Buscar

Avaliação Final Discursiva Educação Física e Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:745403)
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
Peso da Avaliação4,00
Prova44811065
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre promoção da saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma imparcial e universal. Além da Carta de Ottawa, outras três Conferências Internacionais desenvolveram as bases conceituais e políticas da promoção da saúde: Adelaide (WHO, 1988), Sundsvall (WHO, 1991) e Jacarta (WHO, 1997). Com base nessas informações, disserte sobre o conceito de Promoção da Saúde.
Resposta esperada
Promoção da saúde consiste em políticas e programas de saúde pública com ações voltadas a reduzir a exposição das pessoas a fatores condicionantes e determinantes de doenças. Esse processo de capacitação incentiva condutas e medidas adequadas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da comunidade. Esses processos, ações, recursos e atividades reforçam a responsabilidade e os direitos dos indivíduos e da comunidade pela sua própria saúde.
Minha resposta
De acordo com a Carta de Ottawa, o conceito de Promoção de Saúde se beneficia de cinco campos de ação: Implementação de Políticas Públicas Saudáveis, Criação de Ambientes Saudáveis, Capacitação da Comunidade, Desenvolvimento de Habilidades Individuais e Coletivas e Reorientação de Serviços de Saúde. A promoção da saúde inclui uma maior participação no controle do processo de capacitação da comunidade para atuação da melhoria da qualidade de vida e saúde da população. Destacando recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Alimentação, Educação, Habitação, Justiça Social e Equidade, Paz, Recursos Sustentáveis e Renda são as condições e recursos fundamentais para saúde de um indivíduo. A saúde é um recurso para vida e não objetivo de viver, sendo assim sua exclusividade não é apenas do setor de saúde, vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
2A escola encontra-se diante de um novo desafio e, nesta circunstância, educar para prevenção apresenta-se como a melhor alternativa para o enfrentamento do consumo de drogas entre estudantes. Prevenção significa dispor com antecipação, impedir ou pelo menos reduzir o consumo. O ato de prevenir o abuso de drogas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária o objetivo é intervir antes que o consumo de drogas ocorra. Cabe à instituição escolar promover um estilo de vida saudável nos alunos, desde crianças bem novas até o jovem adulto. A prevenção secundária destina-se aos estudantes que apresentam uso leve ou moderado de drogas, que não são dependentes, mas que correm este risco. A prevenção terciária dirige-se ao usuário dependente. No caso dos estudantes que já consomem drogas, a função da escola é prestar auxílio ao aluno na procura de terapia, apoiar a recuperação e reintegrá-lo na escola, no grupo de amigos, na família. Vale advertir que não compete à escola o tratamento, mas sim, encaminhar adequadamente o caso (FONSECA, 2006). Descreva como um profissional de educação física pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas. FONTE: FONSECA, Marília Saldanha da. Como prevenir o abuso de drogas nas escolas? Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 10, n. 2, p.339-341, dez. 2006.
Resposta esperada
A temática sobre drogas deve ser abordada de forma interdisciplinar, envolvendo o corpo docente e diversas disciplinas. Podendo ser por meio de projetos interdisciplinares. O objetivo deve ser a prevenção ao uso de drogas, abordando a temática de forma problematizadora e crítica. O esporte contribui para a prevenção do uso de drogas, pois forma o aluno integralmente, levando-o a uma maior conscientização do seu corpo, por isso, o papel do professor de educação física é fundamental nesse processo.
Minha resposta
Sabemos que o esporte é um bom combatente contra as drogas, principalmente nas escolas. O professor de Educação Física é um importante agente neste combate e na também na prevenção. A disciplina faz com que se desenvolva um contato mais próximo com o aluno e com isso poderá intervir de forma mais efetiva na prevenção com os estudantes. É importante acreditar que a prevenção é o melhor remédio para proliferação do uso de entorpecentes. Com a prática de esportes vem a descoberta de regras as quais devem ser obedecidas por todos, além de expansão das mentes, oferecendo crescimento pessoal, vencendo obstáculos, desafios, aliviando aborrecimentos, desgostos e promovendo uma vida saudável. O professor deverá despertar e orientar os alunos para que tenham consciência ética, para resolver o problema com o consumo e prevenção de drogas, fazendo com que este tema seja incluso no seu plano pedagógico. É necessário que o professor demonstre interesse contra as drogas e que mostre admiração e defenda o estilo de vida saudável, com bom condicionamento físico e estabilidade mental, para que o aluno tenha base para enfrentar as adversidades da vida. Através da implementação da atividade física pelo professor, os alunos irão despertar o interesse pela prática de esportes, promovendo saúde e melhorando a qualidade de vida.

Continue navegando