Buscar

2 - Wushu - kung fu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wushu é o nome da arte marcial conhecida no Brasil como Kung Fu.
O termo Wushu é proveniente do japonês, porém possui várias adaptações em outros idiomas para representar a mesma coisa. Em chinês, significa arte da guerra, literalmente. Mas também significa na China qualquer atividade praticada com perfeição, sem estar ligado necessariamente a artes marciais. 
	O Wushu é uma arte milenar que possui seus primeiros registros no século XVIII a.C., porém acredita-se que seja ainda anterior. A China possui uma história muito atrelada a grandes exércitos e artes marciais. Seus muitos imperadores enfatizavam a importância da formação de grandes guerreiros, incentivando o ensino das artes marciais. Essa recorrência histórica marcou profundamente a cultura oriental, popularizando histórias de guerreiros, artes marciais e o perfil dos chineses no mundo. As seguintes dinastias que governaram o império chinês ao longo dos séculos acrescentaram novas técnicas ao Wushu primitivo, tornando-o cada vez mais complexo e aprimorado. Hoje, existem mais de 300 tipos de Wushu/Kung Fu.
O termo Wushu não é muito utilizado, especialmente no Brasil. Ele foi substituído pelo termo Kung Fu, que também é de origem chinesa. Mas este se tornou popular somente na segunda metade do século XX. Raramente é encontrado em textos antigos, embora a estimativa é que tenha sido cunhado no século XVIII. A difusão do termo Kung Fu só aconteceu com a emigração de chineses para a América. O desenvolvimento do cinema levou às telonas a cultura oriental. As artes marciais se tornaram muito populares para o público ocidental a partir da década de 1960, especialmente com o surgimento de grandes astros lutadores como o lendário Bruce Lee e, mais recentemente, Jackie Chan.
Além da habilidade em combate e ganho de saúde, o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a saber ser derrotada e assim mesmo encarar novos obstáculos e desafios sem desistir. Há, também, um conjunto de exercícios que trabalham para a harmonização da energia nos aspectos psicológico e biológico humano.
O Wushu pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica (acrobacias) completa de todo o corpo e sequências de movimentos chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como katis no Brasil, dada à influência do termo kata, usado no caratê. Alguns estilos incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita, também, o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração e, é claro, na defesa pessoal.
Os estilos internos de kung fu centram-se na energia da vida, técnicas circulares e no taoismo. Os estilos externos focam na força muscular, técnicas lineares e na filosofia budista.

Continue navegando