Buscar

1 1 Relatório prática Cosméticos e Sanificantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS -
EAD 
	
RELATÓRIO 
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE PRÁTICA
Erika Carolina da Silva Marques
0144938
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: COSMÉTICOS E SANITIZANTES_Aula 
	NOME:Erika Carolina da Silva Marques
	MATRÍCULA:0144938
	CURSO: Farmácia 
	POLO: Boa Viagem
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Julia 
				TEMA DE AULA: SHAMPOO PARA CASPAS 
 
1. Identifique a classe correspondente de cada insumo utilizado. 
Sulfeto de selênio é usado como antifúngico e anti séptico 
Metilparabeno 0,15% (Nipagin): agente conservante 
Propilparabeno 0,05%  (Nipazol) agente conservante
Amida 90% e betaína 2%:  agentes tensoativos secundários 
Less 75%:  agente tensoativo primário 
glicerina: umectante
Água purificada: solubilizante
2. Explique a função de cada insumo da formulação
Sulfeto de selênio: Função tem ação anti-séptica, antifúngica e anti-seborreica.
Metilparabeno 0,15% (Nipagin); Propilparabeno 0,05%  (Nipazol): são conservantes e ajuda no processo microbiano, pois tem ação ativa contra bactérias gram positivas e gram negativas, além de leveduras e fungos.
3. Explique os tipos de tensoativos existentes e a diferença entre eles.
Os agentes tensoativos possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial entre as moléculas, pois possui uma extremidade que se liga com substâncias polares como a água e uma parte que se liga com substâncias apolares como os lipídios. Os agentes tensoativos podem ser de dois tipos, os primários e os secundários. Os tensoativos primários estão em grande quantidade nas fórmulas e os secundários estão em pequenas quantidades.No shampoo os tensoativos primários são lauril, que ajuda na umectação da superfície, ajuda no emulsionamento da sujeira. Esse é um tensoativo primário, pois sua composição na formulação é de 75%.A betaína é tensoativo que ajuda na hidratação, pois ela está presente na formulação do shampoo, mas está em sua forma natural no cabelo. É um tensoativo de secundário pois está presente apenas 2% na formulação do shampoo. Metilparabeno 0,15% (Nipagin); Propilparabeno 0,05%  (Nipazol): tem ação antimicrobiana e são tensoativos secundários, pois estão em pequenas quantidades. 
					TEMA DE AULA: LOÇÃO CAPILAR DE MINOXIDIL 
RELATÓRIO: Essa prática não foi realizada em aula pois não tinha os insumos para realização da mesma. A orientação foi responder as perguntas com pesquisas realizadas.
1. Como loção capilar, explique a indicação e mecanismo de ação do minoxidil.
O minoxidil ajuda na vasodilatação, fazendo com que os vasos sanguíneos que estão próximos dos bulbos capilares sejam mais oxigenados e mais nutridos. O minoxidil é indicado pois a queda de cabelo é algo muito incômodo, principalmente para os homens e afeta a saúde e auto estima de muitos
2. Cite ao menos duas reações adversas comuns decorrentes do uso da loção capilar de minoxidil
As reações adversas do minoxidil podem ser irritações, coceiras no couro cabeludo, crescimentos em outras áreas do corpo, caso o produto seja aplicado de forma errada.
					TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR E PROTEÇÃO SOLAR 
RELATÓRIO: Essa prática não foi realizada em aula pois não tinha os insumos para realização da mesma. A orientação foi responder as perguntas com pesquisas realizadas.
1. Identifique o insumo utilizado na formulação que atua como protetor solar e descreva seu mecanismo de ação.
Um ingrediente comumente utilizado como protetor solar é o dióxido de titânio. O dióxido de titânio é um composto mineral que pode ser encontrado em formulações de protetor solar em forma de nanopartículas ou partículas maiores, o mecanismo de ação deste baseia-se em suas propriedades de refletir e dispersar a radiação ultravioleta do Sol. Essa molécula tanto pode dispersar os raios UVA como UVB. Outras recomendações além do dióxido de titânio são adequados, como por exemplo não se expor muito ao sol e usar roupas de proteção e procurar a sombra nos horários de maior intensidade.
2. Aponte os conservantes utilizados na formulação e sua importância.
Os conservantes são de grande importância pois ajudam a prevenir o crescimento de microorganismos como fungos e bactérias. Os conservantes utilizados nos protetores solares são o metilparabeno e o próprio parabeno, eles possuem propriedades anti microbianas que são eficazes contra vários microorganismos e eles ajudam também a prolongar a vida útil do produto prevenindo o crescimento de fungos e bactérias.
O Fenoxietanol, também inibe o crescimento de bactérias e fungos utilizados também nos cosméticos, além de ser utilizados protetores solares.
Benzoato de sódio: é um conservante antimicrobiano que inibe o crescimento de bactérias leveduras e fungos e pode ser utilizado na combinação com outros conservantes para melhor preservar o produto.
Sorbato de potássio: é um conservante com propriedades também antimicrobianas e o nível e o crescimento de bactérias é utilizado em várias formulações cosméticas incluindo protetores solares. 
Os conservantes eles ajudam a garantir a segurança e a qualidade do produto e também durante o uso evitando a contaminação de microrganismos que poderiam causar infecções e irritações na pele.
3. Explique como é calculado o FPS dos filtros solares.
Fator de proteção é um valor que indica a capacidade de um filtro solar em proteger a pele contra os raios ultravioletas. O cálculo é baseado em metodologias padronizadas e é feito em laboratório. Para se realizar o cálculo é necessário a comparação da quantidade de energia ultravioleta necessária para causar eritema, que é a vermelhidão na pele protegida pelo filtro solar em comparação com a quantidade de energia necessária para causar o eritema na pele e não protegida. O teste é realizado com voluntários que deixam a pele exposta a diferentes doses de radiação tanto com filtro como sem filtro. O fator de proteção é calculado dividindo o tempo necessário para causar a vermelhidão na pele protegida pelo tempo necessário para causar a vermelhidão na pele não protegida. Essa medida é uma medida protetiva e não absoluta quanto mais alto for o fator de proteção indica a maior proteção contra queimaduras solares, mas não significa que proteja totalmente contra os raios do Sol. Importante reaplicar o produto regularmente após nadar suar ou por um longo período de exposição solar.
				TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA HIGIENE E TRATAMENTO CUTÂNEO 
 
RELATÓRIO: Essa prática não foi realizada em aula pois não tinha os insumos para realização da mesma. A orientação foi responder as perguntas com pesquisas realizadas.
1. Na formulação do sabonete líquido, identifique o componente que possui propriedade antisséptica.
Um componente bastante utilizado na formação de sabonetes líquidos é o triclosan que é um agente antibacteriano eficaz contra uma grande quantidade de bactérias, incluindo as bactérias causadoras de doenças na pele. Ele atua interferindo na função das enzimas essenciais para o metabolismo das bactérias, o que ajuda na inibição do crescimento dessas bactérias e pode ajudar também a prevenir a proliferação e reduzir os riscos com as infecções. O triclosan ultimamente tem sido substituído por outros tipos de Anthony colombianos devido a uma preocupação no desenvolvimento da resistência bacteriana e o impacto ambiental que isso pode causar.
2. Identifique o pH ideal da formulação e a matéria-prima que pode ser utilizada para corrigi-lo.
O pH ideal do sabonete líquido pode variar dependendo da especificidade do produto e para qual tipo de pele ele se destina. O PH ideal para o sabonete líquido é de acordo com o PH da pele que varia entre 4,5 a 6,7. Para corrigir o PH de uma formulação de sabonete líquido é utilizado o ácido cítrico que ele é um ácido fraco encontrado em frutas cítricas como limão e laranja ele pode ser utilizado para diminuir o PH de uma solução. Além do ácido cítrico outrassubstâncias acidificantes como por exemplo ácido lático ou ácido acético também podem ser utilizadas para ajustar o PH de um sabonete líquido dependendo das necessidades específicas da formulação.
						TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES COSMÉTICAS PARA HIGIENE BUCAL 
RELATÓRIO:
1. Identifique todos os agentes conservantes e quelantes utilizados na formulação 
destaque a importância desse grupo de substâncias.
Os enxaguantes bucais podem conter uma variedade de agentes conservantes e Queluz para garantir a estabilidade do produto e prevenir o crescimento de micro-organismos indesejáveis. Alguns dos agentes conservantes e querentes comumente utilizados na formulação de enxaguante bucal são: 
Cloreto de benzalcônio: utilizado contra bactérias vírgulas fungos e vírus ajuda a prevenir a contaminação microbiana no enxaguante bucal.
Metilparabeno e propilparabeno: são conservantes amplamente utilizados na indústria, eles possuem propriedades bacterianas eficazes contra uma variedade de microrganismos.
EDTA: é um quelante que se liga aí os metálicos como o cálcio. Ajuda a prevenir a formação de depósitos minerais indesejados de produtos e auxilia na estabilização da formulação.
Citrato de sódio: quelante que também se liga aos Íons metálicos, ajuda a prevenir a formação de depósitos e estabilizar a formulação de enxaguante bucal.
Os enxaguante bucal são importantes pois possuem conservantes e quelantes na sua formulação que ajuda a prevenir o crescimento de microrganismos indesejáveis como bactérias fungos e vírus, existem microrganismos podem desenvolver em produtos líquidos como os enxaguantes pois possuem presença de águas e nutrientes.
2. Indique o mecanismo de proteção do flúor utilizado nas formulações bucais.
O flúor é o integrante amplamente utilizado em formulações bucais, como creme dental enxaguante bucal, devido ao seu papel na prevenção da cárie dentária, o mecanismo de proteção do flúor envolve uma combinação de ações no esmalte dental. Remineralização do esmalte dental, inibição da desmineralização, ação antibacteriana e redução da sensibilidade dentária.
A quantidade é adequada de flúor  formulações vocais deve ser equilibrada, pois o excesso de flor pode levar flor residentária, uma condição em que os dentes apresentam manchas brancas ou outras alterações estéticas ponto portanto é essencial seguir as recomendações de uso do produto e as orientações do seu dentista quando a quantidade de frequências adequadas do uso dos produtos com flor.
					TEMA DE AULA: CREME PARA RACHADURAS 
RELATÓRIO:
1. Descreva a classe e a função da ureia na formulação.
A Uréia  é uma substância química que pertence à classe dos hidratantes e umectantes ponto ela é utilizada em fórmulas para cremes de rachaduras na pele devido às suas propriedades hidratantes.
A principal são a ureia em cremes para as rachaduras e a hidratação intensa na pele ela ajuda a aumentar a hidratação das camadas externas fortalecendo a barreira cutânea e reduzindo a perda da água.
2. Explique o mecanismo de ação dos hidratantes.
Os hidratantes atuam no mecanismo de ação de hidratação da pele promovendo a retenção da água na camada externa da epiderme e melhorando a sua função da barreira eles possuem alguns mecanismos tais como: 
Umectação: alguns alguns produtos tais como a glicerina, o ácido hialurônico tem afinidade com a água esses componentes atraem e retém a água na superfície da pele, ajudando a aumentar a umidade cutânea.
Oclusão: muitos hidratantes contém ingredientes oclusivos como por exemplo os óleos minerais petrolados ou de dimeticona ponto esses ingredientes formam uma camada protetora na superfície da pele reduzindo a perda de água pela transpiração.
Muitos mecanismos de ação dos hidratantes contribuem para a retenção de água na pele aumentando a hidratação melhorando assim a sua elasticidade e protegendo contra o ressecamento, irritação e danos externos. Os hidratantes são especialmente úteis em condições de pele seca, desidratada, irritada ou danificada, proporcionando o alívio, restaurante a saúde da pele.
 
Referência 
BAPTISTA, K. F., & BONETTO, N. C. F. (2016). Estudo comparativo de xampus com e sem tensoativos sulfatados. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, São Paulo, 12(3), 1-18
DE FARIA COUTO, Wagner. Avaliação de parâmetros físico-químicos em formulações de sabonetes líquidos com diferentes concentrações salinas. Revista eletrônica de farmácia, 2007.
FERRARI, M., Oliveira, M. S., Nakano, A. K., Rocha-Filho, P. A. (2007). Determinação do fator de proteção solar (FPS) in vitro e in vivo de emulsões com óleo de andiroba (Carapa guianensis). Revista Brasileira de Farmacognosia, 17, 626-630.
https://www.manual.com.br/meu-manual/queda-capilar/tudo-sobre-minoxidil <acessado dia 16/06/2023>
MONTERROSO, L., Gonçalves, D., Silva, J., Silva, G., & Rodrigues, L. Trabalho Livre nº 21-Estudo do Efeito da Aplicação de um Creme Hidratante Suplementado com Ureia no Tratamento da Região Plantar do Pé Hiperqueratinizada em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II. 2019.
SCHALKA, S., & Reis, V. M. S. D. (2011). Fator de proteção solar: significado e controvérsias. Anais Brasileiros de Dermatologia, 86, 507-515.
SOUSA, H. M., ROCHA, A. F., BATISTA, A. B., FEITOSA, É. F., BATISTA, F. M. D. S., DA SILVA, H. G., ... & MADEIRA, R. V. C. Elaboração de um sabonete líquido para as mãos no contexto de um projeto de extensão: da formulação à caracterização físico-química. Centro Universitário UNIEURO, 2007.
ZANIN, S. M. W., miguel, m. D., barreira, s. M. W., nakashima, t., cury, c. D., & costa, c. C. Enxaguatório bucal: principais ativos e desenvolvimento de fórmula contendo extrato hidroalcoólico de salvia officinalis l. Visão acadêmica, v. 8, n. 1, 2007.

Continue navegando