Buscar

O professor nas diversas ocorrências cotidianas, enfrenta situações complexas, onde é necessário que encontre respostas imediatas e criativas, arti...

O professor nas diversas ocorrências cotidianas, enfrenta situações complexas, onde é necessário que encontre respostas imediatas e criativas, articulando o saber que possui com suas vivências, identifica-se aí a práxis da ação docente, pois a ação é feita visando atingir um objetivo proposto. Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O resultado ideal, que se pretende obter, existe primeiro idealmente, como mero produto da consciência, e os diversos atos do processo se articulam ou estruturam de acordo com o resultado que se dá primeiro no tempo, isto é, o resultado ideal. (VÁZQUEZ, 1977, p. 187) PORQUE II. práxis é uma atividade humana feita intencionalmente a fim de transformar uma realidade, um produto da consciência, um ideal. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Escolha uma opção: a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. d. As asserções I e II são proposições falsas. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Pular Navegação do questionário NAVEGAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Finalizar tentativa ... PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II UNICV-R2 Participantes Notas ???? EMENTA ???? COMUNICAÇÃO ???? APOSTILA ???? VÍDEOS DA DISCIPLINA ???? AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR ???? AVALIAÇÃO FINAL: ENTREVISTA (OBRIGATÓRIA) Painel Página inicial do site Calendário Arquivos privados Meus cursos TÉCNICAS E PESQUISA DE PINTURA TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II UNICV-R2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I UNICV-R2 EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL UNICV-R2 EXPRESSÃO ARTÍSTICA UNICV-R2 HISTÓRIA DA ARTE MODERNA UNICV-R2 HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA UNICV-R2 HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA UNICV-R2 EXPRESSÃO GRÁFICA UNICV-R2 Mais... Você acessou como TANIA MARA DA SILVA PEREIRA (Sair) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II UNICV

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é a letra E: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A primeira asserção fala sobre o resultado ideal que se pretende obter, que existe primeiro idealmente, como mero produto da consciência, e os diversos atos do processo se articulam ou estruturam de acordo com o resultado que se dá primeiro no tempo, isto é, o resultado ideal. Já a segunda asserção fala sobre a práxis, que é uma atividade humana feita intencionalmente a fim de transformar uma realidade, um produto da consciência, um ideal. As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

0
Dislike0
User badge image

DANIELA ALVES

Notas9,34/10,00Avaliar9,33 de um máximo de 10,00(93%)

Questão 1

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão

O processo de humanização da sociedade é bastante complexo, pois abrange uma serie de variáveis que vão desde diversidades sociais, culturais, econômicas, além de enfrentar barreiras geográficas e políticas. Analisando em um contexto mais específico, o educacional, em uma proporção mais ajustada, as dificuldades ainda são muito representativas. Neste mesmo contexto, a educação em si é considerada elementos de grande importância para a promoção da humanização entre aqueles que são atingidos por ela de alguma forma. Por que a educação deve ser humanizada?

Escolha uma opção:

a. Para que os ideais governamentais possam ser mais facilmente transmitidos aos educandos.

b. Permitindo maior controle dos educandos, inclusive na escolha do professor, dos conhecimentos a serem transmitidos e da forma de avaliação.

c. Pois é através da educação é possível promover a dignidade, através de uma educação que valoriza os sentimentos, formando e transformando os educandos. 

d. Para que os professores se tornem mais amigos dos alunos, criando um ambiente de grande competitividade.

e. De forma a tornar o trabalho do professor mais fácil, necessitando de uma menor transmissão de conteúdo.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Pois é através da educação é possível promover a dignidade, através de uma educação que valoriza os sentimentos, formando e transformando os educandos.

Questão 2

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


Com o advento das novas tecnologias, os processos educativos ganharam novas funcionalidades e novas formas de desenvolver o raciocínio e a criatividade dos alunos. Em meio a este cenário, encontramos a figura do educador, já enfrentando os desafios do processo tradicional de educar e de desenvolver seres humanos aptos para a vida, e que agora, têm pela frente uma nova maneira de integralizar os processos educativos na rotina de seu educando. 

Em meio a ferramentas tecnológicas e os modelos de aprendizado diversos, qual a aspiração do docente em relação as impressões deixadas para o educando?



Escolha uma opção:

a. Estar capacitado tecnicamente para interagir de forma eficiente com o aluno e as tecnologias.

b. Se tornar relevante a seus educandos, ao integrar de forma efetiva seu universo. 

c. A mudança da mentalidade tradicionalista do docente como detentor do conhecimento.

d. Que os alunos se interessem pelas atividades informatizadas, uma vez que são fora de sua realidade.

e. Possuir equipamentos necessário para por em prática as atividades informatizadas.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Se tornar relevante a seus educandos, ao integrar de forma efetiva seu universo.

Questão 3

Correto

Atingiu 0,68 de 0,68

Marcar questão

Texto da questão


A busca de processos mais efetivos de educação, que visam desenvolver em todos os aspectos as capacidades do indivíduo, representam um grande um desafio para os educadores modernos. Muitos destes processos encontram barreiras e entraves como as diversidades sociais, que de um modo geral, são difíceis de serem contornados. Um exemplo é a educação humanizada, que apesar receber apoio de grandes nomes como Paulo Freire, ainda representam um desafio a ser enfrentado para as escolas contemporâneas. Qual a importância da humanização nos processos educacionais? 


Escolha uma opção:

a. Contribui no trabalho do professor, pois envolve mais os alunos a ajudarem outros alunos nos estudos

b. Facilita a compreensão dos estudantes em temas ligados ao governo, atuando como doutrinadores.

c. Contribui para que os estudantes questionem menos o mundo ao seu redor.

d. Pois a humanizar os processos educativos pode transformar os educandos em seres mais conscientes e capazes de valorizar seus sentimentos e emoções. 

e. Permite que o professor tenha mais responsabilidades, deixando o educando apenas com a obrigação de realizar avaliações.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Pois a humanizar os processos educativos pode transformar os educandos em seres mais conscientes e capazes de valorizar seus sentimentos e emoções.

Questão 4

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


O início da organização social e educativa remete aos tempos da Grécia antiga, principalmente da cidade de Esparta e Atenas, essa organização serviu de modelo para as sociedades por muitos séculos. Em Esparta tinha-se o foco em códigos de condutas e militares, devido ao seu poder militar e caráter guerreiro, eles estimulavam as competições entre os alunos e tinham uma disciplina rígida. Já em Atenas o foco era:


Analise as afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta:


I - o conhecimento. 

II – o exercício da palavra e da retórica.

III – a gastronomia.

IV – a pecuária.


É correto o que se afirma em:

Escolha uma opção:

a. Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.

b. Estão corretas as afirmativas III e IV, apenas.

c. Estão corretas as afirmativas I e IV, apenas.

d. Todas as afirmativas estão corretas.

e. Estão corretas as afirmativas I e II, apenas. 

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.

Questão 5

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão

Com o desenvolvimento econômico e o advento de novas tecnologias da informação, a sociedade passou por profundas transformações, que tornaram a vida moderna integradas quase que totalmente com a informática. Esta integração pode ser percebida pela utilização da tecnologia da informação e da internet em nossas movimentações bancárias, na tecnologia dos automóveis e até mesmo nos processos educacionais, que em busca de melhores ferramentas de ensino foram diretamente afetados pela popularização da internet. Como foi percebida a popularização da internet nos processos a educacionais?

Escolha uma opção:

a. Não houve alteração da dinâmica escolar, apenas algumas funcionalidades da informática foram adaptadas a rotina das salas de aula.

b. Alterou a dinâmica escolar, proporcionando a inserção da educação em ferramentas cada vez mais apropriadas para o desenvolvimento humano dos alunos. 

c. Houve uma intensa revolução, em especial nas escolas públicas, que atualmente operam em sua totalidade informatizadas.

d. Alterou a dinâmica escolar, embora as tecnologias da informação ainda não ofereçam ferramentas direcionadas a educação a promoção da aprendizagem.

e. Não houve grandes transformações nos processos educacionais, uma vez que a educação não encontra grande aplicabilidade para a tecnologia da informação.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Alterou a dinâmica escolar, proporcionando a inserção da educação em ferramentas cada vez mais apropriadas para o desenvolvimento humano dos alunos.

Questão 6

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


O texto base, divide o histórico de formação de professores, em três grandes períodos. O primeiro período, originou-se com a criação das escolas normais e presença das concepções iluminista e positivista na educação, que se estende nos anos de 1890 a 1930. Elas foram pioneiras no quesito formação docente no Brasil, mas não obtiveram bons resultados, um dos motivos para essa falta de sucesso foi que a população trazia consigo marcas totalmente agrária, marcas da escravidão e pouco interesse e incentivo para a carreira no magistério. 


Sobre a concepção iluminista e positivista de educação, analise as afirmativas e assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:


( ) As ideias iluministas defendiam que a escola deveria ser laica, livre e de qualidade para todos.

( ) As ideias positivistas rejeitavam a formação dada pela igreja, porque passavam apenas conhecimentos restritos a fim de não formar seres pensantes.

( ) Os iluministas pretendiam instaurar uma ditadura nas colônias, por meio do mercantilismo.

( ) Os positivistas objetivavam desconsiderar todas as fontes oficiais possíveis, abandonando o nacionalismo.

( ) Ambas concepções não influenciaram ou fizeram parte da história da formação de professores. 


Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Escolha uma opção:

a. V-V-V-V-V

b. F-F-F-F-V

c. V-F-V-F-V

d. V-V-F-F-F 

e. V-F-F-F-F

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: V-V-F-F-F

Questão 7

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


O objeto puro não atinge a intencionalidade e nem a consciência sozinha atinge também. É necessário utilizar a práxis. Segundo o filósofo e educador brasileiro Paulo Freire: “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade” (FREIRE, 1996, p. 25). O que podemos compreender a partir dessa citação?


Assinale a alternativa correta.


Escolha uma opção:

a. Paulo Freire era contra a emancipação por meio da educação.

b. A teoria é mais importante do que a prática, e tem papel por si só em transformar a realidade.

c. Nem prática nem teoria são conceitos educacionais capazes de transformar a realidade.

d. A prática é mais importante do que a teoria, e tem papel por si só em transformar a realidade.

e. A teoria e a prática devem estar articuladas entre si, do contrário, não transformam a realidade. 

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: A teoria e a prática devem estar articuladas entre si, do contrário, não transformam a realidade.

Questão 8

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


Segundo Salgueiro (2001, p.89) “torna-se necessário um grande esforço para construir a competência docente capaz de responder aos novos desafios”. Pois os novos desafios da atualidade, fazem com que seja necessário aliar teoria e prática, organizar e diversificar os conteúdos, fazer adaptações de acordo com as necessidades da turma, compreender a realidade que cerca seus alunos, elogiar as conquistas, demonstrar carinho e atenção. A partir disso, constrói-se:


Assinale a alternativa correta. 



Escolha uma opção:

a. Um ambiente agradável, de respeito mútuo entre outras competências. 

b. Um ambiente desagradável e desrespeitoso entre todas as competências.

c. Um ambiente destoante e individualizado da realidade.

d. Um ambiente de educação técnica e profissional, voltada apenas para o mercado de trabalho.

e. Um ambiente propício para o desenvolvimento de intrigas e competições.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Um ambiente agradável, de respeito mútuo entre outras competências.

Questão 9

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


A informática faz parte da vida em sociedade e de seu cotidiano. Suas funcionalidades permitem que uma acelerada evolução nos processos de comunicação e consequentemente nos padrões de produção. Dessa forma, integrar a informatização nas escolas, ou seja, atingir os alunos em suas raízes, possibilita aos processos educativos estarem um passo a frente para a evolução social. Em uma primeira tentativa do Governo Federal de promover a informática, foi criado o projeto UCA, um computador por aluno, que buscava introduzir a informática nas escolares e promover a educação interativa entre os alunos da escola pública. 


Sobre o projeto UCA, analise as sentenças a seguir:


I – Foi implantado de forma rápida, com processos licitatórios bastante agilizados.

II – Apesar de incialmente ser um projeto visionário, representou um grande desperdício de dinheiro público.

III – A grande maioria das escolas não possuía estrutura para a implantação deste projeto.

IV – Os professores haviam sido previamente capacitados para a utilização dos computadores como ferramenta de aprendizagem.


Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a. Todas as alternativas estão corretas.

b. Apenas II, III e IV estão corretas.

c. Apenas II e III estão corretas. 

d. Apenas I e II estão corretas.

e. Apenas I está correta.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Apenas II e III estão corretas.

Questão 10

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


É consenso que Paulo Freire se tornou um dos grandes nomes em metodologias educacionais no mundo. Através de seus estudos, novos conceitos e métodos acerca da relação dos educadores com os educandos, do ensino com o aprendizado entre outros, buscou uma melhor interação e integração dos alunos com seus ambientes escolares, com seus educadores e com as metodologias que lhes eram aplicadas. Em específico, no que se refere ao docente, procurou desmistificar a figura de autoridade, tornando o educador uma parte importante de um processo, que tem como atores igualmente relevantes o aluno e o ambiente.

Sobre o papel do docente dentro do processo pedagógico, segundo Paulo Freire, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):


(  ) O Docente, assim como o discente, devem ser ativos no processo de educação..

(  ) Representa um elemento mediador no processo de .aprendizagem, em que o educando é o ator principal.

(  ) Seria capaz de atuar com diversos perfis de alunos, mesmo aqueles com dificuldade de aprendizagem

(  ) Coloca sobre si a total responsabilidade sobre o processo avaliativo, sem envolver o aluno. 

(  ) É o ponto focal do processo de aprendizagem, ou seja se apresenta como ator principal ao possuir todo o conhecimento que será transmitido.


Assinale a alternativa correta:


Escolha uma opção:

a. F-F-F-F-F

b. V-V-V-F-F 

c. V-F-V-F-V

d. V-F-V-F-V

e. F-V-V-V-F

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: V-V-V-F-F

Questão 11

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


Segundo Freire (2000, p. 67): “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Podemos perceber aqui como a educação tem um papel central na mudança da sociedade e na mudança de pensamentos, fazendo com que os discentes saiam do pensamento de senso comum. Nesse sentido, em relação ao senso comum, o que é levado em consideração? 


Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


I – Os saberes informais do cotidiano.

II – Crenças, hábitos e preconceitos.

III – Tradições passadas de geração em geração.

IV – Conhecimento científico.


Assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a. Estão corretas as afirmativas I e IV, apenas.

b. Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.

c. Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.

d. Estão corretas as afirmativas I, II e III, apenas. 

e. Todas as afirmativas estão corretas.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I, II e III, apenas.

Questão 12

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


Franco (2008, p. 110) nos esclarece alguns pontos sobre o papel do pedagogo: O pedagogo será́ aquele profissional capaz de mediar teoria pedagógica e práxis educativa e deverá estar comprometido com a construção de um projeto político voltado à emancipação dos sujeitos das práxis na busca de novas e significativas relações sociais desejadas pelos sujeitos. Quais são outros autores que ajudam-nos a compreender melhor o papel do pedagogo frente a formação continuada dos professores?


Assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a. Mizukami, Libâneo e João Goulart.

b. Nóvoa, Libâneo e Marc Bloch.

c. João Gourlat, Marc Bloch e Saviani.

d. Mizukami, Nóvoa e Le Goff.

e. Nóvoa, Libâneo e Mizukami. 

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Nóvoa, Libâneo e Mizukami.

Questão 13

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


Os investimentos na educação sempre estiveram relacionados com o grau de desenvolvimento de uma nação. Não é de hoje que existe o entendimento de que ao promover modelos educacionais que formem pessoas conscientes, esclarecidas e com plena capacidade de tomar decisões, resulta em benefícios claros para o crescimento econômico e evolução social de um país. No Brasil, apesar de limitado por uma cultura tradicionalistas e processo altamente burocráticos, o Governo Federal aposta em políticas públicas de apoio a informatização nas escolas, que representa o caminho para a evolução da educação e consequentemente do Brasil.

Em relação ao Governo e suas políticas públicas, o que é necessário para que a estrutura digital dentro das escolas se torne realmente efetivas?


Escolha uma opção:

a. Que o governo crie novas tecnologias adaptadas a educação, inexistentes até então.

b. Que haja campanhas de incentivo a informatização, por total desconhecimento da população

c. Que o governo promova o acesso a equipamento de informática, além do acesso a internet. 

d. Que a iniciativa privada apoie as iniciativas governamentais através de investimentos.

e. Que haja interesse por parte dos alunos na implantação de programas de informatização

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Que o governo promova o acesso a equipamento de informática, além do acesso a internet.

Questão 14

Correto

Atingiu 0,67 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


De acordo com Gadelha (2020) A formação docente é importante pois privilegia a construção de saberes e competências básicas necessárias para desenvolver uma boa prática, incluindo a construção da parceria professor e aluno e levando em consideração o nível de ensino em que se leciona, que aproxime o graduando ao mundo da escola. Além disso, essa formação permite aos professores:


Assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a. Alterar a prática docente sem método que envolva teoria e prática.

b. Analisar suas práticas docentes, mas não buscar novos conhecimentos.

c. Analisar suas práticas docentes, para se buscar sempre novos conhecimentos. 

d. Reavaliar a prática de seus alunos, sem desenvolvimento próprio.

e. Estagnar sua prática docente, mantendo concepções tradicionais.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Analisar suas práticas docentes, para se buscar sempre novos conhecimentos.

Questão 15

Incorreto

Atingiu 0,00 de 0,67

Marcar questão

Texto da questão


O professor nas diversas ocorrências cotidianas, enfrenta situações complexas, onde é necessário que encontre respostas imediatas e criativas, articulando o saber que possui com suas vivências, identifica-se aí a práxis da ação docente, pois a ação é feita visando atingir um objetivo proposto.


Com base nesta informação analise as asserções abaixo:


I. O resultado ideal, que se pretende obter, existe primeiro idealmente, como mero produto da consciência, e os diversos atos do processo se articulam ou estruturam de acordo com o resultado que se dá primeiro no tempo, isto é, o resultado ideal. (VÁZQUEZ, 1977, p. 187)


PORQUE


II. práxis é uma atividade humana feita intencionalmente a fim de transformar uma realidade, um produto da consciência, um ideal.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:



Escolha uma opção:

a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

b. As asserções I e II são proposições falsas.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

e.A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Feedback

Sua resposta está incorreta.

A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais