Buscar

TEMP1 3 Produção de energia, biossíntese e reprodução dos microrganismos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Produção de energia, biossíntese e reprodução dos microrganismos
1. Há dois tipos de reações químicas envolvidas no metabolismo energético das células. Quais são?
a) Reações endotérmicas e exotérmicas.
______________________________________________________________________
2. Sobre o metabolismo bacteriano, podemos citar como exemplo de reação química endotérmica o processo de fotossíntese, e como exemplo de reação química exotérmica, a respiração celular. Qual a principal diferença entre elas?
e) REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Conclui-se que a variação de energia é negativa. REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Dessa forma, a variação de energia é positiva.
________________________________________________________________________
3.  Podemos dizer que o ATP é formado em quatro etapas. Em cada uma das etapas, obtém-se um composto que é utilizado na etapa seguinte, até que, na última etapa, obtém-se o próprio ATP. Primeira etapa: ocorre a combinação da adenina com a ribose (açúcar), formando a adenosina: adenina + ribose = adenosina. Segunda etapa: ocorre a ligação da adenosina com uma molécula de ácido fosfórico (H3PO, formando o AMP (abreviação de adenosina monofosfato). Terceira etapa: ocorre a ligação do AMP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ADP (abreviação de adenosina difosfato). Marque a alternativa que melhor descreve a quarta etapa na formação da ATP:
c) Quarta e última etapa: ocorre a ligação do ADP com outra molécula de ácido fosfórico (H3PO4), formando o ATP.
4. O termo "metabolismo" refere-se ao conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou organismo. O metabolismo é um conjunto de eventos altamente regulado. A vida só é possível se há um alto nível de regulação controlando cada evento celular. Tal nível de regulação é possível pela propriedade das enzimas de reconhecerem seus substratos de forma específica. Com base nessa propriedade, as enzimas obedecem a rotas pré-programadas, que são as vias biossintéticas (anabolismo) e as vias catabólicas (catabolismo). Portanto, o metabolismo é constituído de anabolismo e catabolismo. Marque a alternativa que melhor realiza a diferenciação entre esses dois termos.
b) Anabolismo é o conjunto de todas as reações de síntese de compostos orgânicos estruturais (proteínas da membrana plasmática, glicoproteínas) e funcionais (enzimas, hormônios) de uma célula. O catabolismo é o conjunto de todas as reações de degradação de compostos orgânicos destinados a fornecer matéria-prima para a síntese de outros compostos e para a transformação de energia.
________________________________________________________________________
5. Do ponto de vista nutricional, as bactérias dividem-se em duas grandes classes fisiológicas dependendo da forma de obtenção de fontes de energia para a realização de suas atividades vitais: as bactérias heterótrofas e as bactérias autótrofas. Marque a alternativa que melhor explica essa diferenciação.
a) As bactérias heterótrofas requerem a presença de uma fonte de carbono orgânica pré-formada em seu meio de crescimento, como substrato oxidável para a produção de ATP e para síntese de seus componentes estruturais e funcionais. As bactérias autotróficas independem de compostos orgânicos pré-formados como fontes de carbono.

Mais conteúdos dessa disciplina