Buscar

Primeiros Socorros (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiros Socorros
 
 
Data: 25/02/24
Aluno (a): Marlon Silveiro de Moraes 
Avaliação Pratica Final 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
A hemorragia está relacionada diretamente à perda de sangue por meio de ferimentos pelas cavidades naturais do corpo, como nariz, boca, ouvido, etc. Ela pode ser interna, quando resultante de um traumatismo ou do rompimento de vasos sanguíneos.
A seguir, veja dois casos envolvendo hemorragia e responda os três questionamentos:
Caso A) você é socorrista e se depara com um acidente em que uma criança de 12 anos caiu da janela de seu apartamento, no segundo andar do prédio. Aparentemente ela não tem qualquer lesão externa e está inconsciente. Você, como um bom socorrista, chega para prestar os primeiros socorros e suspeita que ela pode estar tendo uma hemorragia interna. Dessa forma, responda:
1) Quais os sinais de hemorragia interna que você deverá observar?
R) Os principais sinais de uma hemorragia interna são: • pulso com batimento anormal (fraco ou acelerado); • pele fria; • sudorese abundante; hemorragia? Palidez intensa; • tonturas; • eliminação de sangue pela boca (junto com vômito ou saliva), nas fezes e na urina; • sede; • inconsciência.
2) Em uma situação como esta, com suspeita de hemorragia interna, há pouco que o socorrista pode fazer. Nesse caso, ele deve apenas acompanhar a vítima atentamente até a chegada de uma equipe especializada. No entanto, há condutas simples que devem ser tomadas até a chegada do atendimento médico. Quais devem ser essas condutas?
R) em casos de suspeita de hemorragia interna, é importante agir rapidamente enquanto aguarda a chegada da equipe médica especializada. Algumas condutas simples que podem ser tomadas incluem:
1. Manter a vítima calma e confortável.
2. Manter a vítima deitada e elevada ligeiramente a região da cabeça.
3. Não oferecer líquidos ou comida caso a vítima necessite de cirurgia.
4. Observar e monitorar os sinais vitais da vítima, como frequência cardíaca e respiratória.
5. Se houver sangramento externo visível, aplicar pressão firme no local com um pano limpo ou bandagem.
Agora, imagine outra situação:
Caso B) À medida que uma mãe limpa a casa, sua filha, uma criança de 4 anos, vai até a cozinha e pega uma faca. Enquanto a criança mexe na faca por curiosidade, a faca cai de ponta na sua perna. Rapidamente começa um sangramento e a menina, assustada, começa a chorar.
Como você é vizinho e todos sabem que é socorrista, é logo chamado a ajudar. Assim que chega à casa percebe que a situação não é muito grave. O sangue que sai do ferimento é bem escuro e flui de forma lenta. Você pega gazes e atadura na sua caixa de primeiros socorros e faz um curativo para estancar o sangue, mas pede à mãe que leve a criança ao hospital, de modo que seja feito um curativo mais apropriado.
Sendo assim, responda:
2) Que tipo de hemorragia ocorreu? Pela aparência do sangue, você poderia identificar o tipo de vaso sanguíneo rompido?
R) uma hemorragia em que o sangue sai fluente e escuro geralmente indica a ruptura de um vaso sanguíneo de maior calibre, como uma artéria ou uma veia profunda. A cor escura do sangue é devido à presença de hemoglobina, que se torna mais escura quando o sangue fica exposto ao oxigênio por um período mais longo.
Quando o sangue é de cor vermelho vivo e jorra pulsante, é indicativo de uma hemorragia arterial, em que uma artéria foi rompida. Nesse caso, a pressão sanguínea elevada nas artérias faz com que o sangue seja expelido de forma pulsante.
Por outro lado, quando o sangue é de cor mais escura e escorre de forma contínua, é mais provável que se trate de uma hemorragia venosa, em que uma veia foi rompida. As veias transportam o sangue de volta ao coração e possuem pressão sanguínea mais baixa do que as artérias, resultando em um fluxo de sangue mais lento e contínuo.
É importante identificar o tipo de hemorragia e o vaso sanguíneo rompido para adotar as medidas de primeiros socorros adequadas. Independentemente do tipo de hemorragia, é fundamental controlar o sangramento, aplicando pressão direta sobre o local da ferida com um pano limpo e estéril, e buscar assistência médica imediatamente para avaliação e tratamento adequado.
Primeiros Socorros
Primeiros Socorros

Continue navegando