Buscar

Tarefa 2 -15 pontos

Prévia do material em texto

Disciplina: PRR - Perfuração e Complementação de Poços.
Identificação da tarefa: Tarefa 2. Envio de arquivo. 
Pontuação: 15 pontos.	
Tarefa 2
Responda ao que se pede:
a) Qual a função da Árvore de Natal Molhada? Ela é um equipamento de segurança ou monitoramento de poço?
A árvore de natal submarina molhada, mais conhecida como árvore de natal molhada (ANM), é um equipamento para uso submerso constituído basicamente por um conjunto de válvulas-gaveta, um conjunto de linhas de fluxo e um sistema de controle a ser interligado ao painel localizado na plataforma de produção. São as seguintes as válvulas de uma ANM. 
· Válvula- mestra de produção: codificada como M1 (master 1). 
· Válvula lateral de produção: codificada como W1 (wing 1). 
· Válvula- mestra do anular: codificada como M2 (master 2). 
· Válvula lateral do anular: codificada como W2 (wing 2). 
· Válvula de interligação: codificada como XO (crossover).
· Válvula de pistoneio da produção: codificada S1 (swab 1). 
· Válvula de pistoneio do anular: codificada S2 (swab 2). 
A “Arvore de Natal” é um equipamento constituído por um conjunto de válvulas, cuja principal função é permitir o controle do poço de produção ou injeção. Conforme o tipo de completação usada, a árvore de natal pode ser do tipo molhada ou seca. A molhada é instalada na cabeça do poço no fundo do mar e a seca é instalada no topo do riser na plataforma.
A árvore de natal molhada é um equipamento fundamental para a segurança da extração do petróleo. Ela é instalada com a ajuda de mergulhadores ou veículos robotizados de operação remota, no caso de águas mais profundas, e faz a ligação entre o sistema submarino de produção e o poço de petróleo. Por meio da ANM, o operador do poço pode abrir e fechar válvulas, respondendo a mudanças de pressão, vazão e temperatura, garantindo a movimentação segura do óleo. Caso aconteça algum problema, a ANM também é uma primeira linha de defesa, já que suas válvulas se fecham, e suportam a pressão até certo ponto, em caso de vazamento.
b) Descreva como funciona a técnica usada para o controle da produção de areia chamada Gravel Pack.
Técnicas de predição de produção de areia 
Existem fontes principais de informação com as quais trabalhamos para estreitar a margem de erro de uma previsão de produção de areia. 
Teste de formação: deve ser planejado com a preocupação de se simular as situações encontradas durante a vida produtiva do intervalo. 
Análise de testemunho: além da identificação do agente cimentante, a simulação de fluido por meio de testemunhos pode dar uma resposta definitiva em relação ao comportamento da formação durante a produção. Do testemunho deve-se obter: a permeabilidade, a porosidade, a composição mineralógica e a areia para análise granulométrica. 
Dados de produção: é fundamental que haja um acompanhamento da vida produtiva do intervalo, complementando o banco de dados com os tipos e quantidades de fluido e sólidos produzidos. 
O mecanismo de Gravel Pack 
É a técnica de controle de areia mais utilizada e tem como base retenção da areia de formação com areia selecionada de maior tamanho usando várias interfaces de telas ranuradas ou fissuradas. A areia de grãos maiores (chamado de areia de empaque com grava ou simplesmente grava) é dimensionada para que seja 5 ou 6 vezes maior que o tamanho da areia da formação produtiva. O empaque com grava cria um filtro permeável que permite a produção dos fluidos da formação, mas restringe o ingresso e a produção de areia da formação. A Figura 50 mostra os esquemas de empaque com grava em um poço aberto e outro para um poço revestido. Devido ao empaque com grava ficar de maneira compactada entre a formação e a tela ranurada, as pontes formadas são estáveis e evita o deslocamento e reordenamento da areia da formação. Se desenhado apropriadamente, o empaque com grava manterá a sua permeabilidade num amplo intervalo de condições de operação. 
Figura 50. Empaque com grava 
(BELLARBY, 1995).
Esta técnica, empregada em poço aberto ou revestido, pode variar desde a simples utilização de um único tubo telado a uma complexa completação múltipla. Os empaques com grava são realizados para assentar a tubulação ranurada no poço e circular a grava, utilizando um fluido adequado até a posição desejada. Para ter ótimos resultados, todo o espaço deve estar preenchido com areia de alta permeabilidade. A aplicação desta técnica é mais simples em poços abertos do que revestidos e canhoneados. Embora o alto custo, tem se demonstrado que esta técnica de controle de areia é muito eficiente e, portanto, o mais utilizado (HUGHES).

Continue navegando