Buscar

Pasteureloses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pasteureloses
As pasteureloses ocorrem tanto no Brasil como no mundo, independentemente de sexo, raça ou pelagem; às vezes com predominância em animais jovens e sendo mais frequentes e graves na época fria dos países ou regiões frias e temperadas.
A bactéria Pasteurella multocida (Pm) é considerada um importante microrganismo que faz parte da microbiota residente no trato respiratório dos suínos. Até o momento, foram identificados cinco sorotipos capsulares (A, B, D, E e F) e 16 sorotipos somáticos. O sorotipo A, objeto da pesquisa da Embrapa, é um dos mais encontrados em lesões pneumônicas em suínos.
Não tem transmissores nem vetores especiais, pois o seu habitat são as mucosas dos animais, sendo as causas predisponentes responsáveis pela exarcebação do germe, uma queda na resistência do hospedeiro. A via de infecção geralmente é respiratória.
Em suínos a forma subaguda e crônica leva a morte de leitões em 15 a 30 dias após a infecção, ou tem seu crescimento prejudicado e morrem em dois a três meses, ou são levados a necropsia pela falta de desenvolvimento encontrando-se extensa pneumonia purulenta, mais comumente nos lobos apicais e médios, com abscessos e aderências pleurais.
Quais são as medidas de profilaxia para essa doença?
• Desinfecção e vazio sanitário.
• Eliminar animais portadoras da doença.
• Eliminar o frio, vento em excesso e umidade no galpão.
• O manejo incorreto, a água contaminada com fezes e alimentos mofados são fontes de disseminação da doença.
FONTES
https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/pasteurella
https://www.vetprofissional.com.br/artigos/pasteurelose-aviaria-conheca-essa-seria-doenca-de-alcance-mundial
https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/pasteurelose%20em%20animais%20domesticos%20%E2%80%93%20revisao%20bibliografica.pdf

Outros materiais