Buscar

Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente 1

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva: Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
Faculdade Pitágoras São Luís
Aluno: Vanderson Ferreira Pacheco
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária 
Quando trata-se de controle ambiental, fala-se a respeito de água, ar e solo, há atividades que tratam apenas de uma dessas modalidades, tratamento de água, por exemplo, no entanto, há atividades que envolvem um ou mais conceitos ao mesmo tempo e que podem impactar o meio ambiente de maneira significativa. O evento mais recente que impactou significativamente o meio ambiente, foi o desastre de Brumadinho em Minas Gerais, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, onde ocorreu o rompimento da barragem da mineradora Vale.
A barragem outrora foi utilizada para a disposição final de rejeitos de minerais, os quais eram armazenados no solo, porém continham água em sua composição. O desastre causou contaminação do solo por metais pesados, contaminação da água, diminuindo o oxigênio contido nela, além de destruir o bioma e provocando a morte de muitas pessoas e animais da região (SANTOS, 2019).
 
SANTOS, V. S. Desastre ambiental em Brumadinho. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/desastre-ambiental-brumadinho.htm>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Conforme o que foi estudado a respeito do controle ambiental, analise qual procedimento de segurança deveria ser adotado para evitar essa tragédia.
De acordo com nosso estudo podemos observar diversas regularidades sobre a tragédia de Brumadinho que matou cerca de 270 pessoas morreram com o colapso da estrutura na qual liberou uma onda de rejeitos de minério de ferro e atingiu mata, rios e comunidades. Destruindo Biomas contaminado solo e rios.
Antes do rompimento da barragem de Brumadinho, a região do Córrego do Feijão era um cenário com vegetação, morros e um reservatório de Água. Segundo fontes do jornal Euro News a Vale não avisou a tempo as autoridades dos riscos que corria, e ignorando os laudos técnicos que apontavam as falhas presentes na obra, não sendo comprido com as exigências das normas regulamentadas pela ABNT
De modo geral, para ter evitado essa tragedia, a mineradora que era responsável deveria seguir os relatórios emitidos pelas empresas contratadas ou terceirizadas, os órgãos fiscalizadores terem feito a fiscalização adequada sobre a construção e exigir a todas as normas impostas pela ABNT e uma análise criteriosa antes de qualquer atividade feita, além disso, tinha muitos metais pesados como cádmio, arsênio, mercúrio, chumbo e manganês que poderiam prejudicar o muito o meio ambiente. Se a fiscalização ambiental, sendo a do Município ou até mesmo a do Estado estivesse atenta para o fato de que o tipo de barragem que existia no local não era o apropriado para aquela determinada situação e tivesse algo adequado, assim teria evitado esse acontecimento.

Continue navegando