Buscar

Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O biofilme dental é uma placa bacteriana que se forma nos dentes devido à adesão e crescimento de bactérias na superfície dentária. Ele é formado principalmente por bactérias, proteínas salivares e resíduos alimentares.
2. Os principais constituintes do biofilme dental são as bactérias, proteínas salivares, resíduos alimentares e substâncias minerais presentes na saliva.
3. O biofilme dental pode levar ao desenvolvimento de cárie dentária devido à produção de ácidos pelas bactérias presentes no biofilme, que corroem o esmalte dos dentes, resultando em lesões cariosas.
4. A saliva contém minerais, como cálcio e fosfato, que podem se depositar no biofilme dental, causando sua mineralização e transformando-o em cálculo dental.
5. Fatores como pH salivar, composição do biofilme dental, fluxo salivar e tempo de exposição influenciam na mineralização do biofilme, transformando-o em cálculo dental.
6. Os sinais e sintomas da gengivite incluem vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas. Já a periodontite pode apresentar sinais como retração gengival, mobilidade dentária e formação de bolsas periodontais.
7. Os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais incluem má higiene bucal, tabagismo, predisposição genética, estresse, diabetes e condições médicas como HIV/AIDS.
8. A higiene bucal adequada, incluindo escovação regular, uso de fio dental e enxaguante bucal, pode ajudar a remover o biofilme dental e prevenir a formação de cárie dentária e doenças periodontais.
9. Os tratamentos para doenças periodontais podem incluir limpeza profissional, raspagem e alisamento radicular, terapia com antibióticos e, em casos mais avançados, cirurgia periodontal.
10. As visitas regulares ao dentista são essenciais para a prevenção e o tratamento de problemas relacionados ao biofilme dental, cálculo dental e doenças periodontais, pois o dentista pode realizar uma avaliação completa da saúde bucal e fornecer tratamentos preventivos e curativos adequados.

Outros materiais