Buscar

Questões Arbitragem e Falência

Prévia do material em texto

Com base no artigo responda as seguintes questões:
1- Explique o conceito de arbitrabilidade objetiva e subjetiva. Com base nessa diferenciação existe arbitrabilidade objetiva e subjetiva na falência e na recuperação judicial?
2- Cite e explique quatro benefícios da adoção da arbitragem no procedimento falimentar?
3- Diferencie clausula compromissória e compromisso arbitral. A recuperação judicial superveniente enseja um comprometimento da validade e da eficácia de uma cláusula compromissória previamente estipulada ou prejudica de alguma forma a continuidade ou instauração de procedimentos arbitrais baseados na referida cláusula arbitral?
4- Explique se a massa falida fica, obrigatoriamente, vinculada às convenções de arbitragem pactuadas pelo devedor anteriormente à quebra.
5- É possível a inclusão de cláusula arbitral no Plano de Recuperação Judicial?
6- Como compatibilizar o sigilo das arbitragens com uma recuperação judicial?
7- Na impossibilidade de uma parte dar início ao procedimento arbitral por conta de dificuldades financeiras, estaria impedida de buscar o Judiciário dada a existência da convenção de arbitragem? 
8- Em uma falência existem diversos credores trabalhistas, cujos pagamentos ainda encontram-se pendentes, e um credor quirografário que havia celebrado contrato com cláusula compromissória com o devedor. Nesse contexto indaga-se: o pagamento das custas de uma arbitragem para apurar eventual crédito quirografário não representaria uma violação ao princípio do par conditio creditorum devido há existência de credores com prioridade na ordem de pagamento dos créditos?
9- Explique a atuação do Ministério Público nos processos de falência e recuperação judicial. A atuação do Ministério Público poderia obstar a realização de uma arbitragem nos processos de falência e recuperação judicial?

Continue navegando