Buscar

Mesoestrutura esforços nos pilares 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mesoestrutura esforços nos pilares – 7
1. 
Os pilares são responsáveis por transferir as cargas da superestrutura para as fundações. Considerando uma ponte que possui encontros nas extremidades – há junta de dilatação entre encontro e superestrutura – e um pilar intermediário no leito do rio, assinale a alternativa correta quanto às ações que agem nesse pilar.
Você acertou!
B. 
A frenagem e a aceleração serão divididas entre os apoios, conforme a rigidez destes.
A rigidez do apoio será considerada a fim de determinar o quanto de carga ela irá absorver. Pfeil (1979) traz uma formulação para fazer essa divisão.
2. 
Um tipo de disposição comum para os pilares é posicionar dois pilares intermediários e duas extremidades em balanço. Entre o balanço e a rodovia existe uma junta deslocável. Avaliando a linha de influência da reação sobre o pilar 1 apresentada na figura a seguir, selecione a afirmativa que traz a informação correta quanto à análise da linha de influência.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​
Você acertou!
E. 
Quando houver uma carga pontual sobre o pilar 2, o pilar 1 não absorverá carga.
A linha de influência na posição do pilar 2 tem valor nulo, indicando que, quando uma carga estiver sobre o pilar 2, nenhuma parcela será absorvida pelo pilar 1, logo, o pilar 2 absorve essa carga. Observe que o contrário também ocorre: se a carga estiver sobre o pilar 1, ele absorve 100% dessa carga.
3. 
Considerando que a carga móvel pode ocupar qualquer posição da seção transversal, qual composição provocará maior momento sobre o pilar?
Você acertou!
D. 
Multidão em metade da seção e veículo tipo o mais afastado possível do centro.
O maior momento será provocado quando o veículo estiver o mais afastado possível do centro, criando maiores braços de alavanca com as forças das rodas do veículo. A carga de multidão deve estar somente na metade do vão, gerando uma carga equivalente com braço de alavanca em relação ao centro da seção transversal. Além disso, as duas cargas devem estar do mesmo lado da seção, caso contrário, gerarão momentos com sinais opostos.
4. 
Suponha que uma ponte de grande porte terá pilares retangulares de 30 metros de altura. Considerando que tratam-se de pilares, e não pilares-parede, qual a menor dimensão aceitável para o menor lado?
Você acertou!
C. 
120 centímetros.
Segundo a NBR 7187 (ABNT, 2003), os pilares devem ter, no mínimo, 40 centímetros de lado ou 1/25 da sua altura. Dividindo-se 30 metros por 25, tem-se 1,20 metros, o que equivale a 120 centímetros.
5. 
Os pilares esbeltos estão sujeitos a efeitos locais de segunda ordem, que devem ser considerados em seu dimensionamento. Sabe-se que quanto mais esbelto um pilar, mais significativos serão esses efeitos e mais rigorosa deverá ser a análise. A NBR 6118 (ABNT, 2014) indica que a esbeltez máxima aceita para os pilares é de:
Você acertou!
D. 
200.
O item Dimensionamento indica que o limite de esbeltez definido pela NBR 6118 (ABNT, 2014) é de 200.

Mais conteúdos dessa disciplina