Buscar

AV1 de gestão de competências - Fórum de Discussão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 – FÓRUM DE DISCUSSÃO- GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Nesse sentido, considerando as competências desejáveis atualmente nas empresas, qual você possui? Com base na resposta, destaque a importância da mesma no universo competitivo das organizações.
 As minhas competências que mais se destacam no meio de trabalho são: Boa comunicação e proatividade.
Como trabalho na área comercial, saber lidar com o público exige que você saiba ter uma comunicação de qualidade com o seu cliente, ou seja, entender qual necessidade dele, qual perfil, o que ele gosta. Para depois formar uma estratégia de vendas, a chamada hard skills, com base nas informações pessoais que foram coletadas. Contudo, o que fez eu ser destaque na contratação para este cargo não foi o conhecimento técnico, mas sim minha habilidade comportamental. Segundo a pesquisa do escritor Andrea Iorio, retirada da reportagem da revista A Gazeta, estima-se que 93% das empresas preferem contratar pessoas que possuem habilidades comportamentais, apesar delas possuírem pouco conhecimento técnico. Isso prova que o mercado de trabalho está mais preocupado com o desenvolvimento comportamental do que técnico, visto que o mesmo pode ser ensinado ou até mesmo adquirido através de estudos.
E por último, ser pró ativa me ajuda na solução dos resultados e metas estipuladas dentro do trabalho e até mesmo no vestir a “camisa da empresa”. Apesar desta habilidade não ser um fator decisório na minha contratação, serviu de complemento para situações divergentes no atendimento ao público e mostrar também que não faço “corpo mole” para as atividades desafiadoras que surgem.
Sobre o meu ponto de vista em relação as habilidades comportamentais ou soft skills, acredito que qualquer pessoa pode desenvolver uma boa liderança, melhorar na comunicação, ter inteligência emocional e entre outras, entretanto, sempre há algumas habilidades interpessoais que se destacam mais conforme o nosso perfil.
Desta forma deixo como reflexão um trecho retirado do livro o Pequeno príncipe “ As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aquelas que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve...”
Referência:
https://www.agazeta.com.br/es/economia/soft-skills-o-que-sao-as-habilidades-que-todo-profissional-precisa-ter-1122

Outros materiais