Buscar

Praticas pedagogicas II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marque V para as alternativas verdadeiras e F para Falsas. ( ) O behaviorismo tem como foco principal o comportamento, que é denominado como a resposta dada por determinado organismo a algum fator externo que o estimule, resposta observável, portanto, passível de descrição e quantificação. ( ) O behaviorismo metodológico foi criado por John Brados Watson, para ele o indivíduo já nasce com apetidões e conhecimento. ( ) O behaviorismo radical tem como fundador Burrhus Frederic Skinner. ( ) Para Skinner, o behaviorismo não era um estudo científico do comportamento, mas sim, uma Filosofia da Ciência que se preocupava com os métodos e objetos de estudo da psicologia. ( ) Skinner, assim como Watson, não nega a visão mentalista da psicologia. Para eles, os chamados fenômenos da privacidade (processos mentais) são de natureza física, material e, portanto, mensuráveis.
 A) V, V, V, F, V.
 B) V, V, V, V, F
 C) V, F, F, V, F.
 D) V, F, V, V, F.
Diante das experiências vivenciadas, a criança se oportuniza a se educar quanto à moralidade, aos poucos, até atingir a fase autônoma. As pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento moral mostraram que como a inteligência, a moralidade faz parte de um processo construtivo.Com relação as regras do jogo, encontraram níveis diferentes tanto de consciência das regras como sobre sua prática. Exceto.
 A) 1º estágio - crianças até 2 anos - nesse estágio as crianças simplesmente jogam, não há nenhuma regra ou lei, é puramente uma atividade motora, não há nenhuma consciência de regras.
 B) 2º estágio - crianças de 2 a 6 anos - nesse estágio a criança observa os maiores jogarem e começa a imitar o ritual que observa. A criança percebe que existem regras que regulam a atividade e considera as regras sagradas e invioláveis. Ainda que nesse estágio a criança saiba as regras do jogo, ela não joga "com os outros", ela joga como que sozinha, é uma atividade egocêntrica, ainda que esteja jogando com outros companheiros. É uma atividade que produz prazer psicomotor.
 C) 3º estágio - entre os 7 e 10 anos - nesse estágio a criança passa do prazer psicomotor dos estágios anteriores para o desinteresse da competição segundo uma série de regras e um consenso comum. Esse estágio está ainda dominado pela heteronomia, as regras deixam de ser sagradas, mas são reconhecidas como necessárias para bem dirigir o jogo. Há um forte desejo de entender as regras e de jogar respeitando o combinado.
 D) 4º estágio - entre 11 e 12 anos - é a passagem para a autonomia. O adolescente desenvolve a capacidade de raciocínio abstrato e as regras já são bem assimiladas. Há um grande interesse em estudar as regras em si mesmas, discutem muitas vezes sobre quais as regras que vão ser estabelecidas para o jogo.
Marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho.” ( ) “Quando o professor faz perguntas, dá devoluções aos alunos sobre suas colocações e produções, problematiza o conteúdo, com o objetivo de colocar o pensamento do aluno em movimento e, também, quando estimula os alunos a dialogarem entre si sobre suas atividades. À medida que o ensino passa a ser entendido como um processo de mediação, o professor deixa de ser o centro do processo para se tornarse uma ponte entre o aluno e o conhecimento. ” ( ) “É a orientação consciente do mediador em ensinar olhando para o futuro, para outros contextos, para situações além do "aqui-e-agora". O ensino não deve ser pontual, restrito a uma única situação ou contexto, precisa ser passível de aplicação, precisa ser capaz de ser útil e integrável a outras estruturas conceituais, outros saberes, outros momentos da vida do aprendiz e em outros contextos. ” ( )” Com significações, a transmissão cultural de umas gerações para outras seria viável. Deixar os indivíduos na pura exploração das tarefas lhes vai permitir atingir as significações, é preciso orientá-los no sentido de delas se apropriarem. O mediador (psicólogo ou professor, reeducador ou terapeuta) está incumbido, e culturalmente comprometido, de transmitir significações. Sem tais atribuições, as tarefas de aprendizagem, por si só, não produzem a desejada modificabilidade cognitiva. ” ( ) “A reciprocidade torna-se possível quando mediador compartilha, com seu interlocutor, a intenção que move a proposta de interação: coloca à disposição do aluno processos didáticos que ele utilizará quando tomar suas próprias decisões. A reciprocidade manifesta a interiorização do ato de mediação. Manifesta-se como uma mediação vicariante: nela, o sujeito torna-se seu próprio mediador. ”
 A) V, V, V, F, V.
 B) V, F, V, V, V.
 C) V, V, F, V, V.
 D) V, V, V, V, F
Marque a única alternativa correta
 A) Thorndike foi um teórico do reforço (talvez devido a isso sua influência na psicologia e na educação foi muito grande) e sua principal contribuição ao behaviorismo, provavelmente, foi a Lei da resposta.
 B) Watson foi o teórico behaviorista que mais influenciou o entendimento do processo ensino-aprendizagem e a prática escolar.
 C) A teoria de Tolman pode ser classificada como uma abordagem behaviorista intencional, pois, diferentemente da linha behaviorista clássica, se ocupa muito mais de variáveis intervenientes do tipo cognições e intenções, dos chamados processos mentais superiores do que de estímulos e respostas.
 D) A Gestalt e o behaviorismo surgem praticamente na mesma época como uma reação ao estruturalismo. Por isso elas são tão parecidas.
A evolução cognitiva da criança nesse período pode ser descrita em seis subestágios nos quais se estabelecem as bases para a construção das principais categorias do conhecimento que possibilitam ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo. Este período se refere á/ao
 A) Estádio pré-operatório.
 B) Sensório-motora.
 C) Estádio operatório concreto.
 D) Estádios das operações formais.
A aprendizagem é um processo contínuo, que pode ocorrer em qualquer situação. Nesse sentido, podemos dizer que um dos fatores essenciais do aprendizado é a cultura, pois ela molda o sujeito por meio de suas relações com o meio. Existem vários tipos de aprendizagem dentre elas podemos citar: Marque a única alternativa correta.
 A) Aprendizagem cognitiva, Aprendizagem afetiva, Aprendizagem psicomotora.
 B) Aprendizagem cognitiva, Aprendizagem reflexiva, Aprendizagem psicomotora.
 C) Aprendizagem reflexiva, Aprendizagem afetiva, Aprendizagem psicomotora
 D) Aprendizagem cognitiva, Aprendizagem afetiva, Aprendizagem reflexiva.
Watson é o fundador do behaviorismo no mundo ocidental e utilizou o termo behaviorismo para enfatizar sua preocupação com os aspectos observáveis do comportamento. Ele foi fortemente influenciado pelo trabalho de Pavlov e enfatizou suas pesquisas mais nos estímulos do que nas consequências destes, realizando experimentos com animais e seres humanos(bebês, inclusive). Podemos afirmar que esta afirmativa é:
 A) Verdadeira.
 B) Falsa.
Texto 01 A abordagem cognitivista, apesar de ter surgido quase no mesmo período que o behaviorismo, teve grande efervescência nos anos de 1990, resgatando estudos teóricos da Psicologia Cognitiva como aqueles desenvolvidos por Piaget e Vigotsky. Seus estudos serviram de pressuposto para teóricos do campo educacional, que se apropriando desse referencial elaboraram e desenvolveram a teoria da aprendizagem denominada de Construtivismo. Texto 02 Construtivismo "é a idéia que sustenta que o indivíduo - tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do comportamento como nos afetivos - não é um mero produto do ambiente nem um simples resultado de suas disposições internas, mas, sim, uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interaçãoentre esses dois fatores. Em consequência, segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas, sim, uma construção do ser humano”.
 A) O texto um assim como o texto dois é verdadeiro porém eles não estabelecem relações entre si.
 B) O texto um assim como o texto dois é verdadeiro, e estabelecem relações entre si.
 C) O texto um é falso e o texto dois é verdadeiro, desta forma não podem estabelecer relações entre si.
 D) O texto um é falso e o texto dois é verdadeiro, desta forma não podem estabelecer relações entre si.
Unindo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo estímulo/resposta. Esta alternativa está:
 A) Correta.
 B) Errada.

Continue navegando