Buscar

Defesa prévia 07 - falsidade ideológica

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ ________ DA ________ 
Processo Crime nº ________ 
________ , ________ , inscrito no CPF sob o nº ________ , com endereço na ________ , vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por seu Representante Legal, apresentar sua
DEFESA PRÉVIA
pelas razões de fato e fundamentos:
DA ACUSAÇÃO
O mérito da denúncia trata-se de suposta prática dos delitos de ________ enquadrado no Art. ________ . 
Segundo consta da Denúncia, o acusado teria ________ .
O denunciado exerceu o direito de permanecer em silêncio em seu depoimento prestado na fase inquisitorial.
Apesar de ________ , a denúncia foi indevidamente recebida na data de ________ , o que merece ser revista uma vez que ________ , conforme passa a demonstrar.
FALSIDADE IDEOLÓGICA
Busca a denúncia ministerial a condenação do denunciado pelo crime previsto no artigo 299 do Código Penal (falsidade ideológica), por supostamente ________ 
Para a caracterização do crime de falsidade ideológica exige-se a finalidade de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, o que não se evidencia no presente caso.
Ao lecionar sobre a matéria, o doutrinador e Desembargador Sylvio do Amaral assevera: 
"a alteração consumada, para fundamentar a figura delituosa, precisa ser de verdade juridicamente relevante para o agente ou para a vítima, ou para ambos. A falsidade inócua, sem qualquer repercussão na órbita dos direitos ou das obrigações de quem quer que seja, não constitui ilícito penal, embora contenha em si ostensivamente o requisito da alteração da verdade documental. O falso documento é crime contra a fé pública. Este sentimento de confiança coletiva só preocupa o Estado quando gira em torno de atos ou fatos capazes de gerar direitos e obrigações entre os cidadãos ou entre esses e o Estado, pois o exercício harmônico desses direitos pelos indivíduos é precisamente o escopo fundamental da organização política, que não colima, em última análise, senão o estabelecimento de um clima de respeito recíproco dos homens em relação aos direitos de cada um". (in Falsidade Documental, 4ª Edição, Millennium Editora, pg. 65/66).
Motivos pelos quais devem conduzir ao imediato arquivamento da denúncia.
DAS PROVAS QUE PRETENDE PRODUZIR
Para amparar a defesa, o réu pretende instruir seus argumentos com as seguintes provas:
a) Depoimento pessoal do ________ , para esclarecimentos sobre ________ ;
b) Ouvida de testemunhas, uma vez que ________ cujo rol segue abaixo: ________ 
c) Obtenção dos documentos abaixo indicados, junto ao ________ ;
d) Reprodução cinematográfica a ser apresentada em audiência;
e) Análise pericial da ________ .
Importante esclarecer sobre a indispensabilidade da prova pericial/testemunhal, pois trata-se de meio mínimo necessário a comprovar o direito do acusado, sob pena de grave cerceamento de defesa.
Trata-se da positivação ao efetivo exercício do contraditório e da ampla defesa disposto no Art. 5º da Constituição Federal:
"Art. 5º (...) LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;(...)"
Para tanto, o réu pretende instruir o presente com as provas acima indicadas, sob pena de nulidade do processo.
PEDIDOS
Isto posto, requer que seja ABSOLVIDO O DENUNCIADO, diante da existência de circunstâncias que excluam o crime ou isentem o réu da pena.
Requer que seja feita a oitiva das testemunhas que presenciaram os fatos (rol em anexo).
Termos em que, pede deferimento.
________ , ________ .
________

Continue navegando