Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A tireoide é formada por dois lobos conectados pelo istmo. Encontra-se anterior à traqueia, entre a cartilagem cricoide e a fúrcula esternal. É altamente vascularizada e de consistência macia.
Acerca disso, disserte sobre o conceito de hipertireoidismo, causas e sintomas dessa doença.
Resposta esperada
*O hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva dos hormônios da tireoide a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4).
* A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo, levando o sistema imunológico a produzir anticorpos para atacarem a glândula tireoide.
* O aparecimento de nódulos na tireoide associados ao funcionamento mais acelerado da glândula, a ingestão de hormônios e o excesso de iodo podem desencadear o hipertireoidismo.
*Os principais sintomas do hipertireoidismo são cabelos finos e fracos, olhos salientes, suor excessivo, edema na garganta, palpitações cardíacas, problemas intestinais, aumento do apetite, tremor nas mãos e menstruação irregular.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos (FIOCRUZ, 2022).
Disserte acerca dos vírus e dos vetores da febre amarela.
Fonte: FIOCRUZ. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 25 dez. 2022.
Resposta esperada
*A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, provocada por um arbovírus da família Flaviviridae, mesma família do vírus da dengue.
*O vírus é contraído pela picada dos mosquitos Haemagogus Sp e Aedes aegypti, principalmente, além de outras espécies de Aedes, que se infectam ao ingerir sangue de humanos ou de macacos infectados, transmitindo o vírus.
*A febre amarela é uma doença endêmica da África Subsaariana e América do Sul até o Panamá.
*O vírus da febre amarela é mantido em ciclos silvestres; não há ciclo urbano no Brasil, nos quais macacos atuam como hospedeiros amplificadores e os mosquitos são os transmissores, porém ainda ocorrem casos urbanos, que aparecem como eventos isolados ou em epidemias periódicas, quando humanos são mordidos por macacos e picados pelo vetor.
*Os vetores da febre amarela são Aedes aegypti, Haemagogus Sp e Sabethes, pertencentes à família Culicidae. Somente as fêmeas realizam a hematofagismo, processo pelo qual esses insetos disseminam o vírus da febre amarela, e o vírus da dengue, nos casos de A. aegypti.

Outros materiais