Buscar

ressonancia mag



Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1
3 / 3 pts
É importante que o tecnólogo em radiologia conheça a anatomia pélvica feminina, somente assim é possível a realização dos exames de ressonância magnética de maneira precisa e correta.
Sobre a pelve feminina, é correto afirmar:
  
É responsável pelo armazenamento permanente da urina (vesícula urinária), recebe ainda material espermático para a fecundação por meio de óvulos e ovários.
 
  
Segundo estudos, a mulher poderá engravidar mesmo após ter passado por cirurgia de histerectomia total.
 
  
É responsável pelo armazenamento temporário da urina (vesícula urinária) a ser excretada, recebe ainda material espermático para a fecundação por meio de óvulos e ovários.
 
  
É responsável por alojar os rins e os ureteres.
 
  
É responsável pelo armazenamento temporário da urina (vesícula urinária) a ser excretada, recebe e armazena por tempo indeterminado o material espermático para a fecundação por meio de óvulos e ovários.
 
A pelve feminina é a região anatômica que aloja os órgãos sexuais e que são os responsáveis pelo armazenamento temporário da urina a ser excretada, recebe ainda material espermático para a fecundação por meio de óvulos e ovários e apresenta fluidos específicos para lubrificação do canal uretral e vaginal para mantê-lo aquecido e controlar seu pH.
 
IncorretaPergunta 2
0 / 3 pts
Existem diversos protocolos de ressonância magnética, em especial da região pélvica masculina.
Não faz parte da pelve masculina:
  
Fossa navicular, epidídimo e próstata.
 
  
Glande, corpo cavernoso e bolsa escrotal.
 
  
Glande, corpo esponjoso e ducto deferente.
 
  
Próstata, vesícula seminal e epidídimo.
 
  
Próstata, ducto deferente e endométrio.
 
 
Pergunta 3
3 / 3 pts
Devido aos artefatos de movimento que a região torácica apresenta, o método da tomografia computadorizada do tórax é o mais indicado para os estudos de neoplasias e consolidações pulmonares.
Marque a alternativa correta.
  
A ressonância magnética é indicada para pacientes alérgicos aos meios de contraste do tipo gadolínio.
 
  
A ressonância magnética é indicada para pacientes portadores de marcapasso.
 
  
A ressonância magnética é indicada para pacientes alérgicos aos meios de contraste do tipo bário.
 
  
A ressonância magnética é contraindicada para pacientes alérgicos aos meios de contraste iodado.
 
  
A ressonância magnética é indicada para pacientes alérgicos aos meios de contraste iodado.
 
Em alguns estudos, como neoplasias e consolidações pulmonares, a melhor indicação é a tomografia computadorizada, porém, quando o paciente tem um potencial alérgico, a ressonância magnética pode suprir esta demanda.
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
É muito importante que o tecnólogo em radiologia possa ter o domínio dos equipamentos que está operando, assim os exames poderão ser realizados com a máxima destreza.
Por que é importante o tecnólogo saber diferenciar estruturas anatômicas e suas patologias na imagem de ressonância magnética?
  
Quem define o protocolo é sempre a equipe de enfermagem.
 
  
Não precisa saber sobre patologias, pois os protocolos são sempre os mesmos.
 
  
Caso o tecnólogo em radiologia veja alguma diferença na imagem por causa de alguma doença presente no estudo, decidirá se vai ou não administrar o meio de contraste via endovenosa no paciente.
 
  
É importante para que os protocolos sejam realizados de maneira correta, auxiliando o médico radiologista com exames de alta qualidade.
 
  
É importante para que os protocolos sejam realizados de maneira correta, auxiliando o médico radiologista com exames de alta qualidade.
 
O profissional das técnicas radiológicas tem o dever de olhar uma determinada imagem adquirida em ressonância magnética e conseguir destacar alguma patologia, mesmo sabendo que não é possível segundo a legislação realizar laudos ou até mesmo informar ao paciente e familiares sobre a doença encontrada no método de imagem.
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
A doença de Parkinson manifesta-se devido a problemas neurológicos.
O que os pacientes portadores de Parkinson podem apresentar por causa da doença?
  
Tremores, cefaleia e hipertensão arterial.
 
  
Tremores, instabilidade postural e rigidez muscular.
 
  
Tremores, instabilidade postural e taquicardia.
 
  
Instabilidade postural, rigidez muscular e perda de audição.
 
  
Perda de peso, rigidez muscular e instabilidade intelectual.
 
A doença de Parkinson pode ser considerada uma síndrome e faz com que os pacientes apresentem de maneira leve e progressiva tremores, instabilidade postural e rigidez muscular.
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
Os exames de ressonância magnética da pelve feminina são de difícil execução, pois demandam de tempo e colaboração do paciente.
Qual é a alternativa que indica as sequências básicas para os protocolos de exames da região pélvica?
  
SE/GRE incoerente T1 coronal lento em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
SE/GRE incoerente T1 sagital rápido em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
GRE incoerente (spoiled) rápido e SE/FSE T1 no plano coronal em apneia total, SE/FSE T2 no plano sagital.
 
  
SE/GRE incoerente T2 coronal rápido em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
SE/GRE incoerente T1 coronal rápido em apneia, FSE T1 sagital/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*
 
Como sugestão de básico de protocolo, o tecnólogo em radiologia pode utilizar o GRE incoerente (spoiled) rápido e SE/FSE T1 no plano coronal em apneia total para evitar os artefatos de movimento causados pela pelve. Outra ponderação é o SE/FSE T2 no plano sagital, que tem como objetivo analisar as estruturas anatômicas que estão alojadas próximos da linha média, como a vesícula urinária, o reto, a próstata e o órgão reprodutor masculino.
 
IncorretaPergunta 7
0 / 3 pts
Os exames de ressonância magnética da pelve feminina são de difícil execução, pois demandam tempo e colaboração do paciente.
Qual é a alternativa que indica as sequências básicas para os protocolos de exames obstétricos?
  
SE/GRE incoerente T1 sagital rápido em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
SE/GRE incoerente T1 coronal lento em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
SE T1 no plano sagital, SE/FSE/SS-FSE T1 e T2 nos planos axial, coronal e sagital.
 
  
SE/GRE incoerente T1 coronal rápido em apneia, FSE T1 sagital/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
  
SE/GRE incoerente T2 coronal rápido em apneia, FSE T1 axial/GRE incoerente T1 e FSE DP axial/T2/SS-FSE T2/GRE T2*.
 
 
Pergunta 8
3 / 3 pts
A ressonância magnética é um excelente método de aquisição de imagens para os estudos de diversas patologias, como as lesões de testículos.
O que o tecnólogo em radiologia deverá fazer antes de realizar o exame de ressonância magnética da região pélvica masculina?
  
Preocupar-se apenas com a ficha de anamnese, pois no exame basta apenas perguntar ao acompanhante a região a ser examinada.
 
  
Leitura da solicitação médica, leitura da ficha de anamnese e conferir a assinatura de autorização do exame e administração do meio de contraste.
 
  
Leitura da solicitação médica, leitura da ficha de anamnese e conferir a assinatura de autorização do exame e administração do meio de contraste. Caso não tenha assinado, o exame deverá ser realizado da mesma forma
 
  
Leitura da solicitação médica, caso o paciente seja portador de clipe de aneurisma, colocar um capacete de plástico para evitar o deslocamento do material.
 
  
Leitura da solicitação médica, caso não entenda, perguntar ao paciente e realizar conforme a queixa dele.
 
Antes de realizar qualquer exame de ressonância magnética, o profissional das técnicas radiológicas deverá sempre realizar a leitura da solicitação médica e interpretá-la de maneira correta. Caso ainda haja dúvidas, mostrar a solicitação ao médico radiologista, depois ler a ficha de anamnese para ter a certeza de que o paciente nãoapresenta restrições para que possa adentrar na sala de ressonância magnética.
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
Existem diversos protocolos de ressonância magnética, em especial da região abdominal.
Assinale a opção correta:
  
A ressonância magnética é indicada para os estudos de linfadenopatia mediastinal, dissecção de aorta e tumores de glândulas suprarrenais.
 
  
A ressonância magnética é indicada para os estudos de hepatopatia benigna, hemocromatose e estudos de infiltração hepática.
 
  
A ressonância magnética é indicada para os estudos de linfadenopatia mediastinal, dissecção de aorta e pielonefrite aguda.
 
  
A ressonância magnética é indicada para os estudos de linfadenopatia mediastinal, dissecção de aorta lombar e embolia pulmonar.
 
  
A ressonância magnética é indicada para os estudos de linfadenopatia mediastinal, dissecção de aorta mesentérica e embolia pulmonar.
 
A técnica de ressonância magnética na realização dos exames da região abdominal é fortemente indicada nos estudos de lesões focais e estadiamento de neoplasias, hepatopatia benigna, hemocromatose, entre outras citadas no e-book.
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
Após o tecnólogo em radiologia ter realizado e leitura da solicitação médica e ter conferido se a ficha de anamnese foi devidamente preenchida, o paciente é então posicionado na sala de exames e aplicado os protocolos corretos para a formação da imagem.
Qual é o meio de contraste utilizado nos exames de ressonância magnética?
  
Cobalto 60.
 
  
Gadolínio.
 
  
Sulfato de Bário.
 
  
Iodo 137
 
  
Iodo.
 
O gadolínio é um raro elemento metálico da família dos lantanídeos com propriedades ferromagnéticas, por ser um metal, deve estar na forma iônica (Gd3) para dissolver na água e funcionar como meio de contraste.