Buscar

AD2 Instituição do Direito Público e Privado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ – Administração
Renata Ferraz Guimarães – 21215060083
AD 2 – Instituição de Direito Público e Privado
1)
		
	AUTARQUIA
	EMPRESA
PÚBLICA
	SOCIEDADE DE 
ECONOMIA MISTA
	FUNDAÇÕES
PÚBLICAS
	CRIAÇÃO
	Lei especifica e decreto instituidor.
	Autorização legislativa e levada ao registro civil público competente, qual seja o registro civil das pessoas jurídicas (quando se tratar de sociedade civil) ou a junta comercial (quando se tratar de sociedade comercial).
	Autorização legislativa. O registro é feito na junta comercial porque a forma obrigatória adotada é a sociedade anônima, que é uma sociedade comercial. 
	Autorização legislativa. O registro é feito no registro civil de pessoas jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do código civil que digam respeito ás fundações.
	FORMA
	Entidade estatal. A autarquia é, em si mesma, uma forma de constituição de uma pessoa jurídica.
	Qualquer tipo de sociedade, civil ou comercial.
	Somente sociedade anônima.
	Somente de fundação instituída de acordo com o modelo estabelecido pelo dl 200/67.
	PERSONALIDADE
JURÍDICA
	De direito público.
	De direito privado.
	De direito privado.
	De direito público ou de direito privado.
	ATIVIDADES
	Executa atividades típicas da administração pública (atividades administrativas e não lucrativas), que requeiram ser descentralizadas para o seu melhor funcionamento.
	Explora atividade econômica e, portanto, lucrativa, que o poder público seja levado a exercer por contingência administrativa.
	Explora atividade econômica.
	Executa atividades não lucrativas e que não exijam a execução por órgãos ou entidades de direito público, mas que sejam do interesse coletivo e, portanto, mereçam o amparo estatal. São atividades de caráter social, de pesquisa, técnicos, científicas, etc.
2) O princípio da publicidade envolve a divulgação de informações pela Administração Pública; divulgação dos atos dos agentes públicos. Esse princípio tem a finalidade de mostrar que o Poder Público deve agir com maior transparência possível, para que a população tenha conhecimento de todos os seus atos. O meio de divulgação é o Diário Oficial; salvo em casos onde os processos sejam de segurança nacional, investigações, etc., todos os processos serão preservados de maneira sigilosa. A Administração Pública se vale de alguns instrumentos para se fazer cumprir: propagadas em televisão, rádio, jornal, etc., Casas Legislativas, Imprensa oficial ou comercial, outdoors, etc.
3) A classificação que a doutrina jurídica construiu para os direitos humanos, baseada na ordem histórica e cronológica em que estes direitos passaram a ser constitucionalmente reconhecidos, são as de 1, 2 e 3 gerações onde: 
1geração: correspondem aos direitos e garantias individuais e políticos clássicos, surgidos institucionalmente a partir da Magna Charta.
2 geração: também chamados de metaindividuais, coletivos ou difusos que compreendem os direitos sociais, os direitos relativos à saúde, educação, previdência e assistência social, laser, trabalho, segurança e transporte.
3 geração: são chamados direito de solidariedade ou fraternidade; fruto das lutas sociais e das transformações sócio-político-econômicas ocorridas nestes últimos 3 séculos de história da humanidade e que resultaram em conquistas sociais e democráticas. Englobam o direito ao meio ambiente equilibrado, defesa do consumidor, à paz, ao progresso e à autodeterminação dos povos. 
4) O poder constituinte pode ser exercido por: Assembleia constituinte: reunião dos representantes do povo; Aclamação: manifestação unânime através da qual os membros componentes de um determinado órgão aprovam uma proposição (bastante incomum em nosso país); Referendum constituinte: instrumento de consulta popular, dá-se por voto como nas eleições; Aprovação dos estados-membros nos Estados federais: esse aspecto tem a ver com o sistema de governo (os Senadores representam seus estados respectivos); Revolução: revolta generalizada que derruba o Poder instituído e que, geralmente, gera uma nova constituição.
Fonte: Livro 1 e 2 de Instituições de Direito Público e Privado - CEDERJ

Outros materiais