Buscar

topografia aplicada

Prévia do material em texto

Ao desenvolver projetos de construção de casas, estabelecimentos comerciais ou mesmo reformas, atenção especial deve ser dada à regularidade e andamento da obra. Um passo importante neste processo é a criação de um memorial descritivo.
O memorial é um documento público que, uma vez registrado em cartório, se destina a descrever detalhadamente todas as etapas da obra, objetivos, recomendações e materiais necessários e utilizados para a construção de uma construtora, ou seja, este documento mostra como o seu imóvel foi construído, quais materiais foram utilizados, quanto tempo demorou a entrega e as dimensões finais do seu imóvel.
A preparação deverá ser realizada pelos técnicos responsáveis ​​pelo projeto de acordo com as normas ABNT NBR 15575 (Edifícios Residenciais - Serviços). Isso garante que seu conteúdo cubra tópicos relevantes, como:
Finalidade, especificações, normas técnicas; Localização e disposição de obras, sistemas e segurança; Terraplenagens, reformas, fundações; concreto armado, vedações, sistemas; Paredes, telhados, luminárias, revestimentos, acabamentos, pinturas e vidros. 
Além disso, de acordo com a Lei 4.591/64, o memorial é documento público obrigatório nas obras de construção civil e qualquer interessado em adquirir um imóvel que não esteja de acordo com o projeto deverá solicitar esse documento.
Portanto, a descrição deve ser registrada em cartório e atender às exigências da norma de ocupação residencial ABNT/NBR 15575, que determina que todo o projeto realizado devesse ser executado obedecendo às normas de segurança. 
Nesse sentido, apresentar esse documento é uma forma de evitar golpes e também comprovar a credibilidade da construtora. Com o memorial em mãos, os compradores e possíveis compradores podem fazer uma vistoria no local e comprovarem que tudo está como descrito. A construtora é responsável pela construção do memorial. Ou seja, o documento deverá ser assinado pelos técnicos responsáveis ​​pelo projeto. Seja ele arquiteto ou engenheiro.
O memorial deverá, portanto, ser construído de acordo com as normas da ABNT, do CREAS, do CAU e do município. Isso significa que o documento deverá descrever os procedimentos aprovados por esses setores. Caso haja alguma divergência, o proprietário pode questionar a construtora e até mesmo tomar medidas judiciais contra ela.
A utilidade do memorial serve para tanto acompanhar a construção do empreendimento quando se compra na planta, quanto também para vistoriar se tudo que foi descrito foi feito após a entrega do imóvel.
De acordo com a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), o memorial é o documento que o proprietário tem para verificar se não está caindo em um golpe e comprovar irregularidades.
Segundo a Lei 4.591/64, é direito do interessado no imóvel solicitar o descrito para acompanhar a obra e não recebê-lo apenas no final da construção. 
Ou seja, se você está pensando em comprar seu imóvel na planta, solicite desde já o memorial para não ter problemas futuros. 
Agora, outra ocasião que o descritivo deve ser consultado é quando se tem intenção de fazer reformas. As alterações no empreendimento e nos imóveis devem constar no descritivo, deixando-o atualizado.
Caso as condições previamente acordadas não sejam cumpridas, existe a possibilidade de ação judicial, diante disso é importante entrar em contato com a prefeitura local para maiores esclarecimentos.
Principio básico e os elementos técnicos necessários à criação de um memorial descritivo de um imóvel urbano são:
· Identificação do imóvel: deve conter a localização, dimensões, confrontações e características do terreno.
· Caracterização do imóvel: deve conter informações sobre a natureza do imóvel, como se é um terreno baldio, uma casa, um prédio, entre outros.
· Histórico do imóvel: deve conter informações sobre a origem do imóvel, como a data de aquisição, a forma de aquisição, entre outros.
· Descrição do imóvel: deve conter informações sobre as características físicas do imóvel, como a área construída, o número de pavimentos, a disposição dos cômodos, entre outros.
· Memorial de cálculo: deve conter informações sobre as medidas do imóvel, como a área total, a área construída, entre outros.
· Planta do imóvel: deve conter informações sobre a disposição dos cômodos, a área construída, entre outros.
· Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): é um documento que comprova a responsabilidade técnica do profissional que elaborou o memorial descritivo.
· Esses elementos são necessários para que o memorial descritivo seja registrado e protocolado em cartório e prefeitura.
Modelo de Memorial Descritivo:
MEMORIAL DESCRITIVO 
TIPOLOGIA DO IMÓVEL: 
PROPRIETÁRIO:
CPF OU CNPJ:
ENDEREÇO: 
OBJETIVO DO MEMORIAL:
PROJETOS:
SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS
DESCRIÇÃO DO IMÓVEL:
QUADRO DE ÁREAS
ÁREA DO LOTE: 
ÁREAS DA CASA: 
· ÁREA CONSTRUÍDA = 
· TAXA DE OCUPAÇÃO = 
· ÁREA PERMEÁVEL = 
· TAXA DE PERMEABILIDADE = 
APROVAÇÃO DO PROJETO
INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS 
FECHAMENTO DA OBRA
· PLACA DA OBRA 
· LOCAÇÃO
INFRAESTRUTURA
· FUNDAÇÕES
PAREDES E PAINÉIS
· ALVENARIA
· REVESTIMENTOS
· ESQUADRIAS
· COBERTURA
· ESTRUTURA
 
TELHADO
 PINTURAS
· PINTURA DE PAREDES
· PINTURA DE ESQUADRIAS 
· PAVIMENTAÇÕES 
INSTALAÇÕES 
· INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
· INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
LIMPEZA FINAL DA OBRA E REMOÇÃO DE ENTULHOS
“APÓS O TÉRMINO DA OBRA, DEVERÁ SER REALIZADO UMA LIMPEZA GERAL DO LOCAL, TANTO INTERNA QUANTO EXTERNAMENTE”.
 LOCAL E DATA.
1

Continue navegando