Buscar

passei direito Penal Exploraçao de Menor

Prévia do material em texto

1
Penal
Exploração de menores – (Rufianismo / Proxenetismo): induzimento a prostituição – proveito econômico, utilizando de violência, grave ameaça, outros meio que obrigue a vítima a se prostituir.
	Classificação: crime comum, formal, de forma livre, comissivo (em regra), habitual, unissubjetivo e plurissubsistente.
Núcleo do tipo: consiste em manter estabelecimento que ocorre a exploração sexual, agente pratica de forma direta ou por intermédio de terceiro, 
obs. o terceiro só será responsabilizado pelo delito se tiver conhecimento da pratica da exploração sexual (ainda que o gerente use o estabelecimento para exploração).
	Sujeito ativo: qualquer pessoa, homem ou mulher;
	Sujeito passivo: é a coletividade (crime vago). Caso a pessoa tenha sido aliciada a prostituir-se, o delito será o – “induzir ou atrair alguém à prostituição ou outra forma de exploração sexual, facilita-la, impedir ou dificultar que alguém a abandone (art. 228), reclusão 02 a 05 anos e multa. 
· Se o agente é ascendente (...), ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigação de cuidado, proteção ou vigilância reclusão 03 a 08 anos.
· Se cometido com violência grave ameaça ou fraude reclusão 04 a 10 anos, além da pena da violência;
· Se com fim de lucro aplica-se também multa. 
Elemento subjetivo é o Dolo não se pune a forma culposa.
Obs. valores de elevada importância social, não há de se falar no princípio da fragmentariedade, e, o princípio da adequação social, por si só não tem força de revogar tipos penais. 
Art. 2º LINDB – “não se destinando a vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue”. 
A conduta imputada, ainda que faça parte dos costumes ou fosse socialmente aceita, isso não seria suficiente para revogar a lei penal em vigor. 
Casa de prostituição manter (...) estabelecimento em que ocorra a exploração sexual, independente de lucro, do proprietário ou gerente reclusão 02 a 05 anos e multa.
O Rufião “proxenetismo”: tirar proveito da prostituição alheia, obtendo lucros, reclusão 01 a 04 anos e multa. 
Rufianismo – Prisão Preventiva para a garantia da ordem pública.
Art. 218 e ss. – induzir alguém menor de 14 anos a satisfazer a lascívia de outrem – reclusão 02 a 05 anos. 
Mediante (A) a presença de criança ou adolescente – reclusão 02 a 04 anos. 
Favorecimento da prostituição (B) submeter, induzir ou atrair à prostituição (...) menor de 18 anos, por enfermidade ou deficiência mental, (...) a praticar o ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que abandone – reclusão 04 a 10 anos. (§§ seguintes).
Divulgação de cena (C) oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expos a venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio (...) – reclusão 01 a 05 anos, se o fato não constituir crime mais grave. (§§ seguintes).

Continue navegando