Buscar

Aquisição da Linguagem ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22024 2

Prévia do material em texto

Aquisição da Linguagem
ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22024 2
No decorrer do seu material de estudo, você teve acesso às acepções o “Contínuo de Kendon”, que são os quatro tipos de gestos inter-relacionados. A esse respeito, assinale a opção que apresenta informações verdadeiras sobre o assunto.
Escolha uma opção:
a. A pantomima é considerada como um tipo de fala que indica representação de ações, apontando para um aspecto narrativo.
b. Os teóricos que apresentam estudos sobre o assunto destacam que a presença da gesticulação é grande nos meses iniciais de vida do bebê.
c. Os gestos emblemáticos são aqueles  que, por exemplo, utilizamos para balançar a cabeça,  aprovando e/ou desaprovando uma situação. 
d. A língua de sinais é entendida como  um sistema linguístico universal, uma vez que, as línguas de sinais têm estrutura linguística semelhantes.
e. |Os sinais são obrigatoriamente dependentes da fala, porque têm propriedades essenciais de uma língua.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os desvios fonológicos possuem visões distintas: ordem fonológica e  evolutiva. Na perspectiva evolutiva os desvios também são classificados em três categorias evolutivas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
Escolha uma opção:
a. O atrasado:  a criança usa estágios diferentes para desenvolver e isso ocasiona o desencontro cronológico.
b. O variável:  a criança utiliza padrões atípicos que são considerados idiossincráticos.
c. O variável:  a criança aprende os padrões normais, porém demora mais do que o esperado pra isso. 
d. O diferente:  a criança usa estágios diferentes para desenvolver e isso ocasiona o desencontro cronológico.
e. O atrasado:  a criança aprende os padrões normais, porém demora mais do que o esperado pra isso.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Nas revisões de literatura sobre o assunto, infere-se que a etiologia das dificuldades de linguagem e aprendizagem são múltiplas e envolvem diversos fatores que, muitas vezes, estão inter-relacionados. Sobre isso analise as afirmativas: 
I. Causa ambiental: Fatores de risco sociais e emocionais.
II. Atraso isolado da linguagem expressiva (constitucional): Atraso de causa não-demonstrável associado a compreensão, pragmática e desenvolvimento não-verbal normais.
III. Déficit cognitivo: influencia a aquisição da linguagem após 6-9 meses, quando observam-se alterações da vocalização (perda da qualidade vocal, consoantes que desaparecem ou não chegam a surgir, modificação da sonoridade das vogais) até que apenas sons primitivos e guturais acabam por persistir.
IV. Autismo: Caracterizam-se por limitações significativas da função linguística que não podem ser da linguagem atribuídas a perda auditiva, déficit cognitivo ou alterações da estrutura e função enciafonadora.
Está correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma opção:
a. II e  III  apenas. 
b. I e  IV  apenas.
c. III e  IV  apenas.
d. I e  III  apenas.
e. I e  II  apenas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Considerada o canal visogestual essencial para o desenvolvimento da aquisição de linguagem da pessoa surda, essa metodologia surgiu em meio ao caos na área da educação, porque os surdos, naquela época, chegavam ao final da etapa de ensino, o atual ensino fundamental II, sem saber ler e escrever de maneira adequada. A essa metodologia foi dada o nome de:
Escolha uma opção:
a. Bilinguismo 
b. Dualidade e Comunicação
c. Comunicação e Expressão
d. Comunicação Dupla
e. Oralismo Puro
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A perspectiva de  Multimodalidade  considera a conexão de três componentes da interação: olhar, gestos e produção vocal, que emergem concomitantemente, ou seja, uma inter-relação entre os elementos multimodais. 
A partir do apresentado sobre a Multimodalidade e a Aquisição da Linguagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
No que se refere à multimodalidade englobando o uso dos gestos e da fala, entende-se que eles estão interligados a uma mesma matriz de significação e juntos completam-se. 
Contudo,
O gesto quando produzido isoladamente, domina a comunicação, ele toma forma de língua (como é o caso dos sinais no continuum de Kendon).
A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O desvio fonológico é considerado pelos especialistas como um transtorno linguístico, que proporciona alterações na produção da fala da criança e na ausência de determinados fatores etiológicos. A esse respeito analise as afirmativas abaixo:
I. Durante a aquisição fonológica é esperado que ocorram substituições e/ou omissões de fonemas (não realização de segmentos e até de estruturas silábicas complexas).  
II. Quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até  mais ou menos os 4 anos de idade,  a criança que apresenta tal dificuldade é classificada como portadora de desvio fonológico.
III. É inelegível a fala de crianças com desvio fonológico de grau moderado a severo, o que ocasiona situações adversas na comunicação, como também na  interação social da criança.
IV. Os desvios fonológicos possuem visões distintas: ordem fonológica e  evolutiva. 
Está correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma opção:
a. I, II, apenas.
b. I, II, III e IV. 
c. I, III e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. III e IV, apenas.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os problemas da linguagem oral, na maioria das vezes, estão associados às dificuldades de aprendizagem. Sobre as dificuldades de aprendizagem  da leitura e da escrita, que, geralmente, são oriundas de problemas de linguagem, analise as afirmativas e a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) Dislexia (podem ser divididas em dois tipos: central e periférica).
II. (  ) Dislexia e distúrbio da atenção/hiperatividade.
III. (  ) Dislexia e baixo peso ao nascimento.
IV. (  ) Disgrafia e discalculia (alterações da linguagem escrita).
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F-V-F-V
b. F-V-V-V
c. V-V-V-F 
d. F-F-V-V
e. V-V-F-V
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
No decorrer dessa disciplina, dialogamos sobre a perspectiva Multimodal da linguagem, que considera os gestos e a fala como sistemas indissociáveis no processo de aquisição. Diante disso, analise as afirmativas que apresentam informações sobre o assunto em questão:
I. Multimodalidade: Característica da comunicação que se efetiva simultaneamente por vários meios, formas (gesto e fala; escrita e leitura; imagem e texto etc.
II. A multimodalidade é um termo relativamente novo, e diz respeito às modalidades de uso da língua (fala, gesto, olhar)  que visam à comunicação.
III. As acepções sobre  a multimodalidade direcionam para a ideia de que os significados são produzidos, interpretados por meio de diversas formas de representação e comunicação, e não apenas por meio da linguagem falada ou escrita.
IV. Infere-se, que a linguagem está direcionada apenas ao aspecto verbal. Logo,  os gestos, expressões faciais e o olhar, por exemplo, expressam uma forma de  linguagem.
Agora, marque a opção correta:
Escolha uma opção:
a. I e II, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II e III, apenas. 
e. I e IV, apenas.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
No decorrer dessa disciplina,  nosso diálogo foi direcionado à aquisição da língua portuguesa, enquanto língua maternae também, como segunda língua, especialmente no que tange a educação de surdos.  No que se refere à Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa que apresenta informações corretas.
Escolha uma opção:
a. A Libras é uma língua e foi reconhecida oficialmente como segunda língua oficial do Brasil e primeira língua do surdo desde 2002, a partir da publicação da Lei nº 10.436. 
b. A Libras é uma língua e foi reconhecida oficialmente como segunda língua oficial do Brasil e primeira língua do surdo desde 2000, a partir da publicação da Lei nº 10.438.
c. A Libras é uma língua e foi reconhecida oficialmente como segunda língua oficial do Brasil e primeira língua do surdo desde 2000, a partir da publicação da Lei nº 10.438.
d. Ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): consiste no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a aquisição da linguagem oral que caracteriza essa língua.
e. Desde a Educação Infantil, os surdos  podem optar por uma educação bilíngue, aprendendo a Língua Portuguesa (escrita) como segunda língua, na modalidade oral.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, aconteceram avanços significativos no que refere-se ao aumento de  acessibilidade comunicativas para a comunidade surda.   O Bilinguismo é uma filosofia educacional, aplicada à Educação de Surdos que corrobora com o processo de inclusão social desse público.  Diante desse afirmação, marque a alternativa que apresenta informações corretas sobre o Bilinguismo é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Revelou que a Língua de Sinais era constituída por características semelhantes às línguas orais.
b. Esse novo método defende a aquisição da língua de sinais como primeira língua para os surdos e o Português como segunda língua.
c. Esse método defendia a ideia de valorização única e exclusiva da fala.
d. Esse método defendeu que somente por meio da comunicação oral haveria aprendizagem e desenvolvimento de pensamentos lógicos.
e. Esse método defendeu que os surdos precisavam ser curados e a maneira mais adequada seria ensinando-lhes a falar, ler e escrever através da língua oral, usando a voz e leitura labial, proibindo qualquer forma de comunicação por meio de sinais. 
Kendon 2000,  desenvolveu um “contínuo”, que são os quatro tipos de gestos inter-relacionados: gesticulação, pantomima, emblemas e língua de sinais. A esse respeito, analise as afirmativas e a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) Para McNeill (2002) a palavra gesto recobre uma multiplicidade de movimentos comunicativos.
II. ( ) Os gestos são utilizados juntamente com a fala, contudo, o uso se relaciona com as  marcas individuais do falante.
III. ( ) A presença obrigatória da fala aumenta, porque a presença de propriedades linguísticas diminuem.
IV. ( ) Os gestos individuais sendo substituídos por aqueles regulados socialmente.
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F-V-F-V
b. V-V-F-V 
c. F-F-V-V
d. F-F-F-V
e. V-V-V-F
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é de extrema importância no desenvolvimento das crianças, uma vez que favorecem as possibilidades de inserção e de participação nas diversas esferas sociais. Diante do exposto, analise as afirmativas o sobre desenvolvimento da linguagem: 
I. Pré-linguística: Essa fase acontece antes das primeiras falas, quando são vocalizados apenas fonemas (sem palavras) e  dura até mais ou menos 1 ano de idade.
II. Fase Linguística: Essa fase acontece antes das primeiras falas, quando são vocalizados apenas fonemas (sem palavras) e  dura até mais ou menos 1 ano de idade.
III. Fase linguística: Nesse momento começa acontecer o aparecimento das primeiras palavras isoladas. Depois, num processo contínuo de progressão, as palavras vão sendo internalizadas e verbalizadas, um aumento gradativo do número de palavras proferidas.
IV. Fase linguística: A partir dos 8 anos de idade, a criança com desenvolvimento adequado para essa faixa etária,  possui uma articulação correta da maioria dos sons da fala. Relata fatos com frases gramaticalmente estruturadas, possui um léxico acima de 10.000 palavras.
É correto o que se apresenta apenas em:
Escolha uma opção:
a. I e III, apenas. 
b. I e II, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. I e IV, apenas.
e. II e III, apenas.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O Distúrbio Específico de Linguagem - v é mais comum na pré-escola, geralmente a identificação das alterações acontece por volta dos 3 e 5 anos. Os especialistas apontam que há uma prevalência - 5 a 10% da população infantil (ZORZI & HAGE, 2004).  Sobre o assunto em questão, analise as afirmativas e a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) Com 6 meses os bebês já emitem balbucios, no entanto, caso isso não aconteça neste período já é um indicativo de que há algum tipo de alteração.
II. (  ) Entre 1 e 2 anos as crianças já estão na fase de pronunciar as primeiras palavras, como por exemplo, nomear objetos, chupeta, animais, etc e, na maioria das vezes, ausência de pronúncias de palavras, já é um alerta.
III. (  ) Seguindo o curso natural, após os 2 anos, elas vão adquirindo e verbalizando novas palavras e também, neste período, começam a acrescentar verbos à fala, mesmo que a pronúncia não seja tão clara.
IV. (  ) Se por acaso a criança apresentar dificuldade em falar pequenas frases por volta dos 8 anos,  apresentando  vocabulário restrito ou mesmo dificuldade em adquirir novas palavras, formar frases curtas, etc, compreende-se que há fortes indícios de que a criança seja diagnosticada com  DEL.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. V-V-F-F
b. V-V-V-F
c. F-V-V-V 
d. F-F-V-V
e. F-V-F-V
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Na interpretação da literatura sobre o assunto, infere-se que a criança com DEL, pode apresentar alguns sintomas gerais no que refere-se às dificuldades (ZORZI & HAGE, 2004).  Sobre isso,  analise as afirmativas e a seguir assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
I. (  ) Desempenho de linguagem: incompatível com a capacidade intelectual não-verbal.
II. (  ) Co-ocorrência: defasagem na brincadeira simbólica, alteração no processamento temporal e fonológico.
III. (  ) Evidências: distribuição atípica dos neurônios no córtex cerebral – constituindo pequenos e múltiplos giros (polimicrogiria).
IV. (  ) Uso adequado de formas de linguagem de acordo com o contexto social.
Assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. V-V-V-F 
b. F-F-F-V
c. V-V-F-F
d. F-F-V-V
e. F-V-F-V
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Estudos apontam que as crianças com Del, no que tange à Memória de Trabalho Fonológica, apresentam alguns déficits. Sobre isso, analise as afirmativas:
I. Déficit em memória de curto prazo.
II. Déficit na alça fonológica da memória de trabalho.
III. Baixo rendimento em tarefas de repetição de palavras reais e inventadas.
IV. Baixo rendimento em tarefas de audição reativa de memória no córtex frontal.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III, apenas.
b. I e IV, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II e III, apenas. 
e. II  e IV, apenas.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com as acepções dos especialistas que desenvolvem estudos sobre a aquisição da linguagem, a multimodalidade  é constitutiva da linguagem e como lócus de análise em aquisição. 
A partir dessa afirmativa sobre Multimodalidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A aquisição da linguagem aborda um processo dialógico, contínuo e não linear de produção  de sentidos.
Porque,
Abrange todo o desenvolvimento da fala, dos gestos e do olhar, os quais estão inter-relacionados. Esse conjunto é denominado pelos especialistas de concepção de Linguagem Multimodal. 
A seguir, assinale a alternativa correta.Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os defensores da perspectiva Multimodal assevera que o gesto quando produzido isoladamente, domina a comunicação, ele toma forma de língua (como é o caso dos sinais no continuum de Kendon).
Diante do exposto sobre a Multimodalidade e a Aquisição da Linguagem, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
O gesto traz em si algo comunicativo, porque se constitui a partir de uma ação. Desse modo, ele surge concomitantemente à produção vocal, tornando-se uma modalidade multimodal no processo de aquisição da linguagem. 
Mas, 
Quando o gesto é produzido em conjunto com a fala, ele fica em segundo plano, completando a informação transmitida pela fala.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A língua de sinais (LIBRAS) é a primeira forma de comunicação e a mais adequada e natural para qualquer pessoa que tenha ausência auditiva, seja ela de menor ou maior grau.  Sobre a O termo Língua e, leia as asserções a seguir:
I. O termo LÍNGUA tem um conceito bem amplo o qual um deles é considerado como todo e qualquer sistema de signos empregados pelas pessoas com intuito de produzir sentidos.
II. É por meio da língua, como um sistema de sinais convencionais, como, por exemplo, a linguagem verbal e/ou não verbal, que o homem se comunica.
III. O termo LÍNGUA pode ser entendido cientificamente como um sistema de signos convencionais, de natureza gramatical (fonético, morfossintático e semântico).
IV. O termo LÍNGUA é utilizado pelas pessoas de um determinado país, como, por exemplo, o Brasil, para realizarem a comunicação, tanto de forma oral, como também a gestual, como é o caso da Língua de Sinais Brasileira.
A seguir, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. II e IV estão corretas
b. III e IV estão corretas
c. I e II estão corretas
d. I, III e IV estão corretas 
e. I e III estão corretas
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Especialistas na área destacam que o processo de aquisição da linguagem acontece por meio de quatro sistemas interdependentes. No que refere-se a esses sistemas assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. Pragmático: A comunicação por meio do uso da linguagem num contexto social. 
b. Gramatical: Diz respeito ao significado das palavras proferidas.
c. Semântico: Compreende as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases.
d. Fonológico: A comunicação por meio do uso da linguagem num contexto social.
e. Pragmático: Está relacionado à percepção e a produção de sons para formar palavras.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Para Soares (1998), especialista na área, ensinar a Língua Portuguesa como segunda língua aos Surdos, favorece o letramento, o que significa ir além da alfabetização, esse processo possibilita o desenvolvimento das práticas sociais, fundamentais para o exercício da cidadania. 
A esse respeito analise as afirmativas abaixo:
I. Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua: consiste no desenvolvimento de atividades e estratégias de ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
II. O ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como Segunda Língua, oferecidas aos  estudantes  surdos,  surdo-cegos  e  com  deficiência  auditiva, possui metodologias de ensino específicas, desenvolvidas por professores bilíngues, com proficiência em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), utilizada para comunicação, instrução e ensino.
III. O termo 'bilíngue' designa falantes que possuem competência linguística em pelo menos duas línguas, competência essa que pode ser adquirida de diversas formas, em diferentes idades e contextos, com níveis diversos de proficiências.
IV. Uma revisão seletiva sobre o assunto aponta que as crianças surdas possuem problemas cognitivos que as impedem de se apropriarem dos conteúdos do português escrito.
Agora, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a. I e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas. 
e. III e IV, apenas.
Aquisição da Linguagem
 
 
ATIVIDADE ONLINE 2 
-
 
AV22024
 
2
 
 
 
No decorrer do seu material de estudo, você teve acesso às acepções o “Contínuo de 
Kendon”, que são os quatro tipos de gestos inter
-
relacionados. A esse respeito, 
assinale a opção que apresenta informações verdadeiras sobre o assunto.
 
Escolha uma opção:
 
a.
 
A pantomima é considerada como um tipo de fala que indica representação de 
ações, apontando para um aspecto narrativo.
 
b.
 
Os teóricos que apresentam estudos sobre o assunto destacam
 
que a presença da 
gesticulação é grande nos meses iniciais de vida do bebê.
 
c.
 
Os gestos emblemáticos são aqueles
 
 
que, por exemplo, utilizamos para balançar a 
cabeça,
 
 
aprovando e/ou desaprovando uma situação.
 
 
d.
 
A língua de sinais é entendida como
 
 
um sistema linguístico universal, uma vez que, 
as línguas de sinais têm estrutura linguística semelhantes.
 
e.
 
|
Os sinais são obrigatoriamente depend
entes da fala, porque têm propriedades 
essenciais de uma língua.
 
Questão
 
2
 
Incorreto
 
Atingiu 0,00 de 0,20
 
Marcar questão
 
Texto da questão
 
Os desvios fonológicos possuem visões distintas: ordem fonológica e
 
 
evolutiva. Na
 
perspectiva evolutiva os desvios também são classificados em três categorias 
evolutivas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
 
Escolha uma opção:
 
a.
 
O atrasado:
 
 
a criança usa estágio
s diferentes para desenvolver e isso ocasiona o 
desencontro cronológico.
 
b.
 
O variável:
 
 
a criança utiliza padrões atípicos que são considerados idiossincráticos.
 
c.
 
O variável:
 
 
a c
riança aprende os padrões normais, porém demora mais do que o 
esperado pra isso.
 
 
Aquisição da Linguagem 
 
ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22024 2 
 
 
No decorrer do seu material de estudo, você teve acesso às acepções o “Contínuo de 
Kendon”, que são os quatro tipos de gestos inter-relacionados. A esse respeito, 
assinale a opção que apresenta informações verdadeiras sobre o assunto. 
Escolha uma opção: 
a. A pantomima é considerada como um tipo de fala que indica representação de 
ações, apontando para um aspecto narrativo. 
b. Os teóricos que apresentam estudos sobre o assunto destacam que a presença da 
gesticulação é grande nos meses iniciais de vida do bebê. 
c. Os gestos emblemáticos são aqueles que, por exemplo, utilizamos para balançar a 
cabeça, aprovando e/ou desaprovando uma situação. 
d. A língua de sinais é entendida como um sistema linguístico universal, uma vez que, 
as línguas de sinais têm estrutura linguística semelhantes. 
e. |Os sinais são obrigatoriamente dependentes da fala, porque têm propriedades 
essenciais de uma língua. 
Questão 2 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,20 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os desvios fonológicos possuem visões distintas: ordem fonológica e evolutiva. Na 
perspectiva evolutiva os desvios também são classificados em três categorias 
evolutivas. A esse respeito, analise as afirmativasabaixo e marque a opção correta: 
Escolha uma opção: 
a. O atrasado: a criança usa estágios diferentes para desenvolver e isso ocasiona o 
desencontro cronológico. 
b. O variável: a criança utiliza padrões atípicos que são considerados idiossincráticos. 
c. O variável: a criança aprende os padrões normais, porém demora mais do que o 
esperado pra isso.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes