Buscar

What are the most common examples of sexual harassment? Elogios sem conteúdo sexual, cantadas, paqueras ou flertes NÃO NECESSARIAMENTE CONSTITUEM ...

What are the most common examples of sexual harassment?

Elogios sem conteúdo sexual, cantadas, paqueras ou flertes NÃO NECESSARIAMENTE CONSTITUEM ASSÉDIO SEXUAL, embora possam ser considerados inadequados no ambiente de trabalho ou até configurarem outros crimes ou contravenções.
Diferente do assédio moral, a conduta no assédio sexual pode ser repetida, ou não.
Pode haver assédio sexual de homens contra mulheres, mulheres contra homens, homens contra homens e mulheres contra mulheres.
A forma clássica de assédio é caracterizada como crime e aparece descrita no Código Penal.
A forma horizontal não é “crime de assédio” previsto no Código Penal brasileiro, embora a conduta possa também ser punida penalmente, enquadrada em outros tipos penais.
A pessoa que assedia outra no ambiente de trabalho pode ser responsabilizada por sua conduta, tanto na esfera criminal quanto administrativa ou trabalhista.
O assédio sexual cometido no ambiente de trabalho é considerado falta grave e pode ensejar a demissão por justa causa, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho, bem como a abertura de processo administrativo e respectivas consequências (Lei nº 8.112, de 1990). Também na esfera administrativa, o agressor pode ser punido pela conduta de assédio.
Entre as várias medidas possíveis para conter o assédio sexual, destacam-se: oferecer informação sobre o assédio sexual; fazer constar do código de ética do servidor ou das convenções coletivas de trabalho medidas de prevenção do assédio sexual; incentivar a prática de relações respeitosas no ambiente de trabalho; avaliar constantemente as relações interpessoais no ambiente de trabalho, atentando para as mudanças de comportamento; dispor de instância administrativa para acolher denúncias de maneira objetiva; apurar e punir as violações denunciadas.
O assédio sexual costuma ocorrer quando estão presentes somente a pessoa que assedia e aquela que é assediada, o que dificulta a obtenção de provas. O ciclo do silêncio, causado pelo medo, constrangimento.

Essa pergunta também está no material:

Cartilha Assédio Moral e Sexual no Trabalho _ Senado Federal
23 pág.

Assédio Sexual Faculdade Pitágoras de UberlândiaFaculdade Pitágoras de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os exemplos mais comuns de assédio sexual incluem: comentários ou piadas de cunho sexual, insinuações sexuais, convites ou propostas sexuais, contato físico não desejado, exibição de imagens ou vídeos pornográficos, entre outros comportamentos que possam constranger ou intimidar a vítima. É importante lembrar que o assédio sexual é uma conduta ilegal e que pode ocorrer em diferentes contextos, como no ambiente de trabalho, na escola, na rua, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais