Buscar

4 Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**4. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)**
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados e influenciam um ao outro. Desenvolvida por Aaron Beck e Albert Ellis na década de 1960, a TCC é amplamente utilizada no tratamento de uma variedade de transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtornos alimentares, entre outros.
A TCC trabalha para identificar e modificar padrões de pensamento negativos e distorcidos, bem como comportamentos desadaptativos, através de técnicas estruturadas e orientadas para metas. Os terapeutas da TCC ajudam os clientes a examinar suas crenças e interpretações sobre si mesmos, os outros e o mundo, buscando substituir padrões disfuncionais por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Além da modificação cognitiva, a TCC também se concentra em estratégias comportamentais, como a exposição gradual a situações temidas (no caso de transtornos de ansiedade, por exemplo) e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para lidar com desafios diários. É uma terapia breve e focada, geralmente consistindo em um número definido de sessões, embora a duração do tratamento possa variar dependendo das necessidades individuais do cliente.
A eficácia da TCC é amplamente reconhecida, com numerosos estudos apoiando sua eficácia no tratamento de uma variedade de problemas psicológicos. Sua abordagem prática e orientada para soluções a torna uma opção popular tanto para indivíduos que buscam terapia quanto para profissionais que trabalham na área da saúde mental.

Outros materiais