Buscar

AUDITORIA FISCAL E TRIBUTARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ____________________________ é formado pelas regras jurídicas que disciplinam o exercício do poder imposto pelos diversos órgãos públicos, buscando harmonizar as relações da sociedade, com fulcro a atender aos princípios em que se fundamenta, respeitando o pacto federativo sob o qual se vive.
·  Sistema Tributário Nacional.
O Sistema Tributário é um conjunto de normas e instituições que têm como finalidade instituir e arrecadar os tributos, conforme a competência dos entes das unidades da Federação, isto é, da: I. União. II. Estados. III. Municípios. Marque a alternativa correta:
·  Todas as opções estão corretas.
As matérias sistema tributário e finanças públicas dividem um título completo da Constituição Federal, mais precisamente o título VI, que é composto dos artigos de números _____________.
·  125 a 129.
Sobreo Direito Tributário, é correto afirmar: I. O Direito Tributário disciplina a relação jurídica entre um sujeito ativo (o fisco) e um sujeito passivo (o contribuinte), envolvendo uma prestação (tributo). II. De modo geral, pode-se definir o Direito Tributário como um ramo da ciência do direito que cuida das relações entre o fisco e as pessoas sujeitas à imposição tributária de qualquer espécie. III. Noutro giro, o Direito Tributário é a ciência das normas obrigatórias que disciplinam as relações tributárias dos homens em sociedades. Marque a alternativa correta:
·  Todas as opções estão corretas.
Sobre a Lei Constitucional, é correto afirmar: I. É a fonte soberana da legislação, sendo que todas as leis devem obedecer aos limites impostos pela Constituição Federal (CF), sob pena de perder a validade. II. A Lei Constitucional fixa a competência (o poder de tributar), as limitações e a repartição da receita. III. Regula a matéria que a Constituição lhe reserva especificamente. Marque a alternativa correta:
·  Todas as opções estão corretas.
Sobre a Lei Ordinária, é correto afirmar: I. A CF estabelece que a Lei Complementar deve definir as normas gerais do Direito Tributário, as competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e regula as limitações ao poder de tributar. II. A Lei Ordinária difere-se da Lei Complementar porque pode ser editada pela União, pelos Estados e pelos Municípios, no campo de suas competências, delimitado pela Constituição (não há uma definição expressa dos casos que serão por elas regulados, como é o caso da Lei Complementar). III. A Lei Ordinária, diferentemente da Lei Complementar, que não cria tributos (exceto empréstimos compulsórios e de competência residual da União), pode instituir, revogar ou extinguir tributos. Marque a alternativa correta:    
·  Todas as opções estão corretas.
A “ __________________ ” é entendida como o conjunto de normas que envolvem assuntos tributários.
·  Legislação Tributária.
Sobre Auditoria Fiscal ou Tributária, é correto afirmar: I. Auditoria fiscal ou tributária é o ramo da auditoria voltado para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. II. Em linhas gerais, a auditoria tributária tem como objetivo examinar os procedimentos fiscais dos contribuintes e propiciar condições legais para o planejamento fiscal e tributário. III. Portanto, o profissional terá que avaliar, como em todo trabalho de auditoria, a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles internos que permeiam as operações do ente auditado. Marque a alternativa correta:
·  Todas as opções estão corretas.
Trata-se da análise da tempestividade e correção quanto ao cumprimento de obrigações acessórias estabelecidas pela legislação de regência dos diversos tributos, especialmente com relação à escrituração regular de livros e documentos fiscais. Estamos falando de:
·  Revisão do preenchimento das obrigações acessórias.
É a revisão dos parâmetros adotados na elaboração da folha de pagamento de empregados da pessoa jurídica com a intenção de reduzir riscos de exposição a demandas administrativas e judiciais de natureza trabalhista e previdenciária a partir da certificação da adequada observância aos preceitos legais e regulamentares aplicáveis à matéria. Estamos falando de:
·  Revisões de folha de pagamento de empregados.

Continue navegando