Buscar

AD1 Instituições de Direito Pubico e Privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ – Administração
Renata Ferraz Guimarães
21215060083
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO – AD 1
	 Direito Natural
	 Direito Positivo
	É um direito pressuposto, sendo superior ao Estado.
	É definido e aplicado pelo Estado.
	Universal, imutável e atemporal.
	É válido por determinado tempo e tem base territorial.
	Nos princípios fundamentais, de ordem abstrata.
	Se fundamenta na ordem e Estabilidade da sociedade.
	Informal.
	Formal.
	O sujeito infrator não sofre sanção jurídica.
	Sofre sanção jurídica.
	Direito à liberdade e à igualdade.
	A Constituição Federal.
1 – 
	
2 – Todos os Estados Brasileiros, não só o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, são denominados Estados Autônomos por que fazem parte da União, são membros, porém são subordinados a vontade do Estado Brasileiro.
A soberania diz respeito ao caráter supremo de um poder (União), que não admite qualquer outro acima ou em concorrência com ele. A autonomia, por sua vez, pressupõe a tríplice capacidade de auto-organização, autogoverno e auto-administração. Este é limitado as vontades e determinações da entidade soberana que impõe seu ordenamento sobre todo o território.
 3 - A maioria simples (ou maioria relativa), é a mais comum, calcula-se levando em consideração o número de presentes participantes na votação, ou seja, compreende mais da metade dos votantes ou o maior resultado da votação, no caso de haver dispersão de votos.
A maioria absoluta é definida como o primeiro número inteiro superior à metade. Torna-se errado dizer, portanto, que a maioria absoluta é formada pela "metade + 1 (mais um); por exemplo, o Senado Federal, que é composto por 81 senadores, sendo assim, a metade é 40,5; a maioria absoluta é, pois, o número imediatamente superior à metade, ou seja, 41 e não 40,5 + 1, que resultaria em 41,5.
A maioria qualificada é aquela que exige número superior à maioria absoluta. Geralmente cita-se dois terços ou três quintos.
É importante frisar que a maioria absoluta e a maioria qualificada levam em consideração o número total de membros que legalmente integram o órgão, enquanto a maioria simples toma por base apenas os presentes à votação.
4 – Os Gregos eram autossuficientes (política, social e economicamente); tinham leis e organização sociais próprias; propulsionou o surgimento da propriedade privada; possuía complexidade social. Desde o século VIII a.C., formaram-se pela Grécia Antiga diversas cidades independentes. Em razão disso, cada uma delas desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário, sua moeda. Cada uma dessas cidades era chamada de pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-Estado.
Atenas dividia a população em três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.
A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
	
	
Referencias
Instituições do Direito Público e Privado. v. 1 / Afrânio Faustino de Paula Filho; Ana Lúcia Carrilo de Paula Lee. - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
Grécia: cadinho da Civilização (Documentário)
Civilização Grega (Página Pessoal UFTPR)
Tudo Sobre Mitologia Grega (Revista Superinteressante)

Outros materiais