Buscar

Neurônio 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um neurônio é uma célula fundamental do sistema nervoso, responsável pela transmissão de sinais elétricos e químicos no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos. Ele é composto por três partes principais: o corpo celular (ou soma), os dendritos e o axônio.
O corpo celular contém o núcleo e a maioria das estruturas celulares, onde ocorre o processamento e a integração de sinais nervosos recebidos. Os dendritos são ramificações curtas que se estendem do corpo celular e recebem sinais de outros neurônios ou células sensoriais. O axônio é uma única extensão longa do neurônio que transmite sinais elétricos para outras células.
A comunicação entre neurônios ocorre através de sinapses, que são pequenos espaços entre os axônios de um neurônio transmissor e os dendritos ou corpo celular de um neurônio receptor. Quando um impulso nervoso atinge a extremidade do axônio, neurotransmissores são liberados na sinapse, desencadeando um sinal elétrico no neurônio receptor.
Os neurônios são altamente especializados e podem se diferenciar em diferentes tipos, desempenhando funções específicas. Por exemplo, os neurônios sensoriais transmitem sinais sensoriais do corpo para o cérebro, enquanto os neurônios motores transmitem sinais do cérebro e da medula espinhal para os músculos e glândulas, controlando movimentos e funções corporais.
Em resumo, os neurônios são células nervosas complexas e vitais para a comunicação e funcionamento do sistema nervoso, permitindo a coordenação de atividades físicas, sensoriais e cognitivas do organismo.

Continue navegando