Buscar

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Ambiental e Cidadania - Atividade 14
Questão 1 O período em que o homem vive é dividido por alguns historiadores em Pré-História (do surgimento do homem até o aparecimento da escrita, cerca de 4000 a.C.) e História. A Pré-História compreende duas épocas.
( ) Neolítico ou Idade da Pedra Polida – o homem utiliza lasca de ossos ou pedras para matar suas caças e coletar frutos e raízes. O primeiro Homo sapiens, o homem de Neandertal (Homo sapiens neanderthalensis), já conhecia o fogo e utilizava linguagem articulada para se comunicar. Entre 40000 e 18000 a.C.
( ) Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (de 600000 até 10000 a.C.) – o Homo sapiens neanderthalensis entraram em contato, houve conflitos nos quais o Homo sapiens sapiens quase sempre vencia. Por causa da redução drástica do número de indivíduos da subespécie Homo sapiens neanderthalensis, esta extinguiu-se cerca de 27 mil anos atrás.
( ) Neolítico ou Idade da Pedra Polida – na transição do Paleolítico para o Neolítico (entre 15000 e 10000 anos a.C.), a Terra começou a ficar mais parecida com o que ela é hoje: era o fim da Era Glacial.
( ) Neolítico ou Idade da Pedra Polida – No final dessa época, o homem passou a utilizar metais como o cobre, facilmente trabalhados a frio, para fazer suas ferramentas. É nessa época também que surgem os primeiros registros escritos no Egito.
Escolha uma opção:
a. F, V, V, V. 
Questão 2 Marque Verdadeiro ou Falso com relação ao material de aula:
( ) Estudos genéticos recentes, entretanto, têm mostrado que 98,2% dos genes humanos são idênticos aos genes dos chimpanzés. A diferença genética entre nós e os chimpanzés, portanto, é de apenas 1,8%, um valor menor que o existente entre muitas espécies que são normalmente colocadas em um mesmo gênero.
( ) Como bem lembrava o professor de poesia, interpretado por Robin Williams em A Sociedade dos Poetas Mortos, ver o mundo sob uma nova perspectiva é sempre interessante. Mas neste capítulo quero argumentar que a mudança de perspectiva defendida acima é muito mais que um exercício interessante, pois a visão errônea que temos de nós mesmos é uma das maiores causas não só da crise ecológica, como da própria crise de valores no mundo atual. [...]
( ) Kozlovsky não tem receio de chegar à conclusão óbvia: “nós sabemos hoje que o processo evolutivo não tem direção, nem esquema geral, nem objetivo final. O mundo vivo não está indo para lugar nenhum. [...] evolução não tem nenhum propósito. Nem temos nós.”
Escolha uma opção:
c. F, V, V. 
Questão 3 Marque Verdadeiro ou Falso conforme o material de aula:
( ) A mudança de pensamento Nossa capacidade de raciocínio e entendimento dos fenômenos do planeta nos trouxe a um nível de consciência que não nos permite tratar o ambiente de forma tão displicente, ora como uma fonte “inesgotável” de recursos, ora como um depósito infindável de descartes e resíduos da atividade humana. Pelo menos uma parcela da população está hoje preocupada com o futuro. Seja por razões antropocêntricas ou biocêntricas, uma nova linha de ações e pensamentos está se formando. O desenvolvimento de uma nova postura diante do ambiente caracteriza a revolução natural, que se contrapõe à Revolução Industrial. Considerar a água, os minerais, o solo, o ar e as espécies como recursos ou como um patrimônio é uma questão de opção. Pense a respeito!
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Questão 4 A doutrina do antropocentrismo coloca o homem como centro do universo e ensina que tudo foi criado por Deus para atender às suas necessidades. Diante disso, o homem, com seu “poder divino” legitimou suas ações contra a natureza. O antropocentrismo também coloca o homem como detentor de grande força, capaz de construir e ordenar o mundo no âmbito social, político e ambiental. A legislação é escrita pelo homem e, logo, baseia-se no antropocentrismo. A declaração escrita na Rio 92 fixa o homem no centro da política ambiental e chama o que não é humano de “recursos”, explicitando a ideia utilitarista sobre a natureza. Em contrapartida, tem-se o biocentrismo, que reconhece os direitos intrínsecos à própria natureza, inspirando a ética do equilíbrio, colocando todos os seres vivos em pé de igualdade. O biocentrismo defende que se o homem tem direito de sobreviver, assim também têm os outros seres vivos. Conclui-se que o antropocentrismo é o substrato filosófico da proteção ambiental. Radica no autointeresse, em razões econômicas, em justificativas religiosas, estéticas, culturais, recreacionais. Constrói-se o mito das ‘futuras gerações’. Formata-se uma reação biocêntrica, ainda não totalmente esclarecida, com as cores de um antropocentrismo retificado, mitigado, emancipado. Percebe-se uma apropriação mercadológica, que transita num discurso messiânico, apocalíptico, escatológico, que alberga oportunistas, que vendem uma bandeira, por alguns minutos de fama, comprovando o vaticínio de Andy Warhol. (GODOY, 2005).
Com relação ao texto acima, marque Verdadeiro ou Falso:
Verdadeiro 
Questão 5 Com relação a evolução do homem, marque corretamente a alternativa conforme o texto abaixo:
( ) O homem, como o conhecemos hoje, difere de seus ancestrais pelo tamanho do encéfalo e maxilar e pela postura bípede, sendo que os hábitos tribal e predador prevalecem até hoje. O Homo sapiens sapiens provavelmente surgiu há cerca de 300 mil anos, sendo seu ancestral mais próximo o Homo erectus, que saiu da África há mais de 1,5 bilhão de anos.
Falso

Outros materiais