Buscar

Brasil império

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Brasil império
O Brasil Império refere-se ao período histórico em que o Brasil foi governado por imperadores, iniciando com a independência do país em 1822 e terminando com a Proclamação da República em 1889. Aqui estão alguns pontos-chave desse período:
1. Independência:
A Independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, marcando a ruptura definitiva com o domínio português. O evento ocorreu às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, e refletiu a crescente insatisfação local com as imposições de Portugal. Diante das pressões políticas e das demandas por autonomia, Dom Pedro I declarou a independência, consolidando o Brasil como uma nação soberana. Essa ação não apenas desencadeou uma série de eventos que moldaram o Brasil Imperial, mas também representou um passo significativo rumo à construção da identidade nacional e à busca por autodeterminação.
2. Dom Pedro I (1822-1831):
Dom Pedro I, nascido em 1798, desempenhou um papel crucial na história brasileira como o primeiro imperador do Brasil durante o período de 1822 a 1831. Filho de Dom João VI, ele proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, afirmando a autonomia em relação a Portugal. Seu reinado foi marcado por desafios políticos e conflitos regionais, incluindo as lutas contra as Províncias Unidas do Rio da Prata e a Confederação do Equador. Diante de crescentes tensões e pressões, Dom Pedro I abdicou do trono em 1831, deixando o governo nas mãos de seu filho, Dom Pedro II, e retornando a Portugal. Sua figura complexa é lembrada por seu papel decisivo na independência do Brasil, mas também pelos desafios e instabilidades políticas enfrentadas durante seu curto reinado.
3. Período Regencial (1831-1840):
O Período Regencial no Brasil, entre 1831 e 1840, foi marcado por instabilidade política e social após a abdicação de Dom Pedro I. Dividido em três regências, devido à menoridade do herdeiro Dom Pedro II, esse período testemunhou conflitos entre liberais e conservadores, bem como revoltas provinciais, como a Cabanagem, a Balaiada e a Sabinada. A promulgação da primeira Constituição brasileira em 1824 estabeleceu um sistema de governo centralizado, mas as divergências políticas e a insatisfação popular levaram a questionamentos e reformas. O Período Regencial foi marcado por desafios significativos para a estabilidade política e social no Brasil, antecipando mudanças importantes na trajetória do país rumo à sua experiência republicana.
4. Dom Pedro II (1840-1889):
Dom Pedro II, governante do Brasil de 1840 a 1889, é lembrado como o segundo e último imperador do país. Ascendeu ao trono em tenra idade após a abdicação de seu pai, Dom Pedro I, e governou durante um período caracterizado por estabilidade relativa e avanços significativos. Sob seu reinado, o Brasil experimentou desenvolvimentos econômicos, industrialização, expansão ferroviária e a consolidação da cafeicultura. Dotado de uma mente erudita, Dom Pedro II também promoveu a educação, ciência e cultura, incentivando o progresso intelectual. No entanto, enfrentou desafios crescentes, incluindo a abolição da escravidão em 1888 e a ascensão de sentimentos republicanos. Com a proclamação da República em 1889, Dom Pedro II foi deposto, encerrando o período imperial brasileiro e dando início a uma nova era na história do país.
5. Guerra do Paraguai (1864-1870):
A Guerra do Paraguai, travada entre 1864 e 1870, foi um conflito sangrento que envolveu o Paraguai contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Iniciada por disputas territoriais e questões políticas, a guerra teve como figura central o líder paraguaio Francisco Solano López. Caracterizada por batalhas intensas, a guerra teve impactos devastadores sobre a população paraguaia, resultando em grande parte de sua aniquilação. As causas e consequências da Guerra do Paraguai permanecem objeto de estudo e debate, destacando-se pela sua brutalidade e influência duradoura na geopolítica e nas relações internacionais na América do Sul.
6. Abolição da Escravidão:
A Abolição da Escravidão no Brasil ocorreu com a promulgação da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, sob o governo da Princesa Isabel. Essa legislação histórica representou o fim formal da escravidão no país, declarando que todos os indivíduos eram livres, independentemente de sua origem ou condição. A abolição foi o resultado de décadas de lutas e resistência por parte dos escravizados, movimentos abolicionistas e mudanças sociais e econômicas. No entanto, a libertação dos negros não foi acompanhada de políticas efetivas de inclusão social e reparação, deixando um legado de desigualdades e desafios persistentes na história do Brasil.
7. Crise e Proclamação da República (1889):
A Crise e Proclamação da República no Brasil, ocorridas em 1889, marcaram a transição de um regime monárquico para uma república federativa. Influenciada por insatisfações políticas, econômicas e militares, a crise culminou na proclamação do novo regime em 15 de novembro de 1889, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. A decisão de proclamar a República foi fortalecida por sentimentos anti-monárquicos, descontentamento com o sistema imperial e a abolição da escravidão em 1888. Este evento trouxe consigo mudanças políticas profundas, encerrando o período imperial brasileiro e inaugurando uma nova fase na história do país, caracterizada por um sistema republicano, embora marcada por instabilidades e transições políticas nas décadas subsequentes.

Continue navegando