Buscar

ESCOLA VIRTUAL GOV - GARANTIA DE DIREITOS E ATENÇÃO À PESSOA IDOSA - Exercício Avaliativo - Módulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA VIRTUAL GOV.
GARANTIA DE DIREITOS E ATENÇÃO À PESSOA IDOSA
Parte superior do formulário
Exercício avaliativo - Módulo 1
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a relevância das políticas públicas que visam o reconhecimento e a promoção social da pessoa idosa no Brasil, analise as sentenças abaixo.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
 a. Na perspectiva atual dos direitos humanos e das políticas de inclusão, a pessoa idosa configura-se como sujeito político de direitos, buscando uma vivência digna, mas ainda tendo como referência a concepção tradicional da velhice.
 b. No Brasil, o Estatuto do Idoso constitui um importante passo em prol da pessoa idosa ao preconizar que a família é o único ente obrigado a garantir a proteção à saúde do idoso.
 c. Segundo dispõe expressamente o Estatuto do Idoso, o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.
 d. De acordo com Fernandes e Soares, a descentralização político administrativa, uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso, prejudicou a adoção de uma perspectiva mais ampla em relação ao atendimento da população idosa em todas as suas particularidades.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta correta: C - De   acordo   com   o   Artigo   8°   do   Estatuto   do   Idoso,   o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.
“A” errada. Observa-se que a pessoa idosa vem, paulatinamente, deixando de ser compreendida como um grupo ocioso, que, em tese, apenas usufruía de aposentadoria e demais benefícios que a fase da vida lhe confere, para  assumir um papel ativo diante do contexto social em que se encontram inseridos. Assim, o que mudou nesse contexto é a forma que se compreende a pessoa idosa em razão de direitos adquiridos, inclusive preconizados legalmente diante da esfera governamental articulada à esfera social, que demanda as reais necessidades da população que envelhece. Assim, a pessoa idosa passa a configurar-se como sujeito político de direitos, implicando em uma nova forma de concepção da velhice.
“B” errada. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) constitui um passo de grande importância em prol da pessoa idosa. Em seu Art. 3° o Estatuto aponta que “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. ” Em seu Art. 9º preconiza que “É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. ”
“D” errada. Com a contribuição das autoras Fernandes e Soares, compreendemos que o processo de descentralização reforça uma perspectiva mais ampla em relação ao atendimento da população idosa, considerando que envolve outros pares no tocante às ações que tratem da pessoa idosa em todas as suas particularidades, fomentando a participação dos municípios e dos estados em prol da atenção a essa demanda, e dessa maneira, chama a população como um todo para perceber de maneira diferenciada seu público mais velho. Dessa forma, promove as pessoas idosas numa maior interação social efetivando sua promoção de direitos.
A resposta correta é: Segundo dispõe expressamente o Estatuto do Idoso, o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social.
Parte inferior do formulário
 Parte inferior do formulário

Outros materiais