Buscar

Avaliação Prática - Direito Imobiliário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A Lei n. 10.406/2002 determina, no art. 426 (BRASIL, 2002), que não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. De um exemplo de um imóvel que seria herança de pessoa viva e que não poderia ser objeto de contrato.
	R: Suponhamos que Eduardo é uma pessoa viva, e Juliana tem interesse em comprar sua herança de forma antecipada, no caso, a integralidade da herança de Eduardo, em específico, o seu quinhão será de apenas um apartamento financiado e apenas pago o proporcional a 30% do imóvel. Nesse caso, é uma expressa afronta ao Artigo 426 do Código Civil. A transmissão da herança, ou, venda fruto dela, só poderá ocorrer após a morte de Eduardo, e ainda, seguindo as regras estabelecidas pela legislação sucessória.
2. Redija uma cláusula penal para um Contrato de Compra e Venda de Imóvel de tal forma que seja exequível e valida em caso de descumprimento.
R: A infração de qualquer cláusula do presente contrato, em especial as referentes ao uso e manutenção do imóvel e à sua restituição (solicitação do imóvel) antes do termino do contrato pelos LOCADORES ou entrega do imóvel antes do término do contrato por parte dos LOCATÁRIOS,  sujeitará o infrator a multa de valor igual a 03 (TRÊS) alugueres mensais, vigentes na data da infração, proporcional ao prazo decorrido da locação, segundo dispositivo previsto no artigo 924 do Código Civil e artigo 4º da Lei 8245/91, facultado, ainda, à parte inocente, considerar resolvido o presente contrato sem qualquer aviso ou interpelação, judicial ou extrajudicial, ensejando o despejo por infração contratual, sem prejuízo do pagamento da multa pela infração contratual, bem como das despesas indevidamente causadas à outra parte. Em nenhuma hipótese, o pagamento da multa eximirá o LOCATÁRIO do pagamento dos alugueis e encargos devidos e de eventuais estragos e danos ocasionados no imóvel.

Continue navegando