Buscar

Resumo fundamentos de farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esse texto é uma introdução à farmacologia, que é basicamente o estudo das substâncias químicas e seus efeitos nos organismos vivos. Ele começa falando sobre a Grécia Antiga, onde as pessoas acreditavam que a cura vinha dos deuses. Depois, com Hipócrates, essa ideia mudou, e as doenças passaram a ser vistas como causadas por questões naturais, não sobrenaturais. Hipócrates também enfatizou a ética na medicina.
Ao longo da história, muitas figuras importantes contribuíram para o desenvolvimento da farmacologia. Por exemplo, Mitridates VI foi o primeiro farmacólogo experimental, que estudou venenos para criar imunidade contra eles. Dioscórides foi um médico grego que descreveu muitas plantas medicinais. E Galeno, um dos mais famosos, escreveu muitos tratados sobre medicina e foi um dos primeiros a usar extratos de plantas e produtos naturais.
A farmacologia abrange diversas áreas, como farmacocinética, que estuda como o corpo absorve, distribui, metaboliza e elimina as substâncias; farmacodinâmica, que estuda os efeitos dessas substâncias no organismo; farmacognosia, que trata da obtenção e identificação de princípios ativos naturais; farmacologia clínica, que usa informações de laboratório em animais para tratamento de doenças; e muitas outras.
Também é importante entender algumas definições básicas. Uma droga é qualquer substância química que cause alterações no organismo, podendo ser benéfica ou prejudicial. Já um medicamento é uma substância usada para tratamento de doenças. Todo medicamento é uma droga, mas nem toda droga é um medicamento. E um fármaco é uma substância química conhecida e definida que tem efeitos farmacológicos.
Por fim, o texto menciona as propriedades ideais de uma droga, como eficácia, segurança, seletividade, reversibilidade, facilidade de administração e poucas interações ou reações adversas.

Outros materiais