Buscar

ATIVIDADE 1 FAR - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - 512024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 1 – FAR - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - 51/2024
Instruções para responder à atividade de estudo 1
- Nesta atividade você deverá anexar o arquivo com a resposta.
- Utilize o Modelo de Resposta Padrão da AE1 para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes neste modelo.
- Ao final do enunciado desta atividade no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
 
Os pilares da Política Nacional de Medicamentos (PNM) são a garantia de acesso aos medicamentos essenciais e seu uso racional. A criação da PNM veio de encontro a uma crescente ampliação dos serviços de saúde decorrentes da implantação e desenvolvimento do SUS. O aumento da oferta de serviços gerou, consequentemente, um aumento na demanda pelo acesso aos medicamentos, principal ferramenta terapêutica empregada.
Esse cenário conduziu à reorientação da Assistência Farmacêutica, que era voltada somente à aquisição e distribuição de medicamentos, passando a ser reorientada de modo a desenvolver nas três esferas de governo ações que promovam o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, devendo estar fundamentada na descentralização da gestão, na promoção do uso racional de medicamentos, na otimização e na eficácia do sistema de logística de distribuição em todo setor público, implementar mecanismos de redução de preços dos produtos para facilitar o acesso aos medicamentos. Para tanto, a gestão da Assistência Farmacêutica encontra-se organizada na forma de um ciclo constituído de várias etapas, nas quais o papel do farmacêutico é imprescindível (Pereira, 2022).
Fonte: PEREIRA, J. G. Assistência Farmacêutica. Centro Universitário de Maringá. Maringá: Unicesumar, 2022
1) Elabore uma representação esquemática (figura) do Ciclo da Assistência Farmacêutica, indicando cada uma de suas etapas. Você pode utilizar a ferramenta “SmartArt” do Office, ou, caso preferir, desenhar e inserir a foto no arquivo.
2) Explique brevemente cada etapa do Ciclo de Assistência Farmacêutica.

Continue navegando

Outros materiais