Buscar

Relatório prática Cosméticos e Sanificantes PC

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS -
EAD 
	
RELATÓRIO 
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE PRÁTICA
Paulo César Franca Almeida 01486858
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: COSMÉTICOS E SANIFICANTES_Aula 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: PAULO CÉSAR FRANCA ALMEIDA
	MATRÍCULA: 01486858
	CURSO: FARMÁCIA
	POLO: SÃO RAIMUNDO NONATO – PI
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): JEOADA KAROLLYNE SILVA
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
				TEMA DE AULA: SHAMPOO PARA CASPAS 
 
RELATÓRIO:
1. Identifique a classe correspondente de cada insumo utilizado
Sulfeto de selênio – princípio ativo;
Metilparabeno – conservante;
Propilparabeno – conservante;
Shampoo – veículo.
2. Explique a função de cada insumo da formulação
Sulfeto de selênio tem função e ação antisséptica, antifúngica e anti-seborréica;
Metilparabeno é um conservante de amplo espectro de ação microbiano, sendo efetivo contra bactérias gram-positivas, leveduras e fungos, e menos eficaz contra as bactérias gram-negativas;
Propilparabeno é um conservante utilizado para prevenir o crescimento de bactérias, fungos e outros microrganismos na formulação do shampoo;
Shampoo é um veículo, funciona como emulsificante e surfactante utilizado em shampoos para criar espuma e remover a sujeira, o óleo e os resíduos do cabelo e do couro cabeludo.
3. Explique os tipos de tensoativos existentes e a diferença entre eles.
Os tensoativos são normalmente classificados de acordo com a natureza do seu grupo polar em quatro subsegmentos: aniônicos, não-iônicos, catiônicos e anfóteros. Enquanto os agentes tensoativos catiônicos possuem carga positiva, os aniônicos apresentam carga negativa, os não-iônicos não possuem carga e os tensoativos anfóteros têm carga positiva ou negativa variando conforme o pH da mistura.
Os tensoativos aniônicos apresentam em suas moléculas uma região polar de carga negativa. Representam o subsegmento de tensoativos mais utilizado no Brasil devido ao custo relativamente mais baixo. Possuem boas propriedades de limpeza, alto poder espumante, detergente e umectante.
Os tensoativos não-iônicos são sobre-engordurantes, emulsionantes de condicionadores bem como agentes solubilizantes em xampus e sabonetes líquidos. São moléculas com maior afinidade com a água, não liberam íons quando estão contidos em solução aquosa, estabilizam a espuma, trazendo uma cremosidade. Eles são derivados do polioxietileno e polioxipropileno, álcoois graxos etoxilados, amidas e alcanolamidas de ácidos graxos.
Os tensoativos catiônicos são caracterizados por possuírem em suas moléculas um grupo hidrofílico carregado positivamente. Possuem baixo poder detergente, mas são os tensoativos que apresentam a mais alta capacidade de aderência às superfícies sólidas, mesmo após a retirada da solução do tensoativo.
Os tensoativos anfóteros são caracterizados por apresentarem, na mesma molécula, grupamentos positivo e negativo. Possuem não só boas propriedades de tensão superficial e concentração de partículas, mas também de umectância e penetração.
					TEMA DE AULA: LOÇÃO CAPILAR DE MINOXIDIL 
RELATÓRIO:
1. Como loção capilar, explique a indicação e mecanismo de ação do minoxidil.
Indicação: queda capilar e para pacientes com alopecia androgenética.
Mecanismo: foi demonstrado que a medicação aumentou o fluxo sanguíneo para a região do couro cabeludo, além de promover a transição dos folículos capilares da fase telógena de seu repouso até uma fase anágena ativa pela ativação dos canais de potássio.
2. Cite ao menos duas reações adversas comuns decorrentes do uso da loção capilar de Minoxidil
Hipertricose: trata-se de um aumento no crescimento do cabelo, que pode ocorrer nas áreas onde a loção é aplicada;
Prurido: esta é uma sensação de coceira no couro cabeludo;
Outros possíveis efeitos colaterais do minoxidil incluem edema (inchaço), hipotensão (pressão arterial baixa), náuseas e dermatite (irritação da pele). É importante ressaltar que a ocorrência de efeitos colaterais pode variar dependendo do organismo do indivíduo e da dosagem utilizada.
					TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR E PROTEÇÃO SOLAR 
RELATÓRIO:
1. Identifique o insumo utilizado na formulação que atua como protetor solar e descreva seu mecanismo de ação.
O óxido de zinco foi o insumo utilizado em formulações para proteção solar. Logo, ele atua como um filtro solar físico, refletindo e dispersando os raios UV. Ao ser aplicado na pele ou nos cabelos, cria uma barreira que protege contra queimaduras solares, danos e envelhecimento precoce. Além disso, possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias. É incorporado em produtos capilares para proporcionar proteção contra os raios solares.
2. Aponte os conservantes utilizados na formulação e sua importância.
O Metilparabeno e o Propilparabeno, são utilizados na formulação de cosméticos por possuir ação conservante e antimicrobiana na formulação. Cuja função principal é retardar ou inibir o crescimento microbiológico durante sua fabricação e estocagem, consequentemente proteger o produto final de possíveis contaminações de bactérias, fungos e leveduras.
3. Explique como é calculado o FPS dos filtros solares.
O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que determina o tempo máximo de exposição ao Sol em que a pele está protegida por um protetor solar. O FPS é determinado a partir do conhecimento da Dose Mínima de Eritema (DME), isto é, o tempo mínimo de exposição aos raios solares para que ocorra vermelhidão da pele. O FPS é definido pela razão do DME para uma pele protegida pelo DME da pele desprotegida. O DME para a pele desprotegida depende do tipo de pele de cada indivíduo. Assim, quanto mais clara for a pele, menor será o tempo de exposição aos raios solares capaz de gerar queimaduras.
 
				TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA HIGIENE E TRATAMENTO CUTÂNEO 
 
RELATÓRIO:
1. Na formulação do sabonete líquido, identifique o componente que possui propriedade antisséptica.
Irgasan DP300 (Triclosan)
2. Identifique o pH ideal da formulação e a matéria-prima que pode ser utilizada para corrigi-lo.
O pH ideal deve ser entre 5,5 e 6,5 pois, o composto corretor usado é o ácido cítrico (50%) para formulação que está sendo preparada.
						TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES COSMÉTICAS PARA HIGIENE BUCAL 
RELATÓRIO:
1. Identifique todos os agentes conservantes e quelantes utilizados na formulação e destaque a importância desse grupo de substâncias.
Conservantes: benzoato de sódio, álcool etílico 96º GL, cloreto de cetilpiridínio (CCP) e metilparabeno.
Quelantes: EDTA
Os conservantes utilizados em cosméticos são substâncias empregadas para prevenir a contaminação por microrganismos e manter a integridade do produto farmacêutico, além de proteger o consumidor de uma potencial infecção. A utilização dos conservantes se faz necessária, pois não temos como ter um ambiente 100% estéril para fabricação de qualquer produto, logo estes microrganismos – como bactérias, fungos e leveduras – podem degradar algumas substâncias presentes e deteriorar o cosmético, fazendo com que ele mude de forma, cor, odor e até sabor.
Os quelantes também são chamados de sequestrantes, e são muitos utilizados na indústria de cosméticos para evitar problemas de estabilidade como mudança de cor, cheiro e aparência. Eles atuam complexando e inativando íons metálicos, como cálcio, ferro, cobre e magnésio, que são provenientes da água, ou de alguma outra matéria-prima da formulação do cosmético. Esses íons metálicos podem causar sérios problemas na fórmula dos cosméticos, e os quelantes são usadosjustamente para impedir esses problemas. O quelante mais eficaz e moderno é o EDTA. Ele cumpre sua função muito melhor do que outros quelantes como os citratos por exemplo.
2. Indique o mecanismo de proteção do flúor utilizado nas formulações bucais.
O flúor presente nas formulações bucais atua de duas maneiras principais para proteger os dentes. Primeiro, ele fortalece e remineraliza o esmalte dental, ajudando a repor minerais perdidos e prevenindo a desmineralização causada por ácidos. Segundo o flúor possui propriedades antimicrobianas, inibindo o crescimento das bactérias que causam cáries e reduzindo a formação de placa bacteriana. Esses mecanismos de ação do flúor ajudam a fortalecer os dentes, prevenir cáries e manter uma boa saúde bucal.
					TEMA DE AULA: CREME PARA RACHADURAS 
RELATÓRIO:
1. Descreva a classe e a função da ureia na formulação.
A ureia pertence à classe dos compostos orgânicos nitrogenados, as amidas. Na formulação é utilizada como um agente hidratante umectante, pois é capaz de reter a umidade da pele, evitando a perda excessiva de água.
2. Explique o mecanismo de ação dos hidratantes.
O principal mecanismo de um hidratante é sua ação por meio de processos de oclusão e umectação. Os hidratantes oclusivos formam na epiderme um filme hidrofóbico na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água, contribuindo para a manutenção da hidratação da pele. As substâncias oclusivas usadas em produtos cosméticos são de caráter oleoso, o que contribui também para uma maior maciez e suavidade da superfície cutânea. No caso das substâncias que agem por umectação apresentam propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem a umidade da atmosfera. Para isso, é necessário que a umidade relativa do ar este já adequada. Essas substâncias apresentam caráter hidrossolúveis e são indicadas para peles oleosas.
Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fator-protecao-solar-fps.htm
https://acquablog.acquasolution.com/acao-do-fluor-no-combate-a-carie/
https://tricosalusclinics.com.br/minoxidil-o-que-e-para-que-serve-e-quando-utilizar/
https://www.phileodontologia.com.br/conheca-algumas-vantagens-do-fluor
https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/hidratante-com-ureia-bom
https://www.biosanas.com.br/post/179/escolhendo-o-melhor-hidratante-para-a-sua-pele
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1356276270FPS.pdf
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/fator-protecao-solar-fps.htm
image2.png
image3.emf
image1.png

Continue navegando