Buscar

ATIVIDADE PARCIAL 2 Vanderson

Prévia do material em texto

Disciplina: Geotecnia Ambiental
Professor: Geiziane Santos
Aluno: Vanderson Ferreira Pacheco
Curso: Engenharia Ambiental – N
Resenha Critica sobre o Artigo: Proposta de pré-projeto de dimensionamento de aterro sanitário para o município de Esperantinópolis – MA
 
 
 
São Luís – MA
Introdução
De acordo com que foi estudado na sala de aula, existem três tipos de aterros que são : lixão, aterro sanitário e aterro controlado, no aterro sanitário são destinados à decomposição final de resíduos sólidos gerados pelas pessoas, são depositados no solo compactados com tratores, esses solos recebem tratamentos, uma mistura de terra com e com a selagem a base de argila, geralmente é bom fazer aterros em solos argilosos, esses aterros possuem um sistema de drenagem para o chorume e o Aterro controlado, nesse aterro os lixos são colocados de forma controlada e os resíduos recebem uma cobertura do solo, porém não recebem impermeabilização do solo nem sistema de dispersão de gases e de tratamento do chorume gerado.
Desenvolvimento
Os aterros estão presentes em todas as regiões do Brasil e pela forma como a população descarta resíduos sólidos urbanos acaba sendo um problema sério que prejudica o meio ambiente e trazendo doenças as comunidades, principalmente nos tempos chuvosos, os lixões que são despejados a céu aberto sem nenhum tratamento podem sim trazer mais riscos do que os aterros, além de poluírem o solo.
O município de Esperantinópolis no Maranhão sofre de um problema devido à disposição final dos resíduos sólidos. a prefeitura Municipal na década de 90 escolheu um terreno, para ser jogado todo tipo de resíduos da população e ficou conhecido como Lixão Municipal, durante a pesquisa de campo ao lixão foi possível notar grandes quantidades de materiais plásticos e de matéria orgânica. Depois de tantas reclamações de moradores, acabou levou a uma série de debates e até mesmo uma ordem judicial. Foi implantado um aterro santanário, porem a área onde estava localizado o lixão não atendia aos critérios básicos normativos da ABNT NBR 13.896:1997, foi necessário realizar uma investigação geotécnica e com relação à proximidade da área com recursos hídricos, foi analisado através do Google Earth Pro e visitas em campo que a menor distância encontrada entre o terreno e uma coleção hídrica, como sabemos deve ter uma distância mínima de 200 metros de qualquer curso d´água. Deve ser de fácil acesso. uma coisa muito importante analisada foi a distância entre as residências tinha cerca de 1200 m de distância, assim estava atendendo ao critério da NBR 13.896:1997.
O método de execução adotado para a concepção do aterro sanitário foi o método das trincheiras, no qual o dispositivo de controle na fonte onde objetiva-se captar, armazenar e escoar uma parcela do escoamento superficial ocasionado pelo lote diminuindo o volume de água pluvial que chega até as galerias, o sistema de impermeabilização da trincheira possuirá mantas em Polietileno de Alta Densidade, já para elaboração do sistema de drenagem dos lixiviados, foi utilizado o método suíço para estimar a vazão do chorume, O material que for lixiviado que sairá das trincheiras deverá chegar até o sistema de tratamento através de tubos, para um poço de visita pré-moldado de concreto e logo em seguida levado para o sistema de tratamento.
Conclusão
Enfim, com a implementação do aterro sanitário no município de Esperantinópolis acabou que diminuindo os impactos ambientais de materiais não recicláveis e diminui da liberação de gases poluentes na atmosfera, e a preservação das águas subterrâneas, das águas superficiais e do ar, pois quando foi construído o aterro sanitário foram exigidas nas obras muitos recursos e grandes área de terra, pois se houvesse vazamentos o impacto no ambiente poderia ser bem pesado.
Referencias
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/10/4880887-cerca-60--das-cidades-brasileiras-ainda-utilizam-lixoes.html
BRASIL. Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2010. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2019.
https://estudoemfocosaude.com.br/aterros-sanitarios/
http://licenciadorambiental.com.br › 2015/01

Continue navegando