Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1 
 
 
 
 
01 – (Uel) Analise a figura a seguir. 
 
 
 
Qual das curvas sugeridas, na figura, representa a 
variação da fixação de CO2 em relação à temperatura 
para uma planta submetida a uma intensidade 
luminosa constante? 
a) A. 
b) B. 
c) C. 
d) D. 
e) E. 
 
02 – (Fuvest) Mediu-se a taxa de fotossíntese em 
plantas submetidas a diferentes condições de 
temperatura e de luz. Foram utilizadas duas 
intensidades luminosas: uma baixa, próxima ao ponto 
de compensação fótico (representada nos gráficos por 
linha interrompida), e outra alta, bem acima do ponto 
de compensação fótico (representada nos gráficos por 
linha contínua). Qual dos gráficos representa melhor os 
resultados obtidos? 
 
03 – (Uema) A fotossíntese é um processo físico-
químico, em nível celular, realizado pelos seres vivos 
clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água 
para obter glicose através da energia da luz solar. A 
fotossíntese inicia a maior parte das cadeias 
alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos 
outros seres heterotróficos seriam incapazes de 
sobreviver porque a base da sua alimentação estará 
sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas 
pelas plantas verdes. Ao nos alimentarmos, parte das 
substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese 
entram na nossa constituição celular, enquanto outras 
(os nutrientes energéticos) fornecem a energia 
necessária às nossas funções vitais, como o 
crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece 
oxigênio para a respiração dos organismos aeróbicos. 
A fotossíntese é o principal processo de transformação 
de energia na Biosfera, essencial para a manutenção da 
vida na Terra, porém, muitos fatores do ambiente 
podem afetar as taxas de fotossíntese, limitando-as em 
diferentes regiões da Terra. Analise as assertivas a 
seguir. 
 
I. A concentração de dióxido de carbono é geralmente 
o fator limitante da fotossíntese para as plantas 
terrestres, em geral, devido a sua baixa concentração 
na atmosfera, que é em torno de 0,04%. 
II. Para a maioria das plantas, a temperatura ótima para 
os processos fotossintéticos está entre 30 e 38 °C. 
Acima dos 45°C, a velocidade da reação decresce, pois 
cessa a atividade enzimática. 
III. A água é fundamental como fonte de hidrogênio 
para a produção da matéria orgânica. Em regiões secas, 
as plantas têm a água como um grande fator limitante. 
IV. A disponibilidade de água e as temperaturas podem 
afetar a fotossíntese e modificar a morfologia foliar. 
 
São corretas as assertivas 
a) I, II e III, apenas. 
b) II e III, apenas. 
c) I, II, III e IV. 
d) I e III, apenas. 
e) II e IV, apenas. 
www.professorferretto.com.br
ProfessorFerretto ProfessorFerretto
Fatores que Influenciam a Fotossíntese, Fotossíntese Bacteriana e 
Quimiossíntese 
 
2 
 
04 – (Fuvest) Considere um aquário tampado contendo 
apenas água e plantas aquáticas, em grande 
quantidade, e iluminado somente por luz solar. O 
gráfico que melhor esboça a variação de pH da água em 
função do horário do dia, considerando que os gases 
envolvidos na fotossíntese e na respiração das plantas 
ficam parcialmente dissolvidos na água, é: 
a) 
 
b) 
 
c) 
 
d) 
 
e) 
 
 
 
 
 
 
 
05 – (Unp) Se uma planta for submetida a uma 
intensidade de luz de modo que atinja o seu ponto de 
compensação fótico e permaneça nele por um curto 
período de tempo, pode-se esperar que: 
a) o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese 
seja maior que o volume desse gás consumido na 
respiração. 
b) o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese 
seja igual ao volume desse gás consumido na 
respiração. 
c) o volume de gás oxigênio produzido na fotossíntese 
seja menor que o volume desse gás consumido na 
respiração. 
d) o volume de dióxido de carbono produzido pela 
planta seja bem inferior à quantidade de oxigênio 
consumido por ela. 
 
 
06 - (Fuvest) Em determinada condição de 
luminosidade (ponto de compensação fótico), uma 
planta devolve para o ambiente, na forma de gás 
carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, 
na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o 
ponto de compensação fótico é mantido por certo 
tempo, a planta 
a) morre rapidamente, pois não consegue o 
suprimento energético de que necessita. 
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de 
retirar água e alimento do solo. 
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de 
armazenar o alimento que sintetiza. 
d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o 
alimento que produz. 
e) continua viva, mas não cresce, pois perde a 
capacidade de retirar do solo os nutrientes de que 
necessita. 
 
07 - (Unicamp) O crescimento das plantas é afetado 
pelo balanço entre a fotossíntese e a respiração. O 
padrão de resposta desses dois importantes processos 
fisiológicos em função da temperatura é apresentado 
nos gráficos abaixo, relativos a duas espécies de 
plantas. 
 
 
3 
 
Sobre as espécies X e Y, é correto afirmar: 
a) A espécie Y não apresenta ganho líquido de carbono 
a 15°C. 
b) As duas espécies têm perda líquida de carbono a 
45°C. 
c) A espécie Y crescerá menos do que a espécie X a 
25°C. 
d) As duas espécies têm ganho líquido de carbono a 
45°C. 
 
08 - (Unesp) Os gráficos apresentam as taxas de 
respiração e fotossíntese de uma planta em função da 
intensidade luminosa a que é submetida. 
 
 
 
De acordo com os gráficos e os fenômenos que 
representam, 
a) no intervalo A-B a planta consome mais matéria 
orgânica que aquela que sintetiza e, a partir do ponto 
B, ocorre aumento da biomassa vegetal. 
b) no intervalo A-C a planta apenas consome as 
reservas energéticas da semente e, a partir do ponto C, 
passa a armazenar energia através da fotossíntese. 
c) a linha 1 representa a taxa de respiração, enquanto 
a linha 2 representa a taxa de fotossíntese. 
d) no intervalo A-C a planta se apresenta em processo 
de crescimento e, a partir do ponto C, há apenas a 
manutenção da biomassa vegetal. 
e) no intervalo A-B a variação na intensidade luminosa 
afeta as taxas de respiração e de fotossíntese e, a partir 
do ponto C, essas taxas se mantêm constantes. 
 
09 - (Unifor) O gráfico abaixo representa as taxas de 
respiração e de fotossíntese de duas plantas. 
 
 
Pela análise do gráfico é possível afirmar que 
a) as taxas de respiração e de fotossíntese aumentam 
proporcionalmente à elevação da intensidade 
luminosa. 
b) as plantas I e II só realizam fotossíntese em 
intensidades luminosas elevadas. 
c) as plantas I e II necessitam das mesmas condições 
abióticas para realizar respiração e fotossíntese. 
d) I é uma planta umbrófila e II, uma planta heliófila. 
e) I é uma planta heliófila e II, uma planta umbrófila. 
 
10 - (Fmj) Em um laboratório montou-se um 
experimento a fim de estudar a fotossíntese em 
determinada planta. Folhas de igual tamanho foram 
colocadas em tubos, hermeticamente fechados, 
contendo água e azul de bromotimol, solução 
indicadora que apresenta coloração verde em meio 
neutro, amarela em meio ácido e azul em meio básico. 
Sabe-se que em meio neutro, a concentração CO2 é 
normal; em meio ácido, a concentração de CO2 é alta e 
em meio básico, é baixa a concentração de CO2. 
 
 
 
Ao final do experimento, traçou-se um gráfico que 
representa a variação das taxas de fotossíntese e 
respiração dessa planta em função da intensidade 
luminosa. 
 
 
Com relação ao experimento descrito seria correto 
afirmar que: 
a) A letra A do gráfico, representa a planta que estava 
no tubo 1. 
b) O tubo 2 corresponde, no gráfico, à letra B. 
c) Plantas mantidas no ponto de compensação estão 
representadas no gráfico, pela letra C. 
d) Plantas mantidas no ponto de saturação estão 
representadas, no gráfico, pela letra B. 
e) Os tubos 1, 2 e 3 correspondem respectivamente, no 
gráfico, às letras A, B e C. Intensidade luminosa
Velocidade 
de reação
Fotossíntese 
I e II - Respiração
I
II
 
4 
 
11 - (Faculdade Albert Einstein) Uma certa solução de 
coloração rósea, indicadora de pH, torna-se amarela 
em meio ácido e roxaem meio alcalino. Em um 
experimento, uma quantidade desta solução é 
colocada em tubos de ensaio, que são hermeticamente 
fechados por rolhas. No interior de cada tubo coloca-
se uma folha, que fica presa à rolha, conforme 
mostrado no esquema abaixo. Alguns desses tubos são 
mantidos no escuro (lote A) e outros ficam expostos à 
luz (lote B). 
 
 
 
Após algum tempo, espera-se que a solução nos tubos 
do lote A torne-se 
a) amarela, devido à liberação de gás carbônico pela 
folha e a do lote B roxa, devido ao consumo de gás 
carbônico pela folha. 
b) roxa, devido ao consumo de gás carbônico pela folha 
e a do lote B amarela, devido à liberação de gás 
carbônico pela folha. 
c) amarela, devido ao consumo de oxigênio pela folha 
e a do lote B roxa, devido à liberação de gás carbônico 
pela folha. 
d) roxa, devido à liberação de oxigênio pela folha e a do 
lote B amarela, devido à liberação de gás carbônico 
pela folha. 
 
12 - (Uerj) Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, 
cujas aberturas estão totalmente vedadas, são 
iluminados por luzes de mesma potência, durante o 
mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. 
Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os 
seguintes conteúdos: 
 
 
A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, 
inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, 
a relação entre a cor da solução e a concentração de 
dióxido de carbono no tubo. 
 
 
 
Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os 
tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga 
utilizada no experimento apresente um único 
pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona 
a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos 
comprimentos de onda da luz. 
 
 
 
Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se 
modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é 
o representado pelo seguinte número: 
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) IV. 
 
13 - (Unifor) O esquema abaixo reproduz uma 
experiência com dois tipos de organismos: paramécios 
e algas verdes unicelulares. Esses organismos foram 
colocados em tubos contendo água do lago de onde 
foram coletados e mantidos por 8 horas sob iluminação 
solar. 
 
 
 
5 
 
Após esse período, espera-se haver maior acúmulo de 
CO2 e de O2, respectivamente, nos tubos. 
a) I e V. 
b) II e IV. 
c) II e VI. 
d) III e V. 
e) V e VI. 
 
14 - (Unesp) Em 2014, os dois equinócios do ano foram 
em 20 de março e 23 de setembro. O primeiro solstício 
foi em 21 de junho e o segundo será em 21 de 
dezembro. Na data do solstício de verão no hemisfério 
norte, é solstício de inverno no hemisfério sul, e na 
data do equinócio de primavera no hemisfério norte, é 
equinócio de outono no hemisfério sul. A figura 
representa esses eventos astronômicos: 
 
 
www.infoescola.com. Adaptado. 
 
Considere duas plantas de mesma espécie e porte, 
mantidas sob iluminação natural e condições ideais de 
irrigação, uma delas no hemisfério norte, sobre o 
trópico de Câncer, e a outra em mesma latitude e 
altitude, mas no hemisfério sul, sobre o trópico de 
Capricórnio. Considerando os períodos de claro e 
escuro nos dias referentes aos equinócios e solstícios, 
é correto afirmar que: 
a) no solstício de verão no hemisfério norte, a planta 
nesse hemisfério passará mais horas fazendo 
fotossíntese que respirando. 
b) no solstício de verão no hemisfério sul, a planta 
nesse hemisfério passará mais horas fazendo 
fotossíntese que a planta no hemisfério norte. 
c) no equinócio de primavera, as plantas passarão 
maior número de horas fazendo fotossíntese que 
quando no equinócio de outono. 
d) no equinócio, as plantas passarão 24 horas fazendo 
fotossíntese e respirando, concomitantemente, 
enquanto no solstício passarão mais horas respirando 
que em atividade fotossintética. 
e) no equinócio, cada uma das plantas passará 12 horas 
fazendo fotossíntese e 12 horas respirando. 
15 - (Unesp) No dia 16 de fevereiro de 2013 terminou 
o horário brasileiro de verão. À meia-noite, os relógios 
foram atrasados em uma hora. 
 
 
http://portalegrenoticias.blogspot.com. 
 
Considerando a intensidade da luz solar e os períodos 
de claro e escuro no intervalo de 24 horas, é correto 
afirmar que, para as plantas do jardim de uma casa na 
cidade de São Paulo, 
a) ao longo dos 3 meses seguintes, os períodos com luz 
se tornaram progressivamente mais longos, o que 
implicou em maior eficiência fotossintética e 
crescimento dessas plantas. 
b) ao longo dos 4 meses seguintes, os períodos com luz 
se tornaram progressivamente mais curtos, o que 
contribuiu para perda de eficiência fotossintética e 
menor produção de matéria orgânica. 
c) já no dia 17 de fevereiro, a noite foi mais curta que o 
dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um 
menor número de horas e realizado fotossíntese por 
um maior número de horas que no dia anterior. 
d) ao longo dos 12 meses seguintes, os períodos claros, 
durante os quais as plantas fazem fotossíntese, se 
equivalerão aos períodos escuros, durante os quais as 
plantas respiram, e ao final de um ano essas plantas 
terão atingido seu ponto de compensação fótica. 
e) já no dia 17 de fevereiro, a noite foi mais longa que 
o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por 
um maior número de horas e realizado fotossíntese por 
um menor número de horas que no dia anterior. 
 
16 - (Unesp) Gustavo foi contratado para trabalhar 
como jardineiro em uma residência na cidade de São 
Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que 
Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada 
a uma altura específica, o que, dependendo da época 
do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. 
Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese 
e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão 
das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e 
períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do 
dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram 
 
6 
 
a) mais frequentes entre outubro e dezembro, período 
no qual a luminosidade intensa determinou o aumento 
da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu 
ponto de compensação fótica. 
b) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, 
período no qual o aumento da intensidade luminosa 
determinou um aumento na taxa de respiração. 
c) menos frequentes entre abril e junho, período no 
qual as baixas temperaturas determinaram o aumento 
da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de 
seu ponto de compensação fótica. 
d) menos frequentes entre junho e agosto, período no 
qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa 
de respiração tornou-se menor. 
e) menos frequentes entre agosto e outubro, período 
no qual os dias mais curtos em relação às noites 
levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de 
respiração. 
 
 
17 - (Unesp) Suponha a seguinte situação hipotética: 
Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um 
barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que 
corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: 
a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na 
figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos 
contendo duas plantas da mesma espécie, que foram 
cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi 
cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do 
Gabão, ambos os locais cortados pela linha do 
equador. Suponha que as duas plantas apresentam a 
mesma eficiência fotossintética e que, partindo do 
ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se 
deslocar ao longo da linha do equador ou do meridiano 
de Greenwich. 
 
 
Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do equador e 
o meridiano de Greenwich. 
 
Com relação à eficiência fotossintética das plantas após 
o deslocamento em relação àquela do ponto de 
origem, e considerando apenas a variação da 
incidência dos raios solares, é correto afirmar que 
a) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não 
irá se alterar se o botânico navegar para maiores 
latitudes, em qualquer sentido. 
b) a planta do Pará apresentará maior eficiência 
fotossintéticase o botânico navegar para maiores 
longitudes, em sentido leste, mas a planta do Gabão 
apresentará eficiência fotossintética diminuída. 
c) a planta do Pará apresentará maior eficiência 
fotossintética se o botânico navegar para maiores 
longitudes, em sentido oeste, mas a planta do Gabão 
apresentará eficiência fotossintética diminuída. 
d) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a 
mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar 
para maiores longitudes, tanto em sentido leste 
quanto para oeste. 
e) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética 
aumentada se o botânico navegar para maiores 
latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética 
diminuída se navegar para o sul. 
 
 
18 - (Unesp) Paulo considerou incoerente afirmar que 
as plantas promovem o sequestro de carbono pois, 
quando respiram, as plantas liberam CO2 para a 
atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi 
informado de que a afirmação é 
a) Correta. O tempo durante o qual as plantas respiram 
é menor que aquele durante o qual realizam a 
fotossíntese, o que garante que consumam mais CO2 
atmosférico que aquele liberado. 
b) Correta. O tempo durante o qual as plantas respiram 
é o mesmo que aquele durante o qual realizam a 
fotossíntese, contudo, a taxa fotossintética é maior 
que a taxa de respiração, o que garante que consumam 
mais CO2 atmosférico que aquele liberado. 
c) Correta. Embora as plantas respirem por mais tempo 
que aquele empregado na fotossíntese, esta permite 
que as plantas retenham o carbono que é utilizado na 
constituição de seus tecidos. 
d) Incorreta. As plantas acumulam carbono apenas 
durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo 
durante o qual respiram é maior que aquele durante o 
qual realizam fotossíntese, o que provoca a 
reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido 
incorporado. 
e) Incorreta. Além de a respiração e a fotossíntese 
ocorrerem em momentos diferentes e não 
coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respiração 
é o mesmo que o volume de CO2 atmosférico 
consumido pela fotossíntese. 
 
 
 
 
7 
 
19 - (Uerj) A influência da concentração de CO2 (C) e da 
intensidade luminosa (I) do ambiente sobre a 
capacidade fotossintética (T) de um determinado tipo 
de planta foi testada em laboratório. Utilizando-se 
cinco plantas idênticas, mediu-se T em função de C e I, 
nas condições definidas na tabela. Considere que, 
quanto maior o índice de cada variável, maior o seu 
valor numérico. O resultado da experiência leva à 
conclusão de que a capacidade fotossintética dessa 
planta atinge a saturação acima de determinados 
valores de C e I. 
 
CONDIÇÕES T 
C I 
C1 I1 T1 
C2 I1 T2 
C2 I2 T2 
C3 I3 T3 
C4 I4 T3 
 
Dentre as condições testadas, os valores mínimos de C 
e de I que, isoladamente, provocam a saturação, são: 
a) C4 e I4. 
b) C3 e I3. 
c) C4 e I2. 
d) C3 e I1. 
 
20 - (Uerj) Em um aquário de vidro com algas verdes, 
mantido em ambiente tropical, em local aberto e 
iluminado apenas pela luz solar, mas fechado com 
tampa de vidro a partir do início do teste, registraram-
se, a intervalos de 2 horas, durante 12 horas, as 
pressões parciais dos gases O2 (PO2) e CO2 (PCO2), 
dissolvidos na água. O gráfico abaixo apresenta os 
resultados: 
 
 
 
O teste descrito só poderia ter sido iniciado no seguinte 
período do dia: 
a) meio-dia. 
b) meia-noite. 
c) fim da tarde. 
d) início da manhã. 
 21 – (Ufpr) Foi realizado um experimento para se 
medir a taxa de oxigênio dissolvido na água em função 
da presença de macrófitas aquáticas e da taxa de 
insolação. Tanques contendo esses organismos foram 
mantidos em laboratório com condições controladas, 
com temperatura, pressão e pH constantes. Alguns 
desses organismos foram expostos a condições de 
luminosidade equivalentes às de um inverno em 
Manaus (AM), enquanto outros foram submetidos a 
condições de luminosidade equivalentes às de um 
inverno em Buenos Aires (Argentina). Assinale a 
alternativa em que estão mostrados os gráficos com o 
resultado do experimento: 
a) Condições de insolação de Manaus Condições de insolação de Buenos Aires 
 
b) Condições de insolação de Manaus Condições de insolação de Buenos Aires 
 
c) Condições de insolação de Manaus Condições de insolação de Buenos Aires 
 
d) Condições de insolação de Manaus Condições de insolação de Buenos Aires 
 
e) Condições de insolação de Manaus Condições de insolação de Buenos Aires 
 
 
 
 
22 – (Uece) Considere a reação: 
 
Com relação aos processos de fotossíntese e à reação 
acima, podemos afirmar corretamente que ela ocorre: 
 
8 
 
a) no estroma. 
b) nos tilacoides e é comum a todos os seres 
fotossintetizantes. 
c) apenas nas bactérias fotossintetizantes. 
d) nos tilacoides e é restrita às plantas e às 
cianobactérias. 
 
23 – (Uninta) 
 
 
 
O papel da água na fotossíntese é fornecer hidrogênio 
para a transformação do gás carbônico, CO2, em 
glicídios. O oxigênio é apenas um produto do processo. 
Outras moléculas contendo hidrogênio têm a mesma 
função na presença de enzimas adequadas, como as de 
bactérias verdes sulforosas e as de púrpuras, que usam 
sulfeto de hidrogênio, H2S, em substituição à água e 
liberam enxofre, S, em lugar de oxigênio, de acordo 
com a equação química simplificada. Análises 
comparativas de DNA indicam que essas bactérias 
possuem clorofilas especiais e a maioria é 
obrigatoriamente anaeróbica. Os micro-organismos 
foram pioneiros no processo de fotossíntese, há 3 
milhões de anos. Considerando-se a evolução do 
processo de fotossíntese, ao longo da história do 
Planeta, é correto afirmar: 
a) A relação mássica entre dióxido de carbono e 
enxofre produzido na fotossíntese é 1:2. 
b) O processo anaeróbico obrigatório se caracteriza 
pela oxidação do carbono e redução do enxofre. 
c) As bactérias verdes sulfurosas participam do 
processo quimiossintético de absorção de energia solar 
para produção de glicídios. 
d) O processo de fotossíntese produzido por bactérias 
sulfurosas é realizado na ausência de luz solar e na 
presença de enzimas redutoras de íons sulfeto. 
e) Ao reagir dióxido de carbono marcado com oxigênio 
18, se verifica que todo oxigênio da água e do glicídio 
são provenientes da molécula de CO2. 
 
24 – (Fuvest) Considere estas três reações químicas 
realizadas por seres vivos: 
 
I. Fotossíntese 
 
II. Quimiossíntese metanogênica 
 
III. Respiração celular 
 
 
A mudança no estado de oxidação do elemento 
carbono em cada reação e o tipo de organismo em que 
a reação ocorre são: 
 
 I II III 
a) redução; 
autotrófico. 
redução; 
autotrófico. 
oxidação; 
heterotrófico 
e autotrófico. 
b) oxidação; 
autotrófico. 
oxidação; 
heterotrófico. 
oxidação; 
autotrófico. 
c) redução; 
autotrófico. 
redução; 
heterotrófico 
e autotrófico. 
redução; 
heterotrófico 
e autotrófico. 
d) oxidação; 
autotrófico e 
heterotrófico. 
redução; 
autotrófico. 
oxidação; 
autotrófico. 
e) oxidação; 
heterotrófico. 
oxidação; 
autotrófico. 
redução; 
heterotrófico. 
 
 
 
 
 
 
25 – (Uerj) Em 1977, cientistas a bordo do submarino 
de pesquisa Alvin foram os primeiros a identificar, no 
Oceano Pacífico, comunidades abissais vivendo em 
profundidades superiores a 2,5 km, formadas por 
grande número de seres, alguns, inclusive, de grande 
porte. Essas comunidades se desenvolvem em torno de 
fontes termais submersas, constituídas por fendas da 
crosta terrestre que liberam gases, onde a água do mar 
penetra e é aquecida. A formação de matéria orgânica 
que mantém essas comunidades está associada ao 
processo de: 
a) fotossíntese realizada por algas. 
b) quimiossíntese de bactérias autotróficas. 
c) síntese abiótica com uso de energia térmica. 
d) sedimentação de excretas de seres da superfície. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
9 
 
Gabarito: 
 
Questão 1: D 
 
Comentário: Uma vez que a fotossíntese é mediada 
por enzimas, o aumento da temperatura levará ao 
aumento na velocidade das reações químicas, mas só 
atécerto ponto, a partir do qual as enzimas 
desnaturam e a velocidade de reação diminui, como 
demonstrado no gráfico D. 
 
Questão 2: E 
 
Comentário: Quanto maior a exposição da planta à luz, 
maior a absorção de energia pela clorofila nos 
cloroplastos e maior a atividade fotossintética. Esse 
aumento ocorre até determinado ponto, denominado 
ponto de saturação luminosa, a partir do qual não 
ocorre aumento de atividade fotossintética com o 
aumento da intensidade luminosa. 
 
 
Como as reações que ocorrem na fotossíntese são 
mediadas por enzimas, a alteração na atividade 
enzimática altera a atividade fotossintética. Assim, um 
aumento moderado na temperatura do sistema 
melhora atividade enzimática e conseqüentemete a 
atividade fotossintética. Um aumento exagerado na 
temperatura leva a uma desnaturação enzimática e 
conseqüentemente a uma queda na atividade 
fotossintética. Observe o gráfico: 
 
 
Assim, a atividade fotossintética aumenta com o 
aumento de temperatura até o ponto de desnaturação, 
a partir do qual começa a cair. Com a intensidade 
luminosa baixa, próxima ao ponto de compensação 
fótico (representada nos gráficos por linha 
interrompida), a média da atividade fotossintética é 
baixa, e com a intensidade luminosa alta, bem acima 
do ponto de compensação fótico (representada nos 
gráficos por linha contínua), a média da atividade 
fotossintética é alta. 
 
Questão 3: C 
 
Comentário: Analisando cada item: 
Item I: verdadeiro: Quanto maior a concentração de 
gás carbônico, maior a atividade fotossintética, sendo 
que a partir do ponto de saturação, a intensidade de 
fotossíntese é constante mesmo como o aumento na 
concentração desse gás carbônico. Como a 
concentração de gás carbônico é na atmosfera é bem 
abaixo do ponto de saturação, essa baixa concentração 
é um fator limitante para a fotossíntese, pois, uma vez 
que essa concentração aumentasse, a atividade 
fotossintética também aumentaria. 
Item II: verdadeiro: Quanto maior a temperatura, 
maior a atividade fotossintética, sendo que a partir do 
ponto de desnaturação das enzimas que agem na 
fotossíntese, a intensidade da mesma diminui. 
Normalmente, a temperatura ideal para a atividade 
fotossintética está entre 30 e 38 °C, sendo que, acima 
dos 45°C, a desnaturação das enzimas faz com que a 
atividade fotossintética diminua. 
Item III: verdadeiro: A água (H2O) é doadora de 
hidrogênios para a produção de glicose (C6H12O6) a 
partir de gás carbônico (CO2), de modo que a falta de 
água age como um fator limitante para a fotossíntese, 
sendo o principal fator limitante em regiões áridas. 
Item IV: verdadeiro: Como mencionado, a 
disponibilidade de água e a temperatura podem afetar 
a fotossíntese, também podendo modificar a forma das 
folhas, como ocorre em cactos, cujas folhas assumem 
a forma de espinho 
 
Questão 4: C 
 
Comentário: A respiração celular é feita por plantas de 
dia e de noite e apresenta equação geral C6H12O6 + O2 
→ CO2 + H2O, enquanto a fotossíntese é feita por 
plantas somente durante o dia e apresenta equação 
geral CO2 + H2O → C6H12O6 + O2. Assim: 
- Durante a noite, só ocorre respiração aeróbica, que 
leva ao acúmulo de gás carbônico, que reage com a 
água para formar ácido carbônico de acordo com a 
reação CO2 + H2O → H2CO3, deixando o meio ácido e, 
portanto, com o pH mais baixo. 
Concentração de CO2
Fotossíntese 
Ponto de saturação
Temperatura 
Ponto de desnaturação
 
10 
 
- Durante o dia, há predomínio da fotossíntese, que 
consome gás carbônico, levando, devido às condições 
de equilíbrio químico do sistema, à quebra de ácido 
carbônico de acordo com a reação H2CO3 → CO2 + H2O, 
sendo que a diminuição do teor de ácido carbônico 
deixa o meio básico e, portanto, com o pH mais alto. 
Desse modo, na experiência descrita, o pH fica 
oscilando, diminuindo durante a noite e aumentando 
durante o dia, como representado no gráfico da letra 
C. 
 
Questão 5: B 
 
Comentário: O ponto de compensação fótica 
caracteriza uma intensidade luminosa tal que a 
fotossíntese e a respiração se igualam, de modo que: 
- a quantidade de matéria orgânica produzida na 
fotossíntese é igual àquela produzida na respiração 
aeróbica, 
- a quantidade de gás oxigênio produzido na 
fotossíntese é igual àquele produzido na respiração 
aeróbica, 
- a quantidade de gás carbônico produzido na 
fotossíntese é igual àquele produzido na respiração 
aeróbica. 
 
Questão 6: D 
 
Comentário: A planta realiza fotossíntese somente na 
presença de luz, e realiza respiração aeróbica 
continuamente, na presença e na ausência de luz. 
Comparando os dois processos: 
 
 
 
Na região 1 do gráfico, devido à pequena intensidade 
luminosa, a atividade respiratória é maior que a 
fotossintética; assim, a planta retira oxigênio da 
atmosfera e libera gás carbônico para a atmosfera. Na 
região 2 do gráfico, devido à grande intensidade 
luminosa, a atividade fotossintética é maior que a 
respiratória; assim, a planta retira gás carbônico da 
atmosfera e libera oxigênio para a atmosfera. 
O ponto 3 é denominado ponto de compensação 
fótica. Nesse ponto, respiração e fotossíntese se 
equivalem, e a planta não retira nem libera oxigênio ou 
gás carbônico da atmosfera. Assim, o oxigênio liberado 
pela fotossíntese é consumido na respiração e o gás 
carbônico liberado na respiração é consumido na 
fotossíntese. Do mesmo modo, a matéria orgânica 
produzida na fotossíntese é consumida na respiração, 
de modo que a planta não pode acumular reservas e 
crescer. 
Assim, se o ponto de compensação fótico é mantido 
por certo tempo, a planta continua viva, mas não 
cresce, pois consome toda a matéria orgânica que 
produz. 
 
Questão 7: C 
 
Comentário: A equação geral da fotossíntese é CO2 + 
H2O → glicose + O2 e a equação da respiração aeróbica 
é glicose + O2 → CO2 + H2O, sendo, pois, os dois 
processos inversos. Assim, analisando cada item: 
Item A: falso: A 15°, a fotossíntese da espécie Y é um 
pouco mais intensa do que sua respiração, de modo 
que ela produz mais glicose do que consome, de modo 
que armazena carbono na forma de glicose. Veja: 
 
 
 
Item B: falso: A 45°C, X tem a respiração maior que a 
fotossíntese, consumindo mais glicose do que produz e 
diminuindo a quantidade de glicose acumulada, 
enquanto Y tem a fotossíntese maior que a respiração, 
produzindo mais glicose do que consome e 
acumulando glicose. Veja: 
 
 
 
Intensidade luminosa
Respiração aeróbica
Fotossíntese 
Ponto de saturação luminosa
1
2
3
fotossíntese
respiração
fotossíntese
respiração
fotossíntese
respiração
 
11 
 
Item C: verdadeiro: A 25°C, X tem maior diferença 
entre fotossíntese e respiração (com fotossíntese em 
15 e respiração em 2) que Y (com fotossíntese em 10 e 
respiração em 2), de modo a apresentar maior acúmulo 
de glicose. Veja: 
 
 
 
Item D: falso: Como mencionado no item B, a 45°, a 
espécie X tem perda líquida de carbono e a espécie Y 
tem ganho líquido de carbono. 
 
Questão 8: A 
 
Comentário: A planta realiza fotossíntese somente na 
presença de luz, e realiza respiração aeróbica 
continuamente, na presença e na ausência de luz. 
Comparando os dois processos: 
 
 
 
Na região 1 do gráfico, devido à pequena intensidade 
luminosa, a atividade respiratória é maior que a 
fotossintética; assim, a planta retira oxigênio da 
atmosfera e libera gás carbônico para a atmosfera. Na 
região 2 do gráfico, devido à grande intensidade 
luminosa, a atividade fotossintética é maior que a 
respiratória; assim, a planta retira gás carbônico da 
atmosfera e libera oxigênio para a atmosfera. O ponto 
3 é denominado ponto de compensação fótica. Nesse 
ponto, respiração e fotossíntese se equivalem, e a 
planta não retira nem libera oxigênio ou gás carbônico 
da atmosfera. Assim, o oxigênio liberado pela 
fotossíntese é consumido na respiração e o gás 
carbônico liberado na respiração é consumido na 
fotossíntese. Do mesmo modo, a matéria orgânica 
produzida na fotossíntese é consumida na respiração, 
de modo quea planta não pode acumular reservas e 
crescer. Assim, interpretando o gráfico da questão: 
- 1 representa a fotossíntese; 
- 2 representa a respiração celular; 
- No intervalo A-B, a respiração é mais intensa que a 
fotossíntese, com a planta consumindo gás oxigênio e 
matéria orgânica e liberando gás carbônico; 
- Em B, ocorre o ponto de compensação fótico, com a 
respiração igualando à fotossíntese, de modo que a 
planta nem consome nem libera nem gás oxigênio nem 
gás carbônico; 
- No intervalo B-C, a fotossíntese é mais intensa que a 
respiração, com a planta consumindo gás carbônico, 
produzindo matéria orgânica e liberando gás oxigênio. 
- Em C, ocorre o ponto de saturação luminosa, onde a 
taxa de fotossíntese em função da luz passa a ser 
máxima e constante, com o armazenamento de 
reservas de matéria orgânica também máximo e 
constante. 
Desse modo, analisando cada item: 
Item A: verdadeiro: No intervalo A-B, a respiração é 
mais intensa que a fotossíntese, e a planta consome 
mais matéria orgânica do que produz; a partir do ponto 
B, a fotossíntese é mais intensa que a respiração e a 
planta produz mais matéria orgânica do que consome, 
de modo que ocorre aumento da biomassa vegetal. 
Item B: falso: No intervalo A-B, a planta consome suas 
reservas energéticas de matéria orgânica, e no 
intervalo B-C, ela armazena reservas de matéria 
orgânica. A partir de C ocorre o ponto de saturação 
luminosa, onde a taxa de fotossíntese em função da luz 
passa a ser máxima e constante, com o 
armazenamento de reservas de matéria orgânica 
também máximo e constante. 
Item C: falso: A linha 1 representa a taxa de 
fotossíntese e a linha 2 representa a taxa de respiração. 
Item D: falso: No intervalo A-B a planta não cresce, 
porque consome suas reservas, sendo que a partir do 
ponto B a planta cresce porque passa a produzir mais 
matéria orgânica do que consome. 
Item E: falso: Apenas a fotossíntese (1) varia de acordo 
com a intensidade luminosa, sendo que a respiração (2) 
é constante em função da luz. 
 
Questão 9: E 
 
Comentário: Plantas II mantêm alta atividade 
fotossintética mesmo em baixas intensidades 
luminosas, sendo umbrófilas, ou seja, adaptadas a 
sombra (baixa luminosidade); plantas I são heliófilas, 
ou seja, adaptadas ao sol (alta luminosidade). Observe 
abaixo: 
fotossíntese
respiração
fotossíntese
respiração
Intensidade luminosa
Respiração aeróbica
Fotossíntese 
Ponto de saturação luminosa
1
2
3
 
12 
 
 
 
Questão 10: B 
 
Comentário: A planta realiza fotossíntese somente na 
presença de luz, e realiza respiração aeróbica 
continuamente, na presença e na ausência de luz. 
Comparando os dois processos: 
 
 
 
Na região 1 do gráfico, devido à pequena intensidade 
luminosa, a atividade respiratória é maior que a 
fotossintética; assim, a planta retira oxigênio da 
atmosfera e libera gás carbônico para a atmosfera. Na 
região 2 do gráfico, devido à grande intensidade 
luminosa, a atividade fotossintética é maior que a 
respiratória; assim, a planta retira gás carbônico da 
atmosfera e libera oxigênio para a atmosfera. O ponto 
3 é denominado ponto de compensação fótica. Nesse 
ponto, respiração e fotossíntese se equivalem, e a 
planta não retira nem libera oxigênio ou gás carbônico 
da atmosfera. Assim, o oxigênio liberado pela 
fotossíntese é consumido na respiração e o gás 
carbônico liberado na respiração é consumido na 
fotossíntese. Do mesmo modo, a matéria orgânica 
produzida na fotossíntese é consumida na respiração, 
de modo que a planta não pode acumular reservas e 
crescer. Assim, interpretando o gráfico: 
- A região A representa a área onde há predomínio da 
atividade de respiração aeróbica (abaixo do ponto de 
compensação fótica), ou seja, correspondendo àquela 
com menor intensidade luminosa; nela, ocorre 
acúmulo de gás carbônico liberado na respiração 
aeróbica, deixando o meio ácido, pela reação do gás 
carbônico com a água, formando ácido carbônico, e, 
portanto, de cor amarela (tubo 3) 
- A região B representa a área onde as atividades de 
fotossíntese e respiração aeróbica se igualam (igual à 
do ponto de compensação fótica), ou seja, 
correspondendo àquela com intensidade luminosa 
intermediária; nela, ocorre equilíbrio entre gás 
carbônico e oxigênio liberados e consumidos, 
resultando num meio neutro, e, portanto, de cor verde 
(tubo 2). 
- A região C representa a área onde há predomínio da 
atividade de fotossíntese (acima do ponto de 
compensação fótica), ou seja, correspondendo àquela 
com maior intensidade luminosa; nela, ocorre acúmulo 
de oxigênio e consumo de gás carbônico na 
fotossíntese (com diminuição na quantidade de ácido 
carbônico), resultando num meio básico, e, portanto, 
de cor azul (tubo 1). 
Analisando cada item: 
Item A: falso: A letra A do gráfico representa a planta 
que estava no tubo 3. 
Item B: verdadeiro: A letra B do gráfico representa a 
planta que estava no tubo 2. 
Item C: falso: Plantas mantidas no ponto de 
compensação estão representadas, no gráfico, pela 
letra B. 
Item D: falso: Plantas mantidas no ponto de saturação 
estão representadas, no gráfico, pela letra C. 
Item E: falso: Os tubos 1, 2 e 3 correspondem 
respectivamente, no gráfico, às letras C, B e A. 
 
Questão 11: A 
 
Comentário: Nas folhas do lote A, não expostas à luz, 
só ocorre respiração aeróbica e não fotossíntese), de 
modo que há acúmulo de gás carbônico liberado na 
respiração aeróbica, deixando o meio ácido, pela 
reação do gás carbônico com a água, formando ácido 
carbônico, levando à diminuição do pH, o que torna o 
meio ácido e leva o indicador a ficar amarelo. 
Observação: Nas folhas do lote B, expostas à luz, ocorre 
fotossíntese e respiração aeróbica e, se a intensidade 
luminosa for razoavelmente alta, há predomínio da 
atividade de fotossíntese e ocorre acúmulo de oxigênio 
e consumo de gás carbônico na fotossíntese, com 
diminuição na quantidade de ácido carbônico e 
aumento de pH, o que torna o meio alcalino e com o 
indicador ficando roxo. 
 
Questão 12: B 
 
Comentário: O tubo no qual a cor da solução se 
modifica mais rapidamente de vermelha para roxa é 
aquele com menor concentração de gás carbônico, ou 
Baixa 
intensidade 
luminosa
1
2
1 – Atividade fotossintética da
planta II em baixa intensidade
luminosa
2 – Atividade fotossintética da
planta I em baixa intensidade
luminosa
Intensidade luminosa
Respiração aeróbica
Fotossíntese 
Ponto de saturação luminosa
1
2
3
 
13 
 
seja, onde ocorre maior consumo de gás carbônico, o 
que por sua vez implica naquele com maior taxa de 
fotossíntese. O tubo III contém apenas caramujos, os 
quais não fazem fotossíntese, de modo a liberar gás 
carbônico na respiração e, com isso, tornar maior a 
concentração de gás carbônico. O tubo IV tem algas e 
caramujos, de modo que o gás carbônico consumido na 
fotossíntese das algas é liberado pela respiração das 
algas e dos caramujos. Os tubos I e II possuem somente 
algas, que fazem fotossíntese e respiração, sendo a 
fotossíntese mais intensa, de modo a ocorrer consumo 
de gás carbônico e menor concentração desse gás. 
Como o tubo I é iluminado por luz amarela, que 
segundo o gráfico proporciona uma pequena 
intensidade de fotossíntese, e o tubo II é iluminado por 
luz azul, que segundo o gráfico proporciona uma 
grande intensidade de fotossíntese, o maior consumo 
de gás carbônico, com menor teor desse gás e maior 
tendência a tornar o meio roxo é o do tubo II. 
 
Questão 13: C 
 
Comentário: Paramécios são protozoários, organismos 
eucariontes unicelulares heterótrofos, realizando 
apenas respiração aeróbica, enquanto algas são 
organismos eucariontes uni ou pluricelulares 
autótrofos fotossintetizantes. Assim: 
- considerando que a respiração aeróbica consome O2 
e libera CO2, tem-se que o tubo fechado (acumulando 
os gases em concentração acima da atmosférica) com 
paramécios apenas (onde só ocorre respiração 
aeróbica) deve possuir mais CO2 (tubo II); 
- considerando que a fotossíntese consome CO2e 
libera O2, tem-se que o tubo fechado (acumulando os 
gases em concentração acima da atmosférica) com 
algas apenas (onde ocorre fotossíntese e respiração 
aeróbica, mas menos respiração aeróbica do que nos 
tubos com paramécios) deve possuir mais O2 (tubo VI). 
 
Questão 14: B 
 
Comentário: Equinócio é o dia do ano em que a 
duração do dia (período iluminado) é igual à da noite 
(período escuro). Solstício de verão é o dia do ano em 
que a duração do dia é a maior possível no ano (com a 
noite mais curta do ano) e solstício de inverno é o dia 
do ano em que a duração do dia é a menor possível no 
ano (com a noite mais longa do ano), sendo que, 
quando é solstício de verão no hemisfério norte, é 
solstício de inverno no hemisfério sul e vice-versa. 
Assim, analisando cada item: 
Item A: falso: Como a planta faz respiração de dia e de 
noite, e fotossíntese só durante o dia, nunca a planta 
passará mais horas fazendo fotossíntese que 
respirando. No solstício de verão, com a maior duração 
do dia, tem-se o dia do ano onde a planta passará mais 
tempo fazendo fotossíntese, mas ainda assim a 
respiração ocorrerá por mais tempo. 
Item B: verdadeiro: Se a planta do hemisfério sul está 
em solstício de verão, a planta no hemisfério norte está 
em solstício de inverno, de modo que a planta do 
hemisfério sul recebe mais tempo de luz e passará mais 
passará mais horas fazendo fotossíntese do que a 
planta do hemisfério norte. 
Item C: falso: Nos equinócios de primavera e verão, a 
duração dos dias (12 horas) é igual à duração das noites 
(12 horas), de modo que a duração dos dias é idêntica, 
a as plantas passarão igual número de horas fazendo 
fotossíntese. 
Item D: falso: Nos equinócios, as plantas não passarão 
24 horas fazendo fotossíntese, uma vez que nos 
períodos de noite não há fotossíntese. Em qualquer 
época do ano as plantas passarão mais horas 
respirando que em atividade fotossintética, uma vez 
que a respiração ocorre de dia e de noite e a 
fotossíntese só ocorre de dia. 
Item E: falso: Nos equinócios, as passarão 12 horas 
fazendo fotossíntese (só de dia) e 24 horas respirando 
(de dia e de noite). 
 
Questão 15: B 
 
Comentário: No verão, os dias são mais longos que as 
noites, havendo grande disponibilidade de luz para a 
fotossíntese, e, consequentemente, alta taxa 
fotossintética e grande produção de matéria orgânica. 
Terminado o verão, os dias se tornam 
progressivamente mais curtos, de modo que diminui a 
disponibilidade de luz para a fotossíntese, e, 
consequentemente, diminuem a taxa fotossintética e a 
produção de matéria orgânica. 
 
Questão 16: D 
 
Comentário: A taxa de fotossíntese varia em função da 
luminosidade, aumentando com o aumento da 
intensidade de luz, mas a respiração é constante em 
função da intensidade de luz. Quando a planta está em 
alta luminosidade, a atividade de fotossíntese é mais 
intensa que a de respiração, e a planta produz mais 
matéria orgânica do que consome, aumentando de 
massa e tamanho. Quando a planta está em baixa 
luminosidade, a atividade de respiração é mais intensa 
que a de fotossíntese, e a planta consome mais matéria 
orgânica do que produz, diminuindo de massa e 
tamanho. O ponto de compensação fótico é aquele 
onde a luminosidade é tal que a taxa de fotossíntese 
iguala à de respiração, de modo que a planta produz 
 
14 
 
tanta matéria orgânica quanto consome, mantendo 
sua massa e seu tamanho constantes. Ao longo do 
período de 24 horas de um dia, a atividade média de 
fotossíntese é maior que a de respiração, ou seja, está 
acima do que ocorre no ponto de compensação fótico, 
de modo que a planta cresce, o que pode se dar de 
modo mais intenso ou menos intenso dependendo da 
intensidade da luz. Nos meses de verão, com maior 
disponibilidade de luz, a taxa de fotossíntese é maior e 
o crescimento da grama é mais intenso, exigindo podas 
mais frequentes, o que ocorre entre outubro e 
dezembro. Nos meses de inverno, com menor 
disponibilidade de luz, a taxa de fotossíntese é menor 
e o crescimento da grama é menos intenso, exigindo 
podas menos frequentes, o que ocorre entre junho e 
agosto. 
 
Questão 17: D 
 
Comentário: A atividade fotossintética é determinada, 
dentre outros fatores, pela intensidade luminosa. Na 
linha do Equador, a intensidade luminosa é máxima e 
constante em todas as épocas do ano, não importando 
a longitude, de modo que ambas as plantas manterão, 
aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética 
se o botânico navegar para maiores longitudes, tanto 
em sentido leste quanto para oeste. 
 
Questão 18: C 
 
Comentário: As plantas respiram de dia e de noite, 
uma vez que a respiração não depende da luz, mas só 
fazem fotossíntese durante o dia, uma vez que essa 
reação depende da luz. Apesar de a planta passar mais 
tempo fazendo respiração (dia e noite) do que 
fotossíntese (só de dia), a fotossíntese é mais intensa, 
predominando a ação de remover gás carbônico da 
atmosfera e armazenar como matéria orgânica. 
 
Questão 19: D 
 
Comentário: Observe que, ao fixar a concentração (C) 
e alterar a intensidade luminosa (I), pode-se observar o 
efeito da intensidade luminosa na intensidade da 
fotossíntese (T). Na concentração C2, tanto com a 
intensidade I1 como com a intensidade I2, a 
intensidade da fotossíntese de mantém constante em 
T2, mostrando que, com a intensidade I1, já ocorre 
saturação da fotossíntese, pois mesmo com o aumento 
da intensidade luminosa para I2, a intensidade da 
fotossíntese não aumenta. Observe que, ao fixar a 
intensidade luminosa (I) a alterar a concentração de 
CO2 (C), pode-se observar o efeito da concentração de 
CO2 na intensidade da fotossíntese (T). Como a 
intensidade I1 já satura para a luminosidade, qualquer 
aumento de intensidade da fotossíntese a partir de I1 
é provocada pelo aumento da concentração de CO2, 
podendo ser percebido que a partir da concentração 
C3, a intensidade da fotossíntese estabiliza em T3 
(mesmo aumentando a concentração para C4), 
caracterizando o ponto de saturação. 
 
Questão 20: B 
 
Comentário: O processo de respiração aeróbica 
consome matéria orgânica e oxigênio para produzir gás 
carbônico, água e energia. A respiração não é afetada 
pela luminosidade. O processo de fotossíntese 
consome gás carbônico e água para produzir matéria 
orgânica e oxigênio, sendo a luz a fonte de energia. 
Quanto maior a intensidade luminosa, maior a 
atividade fotossintética, sendo maior o consumo de 
gás carbônico e a produção de oxigênio. No início do 
teste, há uma determinada quantidade de oxigênio na 
água, o qual vai diminuindo, indicando consumo de 
oxigênio, o que ocorre na respiração, e indicando que 
não há fotossíntese (se não o oxigênio estaria sendo 
produzido e aumentaria). Assim, se no início do teste 
há respiração, mas não fotossíntese, não ocorre luz, de 
modo que deve ser meia noite. Por volta de 6 horas da 
manhã, com o nascer do sol, a fotossíntese começa a 
ocorrer, de modo que o oxigênio passa a ser produzido 
e aumenta de teor até meio dia, quando a 
luminosidade é máxima, e é máxima a liberação de 
oxigênio. 
Observação: Se a escala de tempo da experiência fosse 
de 24 horas, e não de 12 horas, faria sentido a 
experiência ter iniciado meio dia. Com o teor de gás 
carbônico mais baixo (indicando alto consumo desse 
gás) e o teor de oxigênio mais elevado (indicando alta 
produção desse gás), poderia se afirmar que a 
atividade fotossintética estava a mais intensa possível, 
ou seja, a intensidade luminosa era a mais elevada 
possível, o que ocorre, ao longo do dia, ao meio-dia. Aí, 
à meia-noite, sem luz, o teor de oxigênio seria mínimo 
porque, sem luz, haveria somente respiração que 
consome o oxigênio, e ao meio-dia seguinte (24 horas 
após o início do experimento), a fotossíntese seria 
novamente máxima e o teor de oxigênio seria 
novamente máximo. Como a escala de tempo é de 12 
horas, não faria sentido pensar desse jeito porque, com 
o experimento iniciando meio dia, terminaria 12 horas 
depois, ouseja, meia-noite, e não faria sentido o 
oxigênio ter aumentado à meia-noite porque não há 
luz ou fotossíntese. 
 
Questão 21: C 
 
 
15 
 
Comentário: Como a fotossíntese libera oxigênio, a 
taxa de oxigênio nos tanques aumenta com o aumento 
da intensidade fotossintética. Assim, quanto maior a 
luminosidade, maior a fotossíntese e maior o teor de 
oxigênio dissolvido. Ao longo do dia: 
- o início da manhã tem pouca luz e baixa intensidade 
fotossintética, havendo pouco oxigênio dissolvido; 
- por volta de meio-dia, a grande intensidade luminosa 
aumenta a intensidade fotossintética e aumenta o teor 
de oxigênio dissolvido; 
- no fim da tarde, com a diminuição na intensidade 
luminosa, diminui a intensidade fotossintética e 
diminui o teor de oxigênio dissolvido. 
Quanto maior a temperatura, maior a atividade 
fotossintética, de modo que, como Manaus está numa 
região tropical, tem invernos mais quentes e maior 
intensidade fotossintética, com maior liberação de 
oxigênio, do que o que ocorre em Buenos Aires, de 
invernos mais frios e de menor intensidade 
fotossintética por se localizar numa zona temperada. 
 
Questão 22: D 
 
Comentário: A equação representa a fotólise da água, 
processo que ocorre em organismos fotossintetizantes 
que utilizam a molécula de água como doadora de 
elétrons para reduzir o gás carbônico em moléculas 
orgânicas, como ocorre com cianobactérias (nas 
membranas dos cromatóforos) e plantas e algas (nos 
tilacoides dos cloroplastos). 
 
Questão 23: E 
 
Comentário: Analisando cada item: 
Item A: falso: A relação molar entre dióxido de carbono 
(6 CO2 nos reagentes) e enxofre (12 S) nos produtos é 
de 6: 12 = 1:2. No entanto, como o mol de gás 
carbônico não pesa o mesmo do que um mol de 
enxofre, a relação mássica será diferente de 1:2. 
Item B: falso: Se, no processo, o gás carbônico (CO2) é 
convertido em glicose (C6H12O6), ele ganha átomos de 
hidrogênio, o que caracteriza um processo de redução. 
De modo inverso, se, no processo, o gás sulfídrico (H2S) 
é convertido em enxofre (S), ele ganha átomos de 
hidrogênio, o que caracteriza um processo de 
oxidação. 
Item C: falso: A quimiossíntese utiliza energia de 
oxidação de substâncias inorgânicas, enquanto a 
fotossíntese utiliza energia luminosa. Como as 
bactérias verdes sulfurosas utilizam luz, são 
fotossintetizantes, e não quimiossintetizantes. 
Item D: falso: Mecanismos de fotossíntese como o que 
ocorre nas bactérias sulfurosas é realizado na presença 
de luz (solar ou não). 
Item E: verdadeiro: Na fotossíntese vegetal, que usa 
água como agente redutor, a equação geral é 6CO2 + 
12H2O → C6H12O6 + 6H2O + 6O2 e todo O2 liberado é 
proveniente da quebra da molécula de água na fotólise 
da água. Assim, ao reagir dióxido de carbono marcado 
com oxigênio 18 e água marcada com oxigênio 16, os 
produtos apresentarão glicose e água com oxigênio 18 
e gás oxigênio (O2) com oxigênio 16, o que prova que 
todo oxigênio da água tem e do glicídio são 
provenientes da molécula de CO2. 
 
Questão 24: A 
 
Comentário: Em química, oxidação é a perda de 
elétrons por parte de uma molécula, enquanto que 
redução é o ganho de elétrons por uma molécula. De 
maneira simplificada, em química orgânica, quando 
uma molécula ganha átomos de oxigênio ou perde 
átomos de hidrogênio, ela se oxida, e quando uma 
molécula ganha átomos de hidrogênio ou perde 
átomos de oxigênio, ela se reduz. Assim, analisando 
cada reação: 
I. A fotossíntese é um processo de redução de gás 
carbônico a glicose, uma vez que o CO2 ganha átomos 
de hidrogênio para formar C6H12O6, sendo que a 
fotossíntese só ocorre em seres autótrofos 
fotossintetizantes. 
II. A quimiossíntese metanogênica é um processo de 
redução de gás carbônico a metano, uma vez que o CO2 
ganha átomos de hidrogênio para formar CH4, sendo 
que a quimiossíntese metanogênica só ocorre em seres 
autótrofos quimiossintetizantes. 
III. A respiração celular é um processo de oxidação de 
glicose a gás carbônico, uma vez que A fotossíntese é 
um processo de redução de gás carbônico a glicose, 
uma vez que C6H12O6 perde átomos de hidrogênio para 
formar CO2, sendo que a respiração celular ocorre em 
seres heterótrofos e autótrofos em geral. 
 
Questão 25: B 
 
Comentário: A fotossíntese produz matéria orgânica a 
partir de matéria inorgânica utilizando a luz como fonte 
de energia. A quimiossíntese, no entanto, produz 
matéria orgânica a partir de matéria inorgânica 
utilizando a energia proveniente da oxidação de 
compostos inorgânicos. Em ecossistemas oceânicos de 
grandes profundidades, não ocorre luz para a 
fotossíntese, de modo que a formação de matéria 
orgânica só pode se dar por quimiossíntese, processo 
que ocorre exclusivamente em algumas bactérias 
autotróficas.

Mais conteúdos dessa disciplina