Buscar

Ad1 educação i

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
	
	
PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 
AD 1 – 2024.1
EDUCAÇÃO INFANTIL 1
COORDENAÇÃO: Profª Drª TANIA NHARY
Valor: 10,0 pontos
	
	A ideia da realização desta atividade avaliativa parte da premissa de uma valorização do vivido e da possibilidade de (re)significá-lo, sobretudo no âmbito da docência. Na atualidade diferentes autores passaram a dar atenção as ações dos professores lançando um olhar sobre a vida e a profissão docente. Afirma Nóvoa (1995, p.19) que os métodos biográficos, a auto-formação e as biografias educativas assumem, desde o final dos anos 70, uma importância crescente no universo educacional. Para esse autor, torna-se impossível separar o ‘eu’ profissional do ‘eu’ pessoal. 
O texto complementar “ Infância contemporânea, desafios e inquietudes: uma reflexão sobre o processo de escolarização inicial” de, Daiane Graciele R. Antonio e Priscilla L. Vianna Dias (2014) reverberam essa ideia de percorrermos o caminho do rememorar as lembranças de nossa infância, a fim de compreender os contextos socais e, sobretudo, o educacional de modo a repensar as ações pedagógicas e o sentido que damos as nossas próprias vidas.
	A proposta dessa atividade é que você elabore um texto narrativo (uma espécie de redação, sem o rigor de uma escrita acadêmica e regras da ABNT, com no mínimo 2 e no máximo 3 laudas) dando destaque às imagens que emergem das memórias de suas vivências e experiências de infância. É importante que você comente sobre os diferentes tempos e contextos vividos, como na escola, no âmbito sócio-cultural, familiar, nas brincadeiras vivenciadas, no modelo de educação recebida, quanto as influências exercidas pelos adultos, o processo de escolarização e tudo o mais que emergir de suas lembranças, de modo a fazer uma articulação e uma relação com os temas tratados na disciplina Educação Infantil 1. Argumente, problematize, faça críticas, apreciações e ilações a partir da relação entre o vivido e os textos indicados sobre o tema. O resultado deverá ser um memorial com fluência na escrita, autoral, com narrativa coerente, fundamentada e contextualizada com o conteúdo estudado 
	Acreditamos que dar voz ao professor para narrar sua própria vida amplia sua compreensão e sua percepção sobre o mundo infantil, consequentemente, o leva a refletir sobre suas próprias ações pedagógicas.

Continue navegando