Buscar

COPINI SÉRIES

Prévia do material em texto

COPINI SÉRIES
1 – O PODER DA PRESENÇA
Eu simplesmente vou falar da presença e você decide o que fazer com ela. 
Acredito firmemente que o mal, o câncer da humanidade é o excesso de pensamentos. Com todo esse esquema do mundo estar cada vez mais rápido e as pessoas terem que usar cada vez mais a sua mente lógica e racional, faz com que as pessoas pensem o tempo inteiro. Aí você se pergunta, tá Copini, mas isso não é positivo? 
Sim, isso é positivo, até o momento em que a sua mente deixa de ser uma ferramenta sua e se torna uma coisa que comanda você. As pessoas têm pensamentos compulsivos o tempo inteiro e isso tem centenas de efeitos colaterais, um deles por exemplo é você se identificar com a sua própria mente, você parar e pensar: “Eu sou a minha própria mente”. 
Se você parar para pensar de um outro ponto de vista, você dar um passo para trás e tentar se desvincular da sua própria mente, tentar se analisar o mundo como um todo, você vai ver que toda forma de vida é um processo, e que tudo acontece naturalmente, que nada permanece, que não existe uma permanência nas coisas, nas pessoas, nas emoções e que todo o processo de vida é natural, que tudo está interligado o tempo inteiro só que a gente não consegue perceber isso porque nós temos uma identificação com a nossa mente, ou seja a nossa mente produz tantos pensamentos o tempo inteiro sem parar que faz com que a gente pense que nós somos a nossa mente.
Para começar a explicar o que é a Presença, será preciso explicar o que é a ausência e só para constar, não estou falando daquela presença no sentido de você ter presença para impressionar os outros, para as pessoas notarem a sua presença, não interessam se os outros notam a sua presença, eu quero que você note a sua presença. 
A ausência: A nossa mente tem uma percepção do tempo linear, mesmo que o tempo não seja tão linear assim, por exemplo: nós temos enraizado aquele conceito de passado e futuro e é claro que esse conceito existe para explicar situações que aconteceram em instantes anteriores ao instante de agora e situações que vão acontecer em instantes após a esse, por isso nós criamos a linha de tempo que explica as coisas racionalmente entre passado presente e futuro. Só que esse excesso de pensamentos que a mente traz faz com que a nossa mente sempre esteja trabalhando em cima do passado ou em cima do futuro e isso também está ligado ao ego. O ego utiliza de vivências passadas para de recriar, para manter a sua identidade e usa de experiências futuras para perpetuar a sua vida automaticamente ele cria diversas armadilhas, como por exemplo a armadilha do pote de ouro no fim do arco íris, que o seu ego ou a sua mente fazem você pensar que quando você tiver tal coisa você vai estar mais feliz, que quando alguma coisa mudar, alguma situação/condição do ambiente mudar você estará mais feliz, o que impede de você estar feliz e realizado no momento presente, o que faz com que a sua vida, os seus pensamentos estejam 98% baseados no passado ou baseados no futuro e nunca baseados no presente.
O que acontece é que se eu para julgar e analisar os meus próprios pensamentos eu vou perceber que eles vão estar sempre em algum nível baseado no passado ou no futuro e mesmo que eu tentasse fazer um pensamento 100% íntegro no agora, nunca ia dar certo e essa é a questão, esse é o poder da presença e esse foi o estalo correto no momento correto que o momento de presença está além da mente. 
Imagina a sua mente produzindo vários pensamentos um atrás do outro e quando você está 100% dominado pela mente esses pensamentos estão ali, vários pensamentos ao mesmo tempo e nunca existe um espaço em branco, mas a medida que você começa a meditar, que você começa a acalmar a sua mente, você consegue perceber que têm pensamentos aqui, pensamentos ali, mas existem espaços em branco. Esses espaços em branco são os espaços além da mente, o espaço além da mente é o exato momento do agora em que você consegue sentir sua própria presença, esse é o poder da presença. 
Eu sei, ficou bem vago, porque é um assunto difícil de explicar bem além das minhas palavras, mas acho que dá para entender pelo menos um pouco, que a nossa mente produz pensamentos desordenados além da nossa capacidade de processamento e que esse excesso de pensamentos faz com que a gente não consiga sentir a própria presença e somando isso com o nosso ego nós temos diversos efeitos colaterais disso tudo e faz com que a gente não consiga viver a nossa vida plenamente. 
Eu penso pela seguinte maneira: Você tem uma vida e tem a chance de vive-la da melhor forma possível, só que não conseguindo viver a sua vida no agora, parece que você vive menos da metade, porque os seus pensamentos e toda a sua energia vital está sendo sugada ou pelo passado ou pelo futuro, mesmo que seja um passado a minutos atrás ou um futuro a 10 minutos daqui para frente, faz com que você não consiga se focar no agora, faz com que você não consiga estar presente no agora.
E esse é o verdadeiro poder, é o estar presente no agora, mas no aqui e no agora, estar consciente de tudo o que está acontecendo, estar não só pensando sobre as coisas, mas sentindo as coisas, também se trata de você se livrar um pouco dessa necessidade de estar pensando o tempo inteiro, racionalizando todas as coisas que acontecem. Algumas coisas não são para serem pensadas sobre, são para serem sentidas, são para serem contempladas, são para você estar lá com 100% de presença, viveu o negócio e deu, foda-se. 
O desenvolvimento pessoal ele é baseado em resolver problemas das pessoas ou as pessoas buscando um conhecimento para resolver alguns possíveis problemas que existem na mente ou atribuir qualidades a si mesmo para crescer na vida. Só que quando eu digo para você que você é além da sua mente, que você deve se desvincular um pouco da sua mente e ter a sua mente como uma ferramenta de trabalho e não como sendo você mesmo, aí você percebe que não existem problemas, que quem cria problemas é a própria mente e o fato de você chegar lá e tentar resolver um problema, é você criando mais diversos problemas em cima daquele problema. Quando você se desvincula da sua própria mente e você entende que a sua mente é simplesmente uma ferramenta, você consegue estar com seu 100% de presença e você consegue entender que estes problemas que estão na sua vida são pura masturbação mental, problemas criados a partir da instância da mente e masturbados pela própria mente, criando um drama, porque o ego se identifica com o drama, o ego precisa criar um drama para se recriar, para perpetuar a sua vida, o ego existe através do drama, o ego existe através do sofrimento e através desses desejos que o ego tem que não condizem com a nossa verdadeira natureza e como eu disse eu não tenho como tentar convencer você de que estar presente no momento e tentar sentir a sua própria presença vai mudar alguma coisa na sua vida, eu sei que vai mudar, mas você só vai sentir isso na prática, quando você realmente quiser e se interessar por isso e aí isso se torna um estilo de vida e você tenta estar no presente no momento em praticamente em tempo integral, não que você vá conseguir, mas você tenta. 
Existem diversas ferramentas, atalhos para você conseguir estar mais presente no momento, e eu vou falar sobre tudo isso. Nenhuma armadilha da mente consegue se manifestar no presente e é no presente que existe esse vazio, esse buraco entre os pensamentos do passado e os pensamentos do futuro, mas não vamos criar mistério em cima disso tudo, é simples, basta você estar presente no momento. O que você está fazendo? Lendo um livro? Foque toda a sua atenção nas palavras do livro, elimine pensamentos. Você está escutando música? Escute 100% a música. Você está tomando um café? Dedique toda a sua atenção ao café, não faça outras coisas, faça uma coisa de cada vez e tente acalmar a sua mente, tente ouvir os sons ao seu redor, tente sentir o cheiro, a energia das coisas, simplesmente preste atenção. Quando você presta atenção em algo que já existe, algo que já estáali, mas sempre passou por despercebido a sua atenção está nessa coisa, o que neutraliza a mente a criar outros pensamentos em cima disso, se vierem pensamentos, não dá bola para eles deixe eles surgirem e logo eles vão embora.
2 – QUE TAL SUMIR DO MAPA?
O último vídeo desse canal foi sobre o Zeitgeist, o espírito do tempo, dizendo que cada coisa tem o espaço de tempo na sua vida e quando as coisas acontecem quando têm que acontecer, tudo flui mais naturalmente e isso explica aquele significado de “deixar as coisas fluírem naturalmente”, de agir com desapego em relação as coisas.
O Zeitgeist, a vida acontece em ciclos e existem momentos na sua vida que demarcam a transição de um ciclo de uma fase a outra, temos uma fase aqui, outra ali e o que tem no meio é a transição. 
Essa transição acontece com muito sofrimento e ela é marcada como uma fase ruim na sua vida que pode durar um ano, dois anos, um mês, pode vir como uma depressão, de várias maneiras, uma fase ruim...
Mas essa fase ruim não precisa acontecer ou não precisa perdurar por muito tempo e o que acontece é que esse sofrimento acontece em você e se mantém em você porque você tem medo de trocar de fase, imagine animais trocando de pele, deixa a pele ali e vai embora, se desapega, se torna melhor, uma metamorfose, observa a natureza, ela está em constante mudança e ela não tenta se manter firme ao que ela sempre foi, ela é uma mudança, no momento que ela não muda ela está morta.
E o que deve ser feito é que você abrace essa mudança e não tente segurar aquilo que você sempre é, aquilo que você sempre foi, porque aí você vai sofrer e aí esse período é demarcado por sofrimento, por depressão. 
Se alguma coisa na sua vida está indo embora, deixe ir embora, vão vir coisas melhores, se desapegue ao passado, morra para o passado para poder viver no presente, quanto mais morto você estiver para o passado, mais vivo estará no presente. 
O que deve-se fazer é não apenas aceitar a mudança, como você goste dela, você almeje ela, fique feliz quando acontecer uma mudança, que você tire um tempo da sua vida para sumir do mapa. Que tal sumir do mapa? Que você tem aí um grupo de amigos que nem te valorizam tanto, que é só uma conveniência, suma para esses amigos. 
Que você tem aí umas mulheres que você está conversando no seu whatsapp que só estão te enrolando, suma para essas mulheres, que você tem coisas que, de acordo com o seu bom senso é claro, que você pode sumir, sumir do mapa, que você desapareça e que volte renovado, mas tem um detalhe, que você não suma pra querer que as outras pessoas sintam a sua falta, mas que você suma para você mesmo, que você suma para se manter em introspecção, que você suma e desencontre dos outros para ter um encontro intenso e profundo consigo mesmo e que você viva essa transição na sua vida, esta nova fase e que você tenha uma fase, uma ascensão cada vez maior, entendendo que a vida funciona em ciclos e ciclos um após o outro e que isso é uma lei da vida, assim como a gravidade, a gravidade existe, queira você ou não, quando você tenta ir contra essa lei, você sofre, no caso do zeitgeist você sofre emocionalmente e você tem muito fracasso na sua vida. 
A vida é cíclica, que tal fazer um exercício de não sentir a falta dos outros e não sentir falta da sua rotina do seu conforto, das coisas que você sempre teve? 
3 – DESAPEGO 
 Como conseguir utilizar o desapego na sua vida prática? 
A primeira coisa quando vai se falar de desapego é falar o que não é o desapego, então pra isso nós temos que falar do apego e de onde vem o apego.
Quando nós nascemos pela maneira que nós somos criados e pelo mundo de hoje nós desenvolvemos um ego. O ego sempre existiu e provavelmente sempre vai existir, porém o mundo de hoje faz com que tenhamos uma hipertrofia do ego, um ego inflado, o que faz com que as pessoas criem o seu senso de separação, um senso de identidade além do normal. 
As pessoas sempre vão ter identidade, a sua própria identidade, porém, quando isso inflama, nós temos conflitos. A função do ego é sempre reforçar a identidade de um ser humano, reforçar para outras pessoas e isso acontece através da imagem que nós causamos para as outras pessoas e que as outras pessoas têm de nós e a gente sabe disso, consciente e inconscientemente, então o que nós fazemos é atribuir características a nós mesmo para reforçar a nossa identidade e esse é o mal do ego, isso faz com que o ego seja nocivo atualmente e é por isso que falamos tanto na diluição do ego, em controlar o ego, e um dos efeitos colaterais do ego é criar apegos as coisas e as pessoas. 
Hoje em dia as pessoas já sabem que o apego é como se fosse construir pontos fracos em nós mesmos, é meio que comprar um sofrimento, fazendo que a gente sofra meio que de graça, então as pessoas já estão aí se despertando e descobrindo que o apego é uma coisa nociva. 
O desapego aqui ensinado, não é uma letra de sertanejo universitário, onde agora a pessoa está desapegada porque terminou um relacionamento. 
Não faça com que o significado da palavra desapego esteja relacionado somente a terminar um relacionamento. 
Vamos entender então o desapego de uma maneira racional, separando os desapegos e as coisas pelas quais nós devemos ser desapegados:
A) Desapego Material: O desapego material não pode ser entendido errado. A maneira mais emocionalmente saudável, mais produtiva de você viver a sua vida, de você estipular o seu estilo de vida é um desapego em relação a coisas materiais, mas isso não significa uma ausência de ambição ou de desejo de conseguir conquistar as coisas materiais. Você é um cara apaixonado por motos e está juntando dinheiro para comprar uma moto e gosta de viver a experiência de pegar estrada. É uma coisa que você desfruta ali, deve-se correr atrás disso e conquistar o que você quer. A questão é o apego e o quanto você transfere a sua identidade para aquele bem material. O seu bem material, nunca deve ser uma extensão da sua identidade, vão ser sempre coisas que irá usufruir e desfrutar, mas nunca será uma extensão de identidade. Se você perdeu aquela coisa você tem noção de que são somente bens materiais e que podem ser novamente adquiridos e novamente conquistados. Seja desapegado a bens materiais, mas nunca perdendo a vontade de conquistar e desfrutar destas coisas.
B) Desapego afetivo: Quando você conquista isso, você não somente para de sofrer por alguém que não quer mais você, uma ex-namorada, porque você começa a interpretar os relacionamentos como um todo de uma outra maneira. Eu sei que falar que você tem que ser desapegado de uma outra pessoa a qual envolveu sentimentos é uma coisa, mas você realmente se desapegar daquela pessoa que você gosta é outra totalmente diferente e eu tenho total noção disso tudo, mas quando você consegue enxergar os relacionamentos como um todo de uma maneira diferente sem as máscaras, aí é outro nível e você consegue então se desapegar, porque você entende que você já é um ser completo e que as pessoas são fins em si mesmas e não meios para atingir um fim, ou seja, quando você olha as mulheres como se elas fossem um meio para atingir um fim, usando essas pessoas, automaticamente você começa a se comportar como se você fosse também um meio para que outras pessoas atinjam um fim. Então comece a olhar as pessoas como se elas fossem completas e você começará a se sentir completo.
C) Desapego do Eu: O procedimento de construção de identidade as vexes faz com que isso infle ou inflame na nossa vida e passamos a vida inteira com todas as atividades, tudo que nós fizemos, todas as nossas motivações são para criar uma identidade e lá na velhice cai a ficha e as pessoas percebem que todo esses esforços meio que foram uma mentira e aí a máscara cai e por isso que dizem que as vezes quando as pessoas ficam idosas elas voltam a ser crianças. Na realidade é que caí a máscara do ego e as pessoas começam a viver uma vida mais leve em sua vida retirada, pois sabem que vão morrer mesmo. Eu acredito que as pessoas vivem na infância e depois na velhice ea adolescência e a vida adulta, o mundo faz com que não seja realmente uma vida, mas uma sobrevivência, mas não deveria ser assim. Desapego do eu significa você entender que todas as suas características tanto boas quanto ruins, não são você, que todas as coisas que você tem não são você que a religião que você segue, não é você, que o dinheiro que você ganha não é você, Por exemplo: Você é um cara ansioso e depressivo e você quer destruir essa ansiedade/depressão. Inicialmente você se vê como um cara depressivo/ansioso. Mas as pessoas te veem como um cara que TEM uma depressão/ansiedade, que está passando por uma fase depressiva/ansiosa, que está sofrendo ou passando um momento depressivo/ansioso, ou seja, a depressão e a ansiedade não são VOCÊ, é como se fosse um aplicativo que você instalou em você mesmo e que pode naturalmente ser desinstalado, só é preciso saber como. Essas coisas estão em nós, mas não somos nós, tanto as coisas boas quanto as ruins, tanto as características quanto os defeitos, tanto a própria personalidade, as coisas que a gente faz, quem a gente é, a nossa função no mundo, enfim...não definem nosso interior. Não coloque nenhuma característica nada que você tem, até mesmo uma namorada, uma esposa, alguém que você ame muito como o centro da sua vida NUNCA COLOQUE O SEU CENTRO NA VIDA DE OUTRA PESSOA, não viva a vida da outra pessoa, no ritmo da outra pessoa, somente no seu ritmo, somente na sua vida. 
D) Desapego ao Passado: Faz um liame com os episódios anteriores que foi falado dos ciclos do tempo – Zeitgeist, e de levar a vida de acordo com o fluxo natural e tudo isso só é possível SE VOCÊ ENTENDER QUE AQUILO QUE ACONTECEU NA SUA VIDA E QUE ESTÁ NO PASSADO, É APENAS PASSADO E QUE PASSADO DEVE FICAR NO PASSADO, DEVE SER APAGADO E QUE A SUA VIDA DEVE SER INTERPRETADA COMO UM LIVRO QUANDO VOCÊ VIRA A PÁGINA VOCÊ TROCA DE CICLO DE FASE E DEIXA TUDO QUE ESTÁ NO PASSADO, NO PASSADO. QUANDO ALGO ESTÁ NO PASSADO, AQUILO NÃO DEVE MAIS TER ACESSO EM VOCÊ E VOCÊ NÃO DEVE MAIS FICAR TENTANDO RESGATAR O PASSADO, DESDE QUEM VOCÊ ERA, AS PESSOAS QUE VOCÊ SE RELACIONOU, AS COISAS QUE VOCÊ FEZ E A SUA PERSONALIDADE. 
Eu creio que a coisa mais importante para viver no presente é deixar o passado no passado é esquecer o passado, é desapegar do passado e deixar o passado morrer, assim você consegue morrer e nascer de novo sempre como um ser melhor. Eu sei que isso é bem contraditório, as pessoas elas sempre estão se comparando ao seu próprio passado e isso é natural, mas nada é mais evolutivo do que você sempre estar morrendo constantemente e meio que se desapegar da ideia da própria evolução.
TENHA UM DESAPEGO A VOCÊ COMO UM ESTILO DE VIDA, DESAPEGUE-SE DE TUDO, DE TODOS, MAS ISSO NÃO PODE SIGNIFICAR UM ISOLAMENTO, NÃO SIGNIFICA FALTA DE AMBIÇÃO DE ENERGIA, FALTA DE VONTADE DE FAZER AS COISAS, DE SE RELACIONAR COM AS PESSOAS, SIGNIFICA QUE NA SUA MENTE VOCÊ NÃO SE APEGA MAIS A NADA. 
4 – O PODER DA INTENÇÃO 
 Uma das coisas mais legais no desenvolvimento pessoal, é que as vezes, você começa a se comparar com um super-herói, não por questão de fantasia, mas por você vai descobrindo que você tem alguns poderes e que esses poderes são simples, coisas que todo mundo tem, como por exemplo o poder da intenção.
Se você soubesse a importância de ter as coisas bem definidas na tua vida você nunca mais traçaria metas e objetivos sem fazer isso antes. 
O Poder da Intenção consta em você simplesmente ter CLAREZA MENTAL daquilo que você quer. É simples, a questão é por que você precisa disso? Onde você quer estar daqui a cinco anos? Onde você quer estar daqui a 10 anos? Se você está fazendo alguma coisa hoje que está te trazendo o sucesso, uma gratificação pessoal e até mesmo financeira, será que esta coisa que você está fazendo hoje vai durar 10 anos, 20 anos? 
Até aonde você está disposto a ir para construir a vida dos seus sonhos e outra, o que é a vida dos seus sonhos? O que exatamente você quer? 
O nosso corpo já tem uma inteligência própria, todas as instâncias do nosso ser tem uma inteligência própria, por exemplo, a inteligência do nosso corpo, uma inteligência instintiva faz todas as funções do nosso corpo funcionarem de maneira automática, quando a gente se corta, se machuca, o nosso corpo se responsabiliza de curar esse corte, de fazer o coração bater, de fazer levar oxigênio para todas as células, isso é uma inteligência, isso é automático, e assim como nosso corpo tem essa inteligência, a nossa mente tem a inteligência lógica que você já conhece e tudo o que você aprendeu na escola está ali e você chama de inteligência lógica. Mas existe uma outra inteligência, existem várias na verdade, mas eu vou me deter a falar dessa hoje, a INTELIGÊNCIA INCONSCIENTE. 
Essa inteligência inconsciente é como se fosse uma força guardada, pronta para ser usada quando a gente quer chegar em algum lugar. Por Exemplo: Digamos que eu tenha uma meta bem definida e eu sei e me conheço, eu tenho autoconhecimento suficiente para saber que eu quero isso de verdade e tenho Clareza Mental para saber que isso que eu quero e como eu vou chegar até lá, essa meta toma conta do meu ser e não só a minha mente lógica vai se responsabilizar por isso, mas também a minha inteligência inconsciente que vai fazer que tudo aconteça ao meu favor, e não, não é nada esotérico e nada mágico nessa questão. Essa inteligência vai fazer com que todas as minhas instâncias, meu corpo, minha mente, meu SUBCONSCIENTE, trabalhem para chegar a essa meta. 
Digamos que carboidratos e concentração não combinam. Para se chegar a essa conclusão eu preciso da minha mente lógica, talvez para estudar, talvez para assimilar alguma informação para correr atrás desse negócio, eu preciso de energia física e mental para perseguir a minha meta, com sangue nos olhos, mas de onde eu vou tirar essa motivação? Do Inconsciente, ela está lá no fundo, lá nas profundezas do seu ser, você só precisa acessar, falando de outra maneira para tentar ser mais claro, o meu ser meio que toma conta de todas as outras inteligências, tanto do corpo, quanto da mente e quando ele sabe, quando ele está ciente de daquilo que eu quero, da meta que eu quero, que seja a nível micro ou a nível macro a mente subconsciente vai colocar, direcionar todas as outras instâncias do meu ser para realizar essa meta, o meu inconsciente vai se responsabilizar por traçar sub metas para que eu atinja a meta principal.
Por exemplo, eu Copini tenho algumas metas relacionadas ao meu trabalho e uma dessas metas que foi realizada há pouco tempo atrás foi executar o Copini Séries, começar a gravar, para isso eu tinha que aprender muita coisa, para isso eu tinha que ter coragem de fazer isso de deixar um canal com 600 mil inscritos para trás e começar um outro do zero, comprar equipamentos caros de vídeos, eu tinha que ter um conhecimento para realizar essa meta e ao longo de muito tempo o meu inconsciente foi projetando a um nível não racional coisas que eu tinha que fazer até chegar até aqui. E quando chego até aqui e começo a falar sobre o poder da intenção, sem sequer ter lido nada antes sobre isso é como se fosse mágica. Mas quem sabe, há três meses atrás o meu subconsciente me direcionou até um livro em que por acaso eu li algo sobre isso que me fez absorver aquele conteúdo, reter aquele conteúdo e usar esse conteúdo agora para fazer este episódio. Muito provavelmente, foi o meu subconsciente que ontem me fez dormir bem para chegar aqui disposto, meu inconsciente que me fez não comer nada antes de sair de casa, para chegar com o estômago vazio e a mente mais limpa, com mais clareza mental, botando toda a energia na mente e não na minha digestão. 
Você entende como as coisas se encaixam e quando você olha de fora tudo parece mágica, tudo parece destino, quando na verdade é apenas o nosso inconsciente trabalhando ao nosso favor, o teu inconsciente sempre vai trabalhar ao teu favor, só que ele só trabalha se ele tiver uma DIREÇÃO. O inconsciente é poderoso, mas ele precisa de uma direção, de uma INTENÇÃOe por isso nós temos que ter clareza nos nossos objetivos, clareza mental. A clareza mental não está no inconsciente, está no consciente, na mente racional, quando você sabe o que você quer, você decide o que quer, sem o ego e com clareza, aí você define um objetivo e você intenciona esse objetivo e deixa o seu inconsciente se responsabilizar por que ele vai dar conta do recado. 
Esse é o poder da Intenção, o poder do Desejo o que esotericamente as pessoas chamam de lei da atração. Cara, não é lei da atração, é o poder do inconsciente, é o seu poder interno e não há nada de mágica nisso, é simplesmente a sua capacidade muito bem direcionada muito bem executada, clareza nas suas ideias, clareza mental devendo ser você ativar esse poder, todo mundo tem esse poder, eu tenho, você tem e ele é gigante, ele é poderoso.
4 – O PODER DA NÃO INTENÇÃO O PODER DO VAZIO E DO NADA – WU WEI
Existem vários pensamentos que a nossa mente produz e entre um e outro existe um vazio e é nesse vazio que mora a Presença. É o mesmo que dizer que existe um intervalo entre uma palavra e outra e a gente não presta a atenção no intervalo, mas sim nas palavras. Em uma música o que dá o ritmo não só os elementos que estão nelas, mas o intervalo entre um elemento e outro e é por isso que existe o ritmo, pois sem o intervalo este não existiria. O intervalo é o vazio e as coisas estão dispostas dentro do vazio. 
Hoje falamos do WU WEI – O poder da não ação, ou ação sem ação, ação sem intenção ou ainda que alguns mestres espirituais já chamaram de o Estado de Não Mente, o além da intenção, o nada, o vazio.
Wu Wei é o que norteia o Taoísmo, filosofia de vida Chinesa e bem antiga, baseada na natureza e todo esse misticismo oriental pega isso e nos traz uma informação muito bonita, muito interessante, que torna atemporal. Antigamente os Taoístas, vale lembrar que eles eram camponeses e eles viviam da natureza, eles plantavam e muitos deles tentavam burlar a natureza para plantar mais, para ter a sua sobrevivência, mas isso nunca dava certo então com o tempo eles aprenderam que não dava certo tentar burlar a natureza, eles tinham que fazer tudo conforme o fluxo e que existe um todo um curso, um ciclo, um movimento na natureza de forma abrangente, todos os organismos de tudo no mundo, como um todo, existe um fluxo, e o mundo é um movimento de todas as coisas ao mesmo tempo. 
Essa filosofia nos faz entender que todas as coisas se encaixam, que os problemas se diluem, em que tudo que acontece no seu próprio tempo. Em contrapartida a mente acelerada do homem e o mundo hoje me dia que contribuiu ou é o causador desta mente acelerada, por uma questão de sobrevivência faz também que essa mente crie muitos problemas na nossa vida. 
O Wu Wei nos diz que todos os problemas que nós temos, são criados pela mente. Nós temos problemas, necessidades, dificuldades e devemos lidar com essas adversidades mentais. 
Mas existe uma grande diferença entre você olhar para o problema e dar importância para ele, você sofrer por ele, ou você deixar ele ali para resolver ele no tempo certo ou criar um drama em cima dele e deixar este problema te derrubar. Todos os sofrimentos emocionais, todos os problemas, o nervosismo, a depressão, são criados pela nossa mente e muitas vezes a gente não sabe que a gente tem o controle sobre isso, principalmente pelo fato de entender que existe e como funciona e muitas vezes o que devemos fazer como ser humanos para superar os problemas é não resolvê-los e sim realizar o ato de soltá-los, deixá-los ir.
Se existisse uma palavra para a tradução do Wu Wei, seria soltar, a realização do ato de soltar. Geralmente problemas emocionais nos derrubam dessa maneira porque nós não soubemos controlar as nossas emoções e a nossa mente, a nossa ansiedade faz com que a gente tente resolver, faz com que a gente se apegue ao problema e tente desesperadamente resolver esses problemas e quando a gente age com desespero nada dá certo e o que acontece é que acabamos, na tentativa me vão de resolver os problemas, gastando nossa energia vital e ainda assim não conseguindo resolver o problema. 
O Wu Wei, a filosofia da não mente nos diz para soltar o problema para não se apegar aos dramas da vida e para a gente não tentar resolver os problemas quando a gente não sabe a solução, porque muito provavelmente, o problema vai se diluir ao longo da vida e se não se diluir, vai existir um tempo certo para resolver esse problema e nesse tempo certo, se você não tiver gastado sua energia vital antes, você vai ter muita energia no momento para resolver o problema da melhor maneira possível, da maneira mais sabia possível, fazendo muito com pouco, isso significa direcionar a sua energia vital para uma solução e não ficar disperso gastando energia quando não é o momento correto de resolver esses problemas. 
Quando acontece um problema emocional, se você entende ele e você sabe que ele existe e sabe que ele te causa sofrimento, mas um sofrimento que fica na instância da mente, que permanece na instância da mente, que atualmente funciona como uma ferramenta sua e não como sendo você. Sabendo que o problema está na mente, somente a mente quem sofre e não você, porque você sabe que você não é a sua mente, tendo que ter isso como premissa para se obter a paz mental e diminuir a ansiedade. Você não é a sua mente, ela é apenas um instrumento de trabalho e não deve ser confundida e ter uma simbiose com o seu ser. 
Muitas coisas que estão acontecendo nas nossas vidas, coisas que a nossa mente tem como coisas ruins, não devem ser resolvidas, não devemos gastar tanta energia mental com a preocupação para tentar resolver estes problemas, mas sim deixar isso se diluir, PORQUE TUDO SE DILUI, O TEMPO DESTRÓI TUDO CARA. Vou pegar o exemplo aqui de um homem que está sofrendo por um fim de um relacionamento, esse cara não tem algo para ele fazer quanto a resolver o problema, a mulher não o quer mais, não tem o que ele fazer, ela não deixa ele se aproximar, ELE SÓ TEM QUE ENTENDER O PROBLEMA, ENTENDER O SOFRIMENTO e saber que esse sofrimento ele só existe porque ele perdeu algo que ele considerava dele, quando ele entender que NADA É DELE, QUE TUDO É PASSAGEIRO E QUE O TEMPO DESTRÓI TUDO, em questão de semanas esse sofrimento vai diminuindo....diminuindo.....diminuindo até desaparecer. 
O sofrimento não vai diminuir quando a pessoa se apega, não somente ao fato de ter tido uma namorada, mas ao término, a sensação do término em sí, a sensação do luto quando alguma pessoa vai embora. 
A verdadeira sabedoria oriental nos ensina de maneira fácil, que é uma questão de SOLTAR as coisas, DESAPEGAR das coisas, DESVINCULAR o problema, porque o problema na realidade NÃO É UM PROBLEMA, MAS SIM UM FATO, algo que aconteceu e acontece naturalmente na vida das pessoas, mas nós em nossa mente que tornamos aquilo um problema e nos apegamos a isso. Se pudesse resumir o Wu Wei em poucas frases, seriam: DEIXA AS COISAS SE DILUÍREM, O TEMPO DESTRÓI TUDO, O TEMPO DILUÍ TUDO A NATUREZA, O FLUXO NATURAL DAS COISAS DO UNIVERSO, DILUÍ TUDO, A PERMANÊNCIA NÃO EXISTE, E O FATO DE NÓS SABERMOS QUE ELA NÃO EXISTE, É O WU WEI, O QUE MUITOS MESTRES CHAMAM DE NÃO AÇÃO, AÇÃO PELA NÃO AÇÃO, QUE SERIA VOCÊ DEIXAR AS COISAS ACONTECEREM E NÃO TENTAR AGIR O TEMPO INTEIRO SOBRE ELAS, NÃO PENSAR QUE VOCÊ TEM QUE SER UM AGENTE ATIVO EM TUDO e toda essa filosofia dizendo para você deixar as coisas se diluírem e ter uma ação sem ação, não significa negligenciar os problemas, significa que a ação que você tomou foi deixar os problemas se diluírem e isso é muito melhor do que se apegar a eles, porque quanto mais você se apega mais forte eles ficam.

Continue navegando