Buscar

Exercício - Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício - Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito 3
Texto da questão
Texto I 
 Fontes não jurídicas podem gerar receio aos criadores de conteúdo jurídico. Explica-se: quando uma fonte se pauta nas ciências humanas, tais quais a filosofia ou a história, se deve levar em consideração a potencial parcialidade ali contida. Isso se dá tendo em vista que a construção filosófica e histórica leva em conta a interpretação, matéria que não possui a propriedade exata da matemática, por exemplo. Assim sendo, pode-se haver para uma mesma questão diferentes pontos de vista, não necessariamente a eles podendo ser facilmente atribuídos valores de falsidade ou verdade.
 Fonte: Saraiva Educação.
 
Texto II 
 (….) não há como acolher por inteiramente verdadeiro o que ali se diz, já que os filósofos poderiam estar se referindo a uma sociedade hipotética, ideal, e não real, da qual participassem; assim, não se pode afirmar, com segurança, que as passagens porventura escolhidas discorressem sobre a correspondente estrutura administrativa e judiciária do período; e mais de uma sequência, aliás, verifica-se que estes autores usam a expressão “deve ser” o que não significa dizer que “é”. Por sua vez, os discursos proferidos pelos exímios oradores durante o calor dos debates, nos tribunais nem sempre estariam acompanhando também o originário espírito da lei, como a argumentação não se fazia para convencer juízes togados, mas jurados leigos, permitiam-se expedientes próprios da oratória, capazes de impressionar o público para o qual aquela se dirigia.
 
Fonte: AZEVEDO, Luiz Carlos. O direito grego antigo. In: Introdução à História do Direito. 3. ed, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, p.38-48.
A democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, e tinha como característica
Escolha uma:
a. Ser uma forma de governo que levava em conta os interesses das minorias.
b. Ser uma forma de governo que abrangia os interesses dos cidadãos das cidades-estados. 
c. Ser uma forma de governo que levava em conta os interesses de todos os indivíduos de Atenas.
d. Ser uma forma de governo que garante o direito universal ao voto.
e. Ser uma forma de governo totalitária, focada na figura do tirano.

Continue navegando