o foco da intervenção antes voltada para o ajustamento de conduta para uma perspectiva emancipatória.
b) Surgimento das primeiras escolas de Serviço Social. Rompimento da vinculação com os dogmas da doutrina católica. Intervenção profissional voltada para o ajustamento de conduta com o foco exclusivo na família dos operários mais pobres.
c) Surgimento das primeiras escolas de Serviço Social em São Paulo e no Rio de Janeiro. Continuidade da vinculação com os dogmas da Doutrina Católica. Intervenção profissional voltada para o ajustamento de conduta com o foco na família, principalmente na família dos operários mais pobres.
d) Surgimento das primeiras escolas de Serviço Social em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Grande avanço desse período e o rompimento com os dogmas da doutrina católica. Intervenção profissional voltada para o ajustamento de conduta com o foco na família.
e) Surgimento das primeiras escolas de Serviço Social no Paraná e no Rio de Janeiro. Intervenção profissional voltada para o ajustamento de conduta com o foco na família, ficando a cargo das indústrias o atendimento das famílias de operários.
5) Qual a importância da década de 40 para as política públicas e para o Serviço Social no Brasil?
a) Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho, mas sem a possibilidade de inserção do assistente social no mercado de trabalho.
b) Criação das politicas públicas como políticas de Estado, sem a inserção do assistente social no mercado de trabalho, por não ser considerada um profissão.
c) Criação das políticas públicas como políticas de Estado, com foco na emancipação do trabalhador.
d) Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho. Implementação das políticas públicas enquanto política de Estado. Criação de mercado de trabalho para os assistentes sociais.
e) Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho. Implementação das políticas públicas como política de Estado. Foco da intervenção à emancipação do trabalhador.

Outros materiais