Buscar

passei direto Penal assedio sexual

Prévia do material em texto

1
Penal
Assédio sexual e exposição a intimidade sexual: constrangimento ao ato para obter vantagens ou favorecimento sexual. 
	Direito positivado: assédio sexual ocorre nas relações de trabalho subordinado, a conduta de natureza sexual não desejada, embora que não haja consentimento, é continuadamente reiterada, cerceando a liberdade sexual. 
	Elementos caracterizadores: a 
· Sujeitos: agente (assediador) e destinatário (assediado);
· Conduta: natureza sexual;
· Rejeição à conduta do agente;
· Reiteração da conduta. 
Art. 216-A constranger (...), prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.
	Pena: detenção de 01 a 02 anos. 
Do aumento: até 1/3 se a vítima é menor de 18 anos. 
Exposição (216-B): produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes.
	Pena: detenção 06 meses a 01 ano e multa. 
	§ ú: na mesma pena incorre quem realiza montagem em fotografia, vídeo, áudio ou qualquer outro registro com o fim de incluir pessoa em cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo. 
Denominação “sexual harassment”[footnoteRef:1] ideia de insistência: [1: Sexual Harassment: assédio sexual. ] 
· Reiteração: nas propostas, convites, pratica do ato com conotação sexual (ainda da resistência expressa);
· Um elemento necessário para sua caracterização. 
Nota: o assédio sexual deve ser considerado como uma violação ao postulado dogmático da liberdade sexual, não uma simples infração moral, no âmbito das relações sociais, os limites da juridicidade e da moralidade muito tênues.[footnoteRef:2] [2: Tênues: meios, fracos, moderados, discretos. ] 
Diversas condutas prismas focais, exemplo uma grosseria no trato social ou uma quebra de regra de etiqueta, não sendo vista como atos ilícitos. 
Cartilha “Vamos falar sobre assédio sexual” Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paul/Think Olga – o assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual, alheia a vontade da pessoa a quem se dirige, suas manifestações incluem abordagens grosseira, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham ou amedrontam. 
 
Assédio sexual abrange cantadas grosseiras, ofensivas, ou situações em que há intuito de intimidação e conotação sexual, podendo ou não haver contato físico.

Continue navegando