Buscar

AD 1 2015 2 fundametos da educação 4 Aldacira da Fonseca Xavier (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
 (
Avaliação à Distância 
1
(AD
1
)
Disciplina:
 
Fundamentos da educação 
IV
Coordenador: 
Professor Will
i
am Soares
Tutor Presencial: Haroldo
CURSO:
 BIOLOGIA
POLO:
 RESENDE
ALUNO:
 
ALDACIRA DA FONSECA XAVIER
MATRÍCULA:
 
 
12212020057
DATA:
20/
0
8
/2015-
2
 
 
 
)
Questão 1
a) Para Marx, se faz necessário que haja constante processo de mudança. Pois o motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Ainda segundo Mark, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante. No capitalismo, a classe dominante é a burguesia; e aquela que vende sua força de trabalho e recebe apenas parte do valor que produz é o proletariado. Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da educação. Para isso seria necessário aprender fatores que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações “de partido ou de classe”. Marx via na instrução das fábricas, criada pelo capitalismo, qualidades a ser aproveitadas para um ensino transformador principalmente a maneira com que encarava o aprendizado para o trabalho. 
 Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade. Nessa concepção durkheimiana (também chamada de funcionalista), as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento que forma a conduta do indivíduo num grupo. Ainda segundo Durkheim, o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela",. 
 Segundo Weber a sociedade é o fruto das ações racionais dos indivíduos, isso faz com que o indivíduo seja um ser autônomo, livre para escolher. Esta é uma contribuição para implementação de uma escola ideal. O papel do educador e da escola é ajudar o aluno na sua capacidade de reflexão como ser humano. Possibilitando assim, a criação de mecanismos de mudança dentro da sociedade. 
b)  Para Durkheim, a comunidade é anterior a sociedade, ou melhor, a comunidade se transforma em sociedade. Já para Weber comunidade e sociedade andam juntas. A comunidade existe no interior da sociedade, como por exemplo, a família (comunidade) que existe dentro da sociedade. 
 A teoria marxista é, substancialmente, uma crítica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma crítica que não se limita a teoria em si. Marx, aliás, se posiciona contra qualquer separação drástica entre teoria e prática, entre pensamento e realidade, porque essas dimensões são abstrações mentais (categorias analíticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa. Karl Marx compreende o trabalho como atividade que constrói a humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem é radicalmente revolucionária em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação construtora das demais. Para Mark, a educação pode oprimir ou emancipar o indivíduo, dando oportunidade para o seu desenvolvimento na sociedade. Para Durkheim, a educação é uma ferramenta que torna o indivíduo membro da sociedade.
c) Os autores, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber: define educação de maneira grandiosa, onde deve ser vista e praticada por toda sociedade. E não como organizações ou propriedade de um determinado grupo. Suas idéias principais é fortalecer o campo escolar, formando pessoas capazes de construir uma sociedade mais justa, politicamente e economicamente. 
Durkheim acredita que a sociedade estabelece os caminhos que cada individuo deve trilhar, no sentido de manter a ordem e buscar o progresso. Nesse contexto, a educação e a escola tem o papel de socializar o indivíduo para que ele se desenvolva dentro dos padrões preestabelecidos no seu grupo social.. Enfim, podemos perceber que a leitura que Durkheim faz da sociedade e da função que a educação exerce sobre esses indivíduos é de formar indivíduos que se adaptem à estrutura dessa mesma sociedade e manter a ordem social.
Já para Karl Marx a educação assume uma visão diferente, visto que ele não elaborou uma teoria pedagógica. Toda a concepção de Marx acerca de emancipação humana só pode ser plenamente compreendida através da oposição entre trabalho alienado e trabalho produtivo. Diferentemente de Durkheim e Marx, Weber persistiu em toda a sua obra numa visão pessimista da sociedade moderna e resignada em ralação aos problemas desta, inclusive os de educação. 
Enfim, é impossível se colocar á altura dos principais temas e questões do nosso tempo sem entender o pensamento desses três autores Durkheim, Karl Marx e Max Weber para a educação nos dias de hoje. Na verdade, nenhum dele traz formulas prontas, mas cada um a sua maneira nos faz refletir sobre educação.
 Questão 2 
 “ Para Ausubel (1963, p. 58), a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idéias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento”.
Em outras palavras na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.  Modificou o foco do ensino, do modelo do estímulo, resposta, reforço positivo, para o modelo aprendizagem significativa mudança que leva ao construtivismo. O diálogo da tirinha da Mafalda, refere-se a um conceito fora da realidade do aluno, por esse motivo, há uma falta de interesse da parte do aluno, pois o mesmo tem uma realidade de vida, e no momento da aprendizagem, onde o professor deveria facilitar o conteúdo, afim de alcançar o objetivo que é o conhecimento, simplesmente um conteúdo que não faz parte da vivência desse aluno, é levado à sala de aula um assunto referente a objetos que ele nem sabia que existia. 
             A aprendizagem significativa deve ser o objetivo de todo o ensino e ocorre quando uma nova informação se relaciona de forma não-arbitraria e não-literal, a conhecimentos específicos existentes na estrutura cognitiva de quem aprende, que possam servir, portanto, de ancoradouro as novas informações.”
              Trata-se basicamente de uma técnica não tradicional de avaliação que busca informações sobre os significados e relações significativas entre conceitos-chave da matéria de ensino segundo o ponto de vista do aluno, Moreira (2012). Diante desta discussão entendemos que Aprendizagem significativa vai muito além da simples aquisição de conhecimento, pois segundo a teoria de Ausubel a aprendizagem significativa exige diversos processos cognitivos, que compõe o processo ensino-aprendizagem.
Referências: Texto EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS: MARX, DURKHEIM E WEBER. Paula Cristina Lopes*
Bibliografia Archer, M. (1980). “The sociology of educational systems” in T. Bottomore., S. Nowak, & M. Sokolowska, Sociology of the State of Art. London: Sage Publications. Aron, R. (1991). As Etapas do Pensamento Sociológico. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cruz, M. B. (1989). Teorias Sociológicas – Os Fundadores e os Clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Durkheim, E. (2009). Educação e Sociologia. Lisboa: Edições 70. Marx, K. (1978). Crítica da Educação e do Ensino. Lisboa: Moraes. Morrow,R. A., & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação: Uma Crítica das Teorias da Reprodução Social e Cultural. Porto: Edições Afrontamento.

Outros materiais