Buscar

A Comunicação na Engenharia de Segurança

Prévia do material em texto

A Comunicação na Engenharia de Segurança
Nesta aula você aprendeu
· Como seres humanos, somos atraídos uns pelos outros e nos comunicamos em uma variedade de capacidades. Sempre que você conversou, mandou uma mensagem para um amigo ou fez uma apresentação de negócios, você se envolveu em comunicação. Sempre que duas ou mais pessoas se reúnem para trocar mensagens, elas estão engajadas nesse processo básico. Embora pareça simples, a comunicação é bastante complexa e possui vários componentes.
· Existem vários papéis que cada indivíduo desempenha diariamente, dependendo do contexto de uma interação. O que toda interação tem em comum é a necessidade de uma comunicação clara e eficaz.
· A comunicação permite a troca, o diálogo, a informação, também tecnologia, conselhos e ajuda no trabalho em equipe. Basicamente, tudo é comunicação. Dessa forma, quando ela não existe fica impossível alcançar os objetivos.
· Na engenharia de segurança do trabalho a comunicação se torna ainda mais importante. Quando existe uma falha ou barreira nessa etapa, isso pode ocasionar em problemas no processo e colocar a saúde do trabalhador em risco.
· A comunicação nem sempre será verbal. Sendo assim, existe a comunicação por meio de sinais, gestos e até mesmo placas ou materiais para leitura. Por exemplo, a NR-26 apresenta as diretrizes para sinalização de segurança dentro de uma empresa, com o objetivo de garantir a proteção dos trabalhadores. Assim, a NR-26 nos reforça a importância da boa comunicação na engenharia de segurança do trabalho.
· Existem alguns elementos básicos que ajudam a tornar qualquer comunicação completa e eficaz. São eles:
· ​Remetente
O remetente apresenta suas ideias a outra pessoa ou a um grupo de pessoas. Por exemplo, quando um gerente informa sua equipe sobre o lançamento de um novo produto ou serviço, ele é o remetente. O emissor é o iniciador em qualquer comunicação e cabe a ele direcionar como o receptor compreende a informação. 
· Receptor
O receptor é a pessoa ou grupo de pessoas para quem uma mensagem é enviada ou para quem ela se destina. Seja uma mensagem, uma ideia, uma informação ou uma solução, é tarefa do receptor entendê-la e agir de acordo.
Por exemplo, quando Mahatma Gandhi iniciou o Movimento Quit India, ele fez discursos para dizer às pessoas que seu objetivo era alcançar a independência. Seu público entendeu sua mensagem, participando do movimento com convicção. Ele foi capaz de encorajá-los a agir apenas com suas palavras. Isso é resultado de uma comunicação eficaz. 
· Mensagem
A maioria de nós toma a mensagem apenas como uma informação transmitida pelo remetente ao destinatário. No entanto, há mais do que isso. A mensagem é o coração da comunicação. Interpretá-la da maneira que deve ser interpretada é o que torna a comunicação bem-sucedida. Mas, as pessoas podem interpretar a mesma mensagem de forma diferente. Por exemplo, os discursos do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, muitas vezes evocaram reações mistas em todo o mundo. Você já se perguntou por quê? Isso porque a mesma mensagem é interpretada de formas diferentes por pessoas diferentes. Muitos fatores influenciam como uma mensagem é compreendida. A imagem ou as ações do orador desempenham um dos papéis mais importantes na forma como o receptor ou o público entendem sua mensagem.
· ​Meios De Comunicação
É uma maneira de enviar uma mensagem codificada ao receptor. A mídia pode ser de vários tipos. Pode incluir comunicação face a face ou meios populares, como e-mails, aplicativos de mensagens, televisão e vídeos. 
Hoje, dependemos muito de plataformas digitais, como mídias sociais e aplicativos de mensagens, para nos comunicarmos com nossos pares e colegas. As pessoas se acostumaram a decodificar textos graças a emoticons e pontos de exclamação.
· Codificação E Decodificação
Uma mensagem geralmente contém certos sinais e símbolos em diferentes mídias. Afinal, nem sempre nos comunicamos com palavras. Pode haver imagens, ações, áudio ou outras formas de transmitir uma mensagem. O objetivo é ser claro e conciso para transmitir seu ponto de vista sem confundir o destinatário. Caso contrário, a mensagem pode ser distorcida em algo que você não pretendia. 
Vamos dar um exemplo para entender como isso funciona:
Suponha que um funcionário chamado Ajay perceba que não poderá cumprir o prazo de um relatório que deveria enviar até o final do dia. Ele envia um e-mail para sua gerente informando-a sobre o mesmo e mencionando os motivos do atraso. Em outras palavras, Ajay codificou sua mensagem por e-mail.
O gerente de Ajay lê o e-mail, decodifica a mensagem e começa a pensar em maneiras de informar o cliente sobre o atraso.
· Comentários
Você também pode chamá-lo de 'reação' ou 'resposta' do receptor à mensagem. O feedback ajuda o remetente a entender a eficácia da comunicação que iniciou. Quando estiver interagindo com seus colegas ou amigos, preste muita atenção em como eles respondem ao que você está dizendo ou escrevendo. 
Um exemplo de feedback é a reação do público a um filme. Pessoas diferentes respondem ao mesmo filme de formas diferentes, então a mesma mensagem, que é o filme, recebe diferentes interpretações e reações. 
Em um contexto profissional, o feedback é um dos aspectos mais críticos para medir seu desempenho. É uma conversa assustadora, mas se feita com uma mente clara, pontos relevantes e objetivos em mente, você pode construir um argumento forte para si mesmo. O feedback eficaz pode ajudá-lo com avaliações de desempenho, comunicar suas expectativas e obter uma promoção no trabalho.
 
Como aplicar na prática o que aprendeu
O discurso de Swami Vivekanand ao Parlamento Mundial das Religiões em Chicago (1893) é considerado inovador. Quando Mahatma Gandhi iniciou o Movimento Quit India em 1942, seus discursos inspiraram todo o país a se unir. O famoso discurso de Martin Luther King Jr., dizendo “Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”, trouxe uma grande mudança na América.
Agora, reflita: você já se perguntou o que tornou esses discursos icônicos e memoráveis? Foram os elementos de comunicação que os tornaram eficazes. Por isso, entender as chaves de uma boa comunicação e praticá-las pode nos levar ainda mais longe, seja na segurança do trabalho ou até mesmo na nossa vida pessoal. 
 
Dica quente para você não esquecer
A comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Tenha sempre em mente que você precisa ser compreendido da maneira mais clara possível. Por isso, tenha certeza que o outro está entendendo a mensagem transmitida.
 
 
Referência Bibliográfica
MOTA, M.C.Z; Psicologia aplicada em segurança do trabalho. Brasil: LTR, 2022.
NORDQUIST, RICHARD. "The Basic Elements of the Communication Process." ThoughtCo. Disponível em: < thoughtco.com/what-is-communication-process-1689767 >. Acesso em 20/09/2022

Mais conteúdos dessa disciplina