Buscar

geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tópico número 34 aborda os sistemas de coordenadas, que são sistemas de referência utilizados para descrever a localização de pontos na superfície da Terra ou em qualquer outro espaço tridimensional. Os sistemas de coordenadas mais comuns são o sistema de coordenadas geográficas e o sistema de coordenadas cartesianas.
O sistema de coordenadas geográficas utiliza latitude e longitude para especificar a posição de um ponto na Terra. A latitude mede a distância angular de um ponto em relação ao equador, enquanto a longitude mede a distância angular de um ponto em relação ao meridiano de Greenwich. Isso permite localizar qualquer lugar na Terra com precisão.
Já o sistema de coordenadas cartesianas, também conhecido como sistema de coordenadas retangulares, utiliza coordenadas x, y e, às vezes, z para descrever a posição de um ponto em um plano bidimensional ou em um espaço tridimensional. Esse sistema é comumente usado em mapas topográficos, em sistemas de navegação GPS e em muitas outras aplicações.
Ambos os sistemas de coordenadas são fundamentais para a cartografia, a navegação, a geografia e diversas outras áreas que lidam com a localização e o mapeamento de informações geoespaciais. Eles permitem uma comunicação precisa e universal das posições de pontos em qualquer lugar do mundo.

Outros materiais