Buscar

Listeriose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Listeriose
Listeriose é a denominação de um grupo geral de desordens causadas pela Listeria monocytogenes que incluem febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarréia e outros sintomas gastrointestinais.
A listeriose é a doença resultante de uma infecção bacteriana causada pela bactéria Listeria monocytogenes, que pode ser encontrada no solo, no iodo e na água. Pode ser transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, queijos, verduras, frutos do mar e salsichas.
o diagnóstico é feito pelo isolamento do agente infeccioso no líquor, sangue, líquido amniótico, placenta, lavado gástrico ou fezes. O tratamento com penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. Cefalosporinas não são efetivas.
Só consumir carne e leite pasteurizado de fontes seguras e queijos devidamente pasteurizados; evitar ingerir vegetais crus e de plantações com procedimentos não seguros; lavar e desinfetar os vegetais crus; orientações para fazendeiros e veterinários quanto às precauções em relação aos abortos e mortes de animais.
FONTE
https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/bacterias/2013listeria_monocytogenes.pdf
https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/listeriose

Outros materiais