Buscar

PROVA_LT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE LETRAS
LINGUÍSTICA TEXTUAL
PROVA II
Nome:__________________________________________________________________ Data: __/__/__ Nota: _______
	1) Leia o texto a seguir e marque a alternativa incorreta:
 
a) ambos os textos apresentam uma relação de intertextualidade implícita em relação ao mesmo intertexto.
b) ambos os textos apresentam um détournement, retomando um enunciado original e fazendo sobre ele pequenas substituições para atualização do sentido.
c) ambos os textos apresentam intertextualidade estilística, pois o que está sendo retomado é o modo como é dito.
d) ambos os textos apresentam intertextualidade temática, pois o que está sendo retomado é o mesmo tema em todos os textos.
	2) Segundo Koch, Bentes e Cavalcante, por intertextualidade temática entende-se:
a) “quando, no próprio texto, é feita menção à fonte do intertexto, isto é, quando um outro texto ou um fragmento citado, é atribuído a outro enunciador; ou seja quando é reportado como tendo sido dito por outro ou por outros generalizadores (‘Como diz o povo...’, ‘segundo os antigos...’)”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 28)
b) “quando se introduz, no próprio texto, intertexto alheio, sem qualquer menção explícita da fonte, com o objetivo quer de seguir-lhe a orientação argumentativa, quer contraditá-lo, colocá-lo em questão, ridicularizá-lo ou argumentar em sentido contrário”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 30)
c) “ocorre, por exemplo, quando o produtor do texto, com objetivos variados, repete, imita, parodia certos estilos ou variedades linguísticas: são comuns textos que parodiam a bíblia, um jargão profissional, um dialeto, o estilo de um determinado gênero, autor ou segmento da sociedade” (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 19). 
d) “é encontrada, por exemplo, entre textos científicos pertencentes a uma mesma área do saber ou uma mesma corrente de pensamento, que partilham temas e se servem de conceitos e terminologia próprios, já definidos no interior dessa área ou corrente teórica”. (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2007, p. 18)
	3) Considere os textos a seguir:
 
1 2 3
	a) implícita – implícita – explícita
b) não há intertextualidade – explícita – explícita
c) não há intertextualidade em nenhum dos textos 
d) apenas o texto 2 apresenta intertextualidade
e) o texto 2 apresenta intertextualidade em relação a dois intertextos.
	Estão corretas:
a) Apenas A e E
b) Apenas C
c) Apenas D
d) Apenas E
e) Apenas B
	A Linguística Textual sustenta que nenhum texto é totalmente explícito e o leitor participa ativamente da construção do sentido do texto. Considera a charge abaixo e responda as questões a seguir:
Texto 1
Sobre o caso: no dia 18 de setembro de 2018, quatro vereadores da cidade de São Carlos (SP) foram até a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Carmine Botta questionar o conteúdo do trabalho desenvolvido por alunos do 9º ano sobre intolerância religiosa e sexual. O material foi colado no mural em um dos corredores da escola e chegou a ser retirado pelo vereador Leandro Guerreiro (PSB). Os estudantes produziram cartazes que traziam dados estatísticos sobre os temas propostos. Em um dos cartazes, havia um desenho, produzido em 2013 pelo chargista Latuff, de um cidadão que, em poder de um livro, simulava a agressão de duas mulheres adeptas à religião africana com a frase “sai, tolerância”. Após a repercussão da ação dos vereadores, o chargista produziu a charge acima.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2018/09/20/chargista-repudia-acao-polemica-de-vereadores-em-escola-intimidacao-nao-vai-nos-calar.ghtml
	4) A respeito do texto 1, a charge de 2018 de Latuff, é INCORRETO afirmar que são necessários os seguintes fatores de textualidade para atribuição de sentido do texto:
a) intencionalidade-informatividade: a intenção do autor é apontar que todos os vereadores são intolerantes, uma vez que o rosto do personagem referido como vereador é constituído pela palavra “intolerância”. O sentido do texto só pode ser inferido a partir da apreensão de uma série de informações prévias.
b) intertextualidade-aceitabilidade: o texto apresenta uma intertextualidade implícita e o leitor precisa reconhecê-la para atribuir sentido ao texto.
c) informatividade-intertextualidade: o texto é constituído por uma série de informações que demandam do leitor um conhecimento prévio e também reconhecer o intertexto que está implícito.
d) intencionalidade-situacionalidade: a intenção do autor é fazer uma crítica à ação contraditória do vereador que, ao contestar o trabalho realizado pelos alunos, age de forma intolerante e violenta. A situacionalidade (adequação do texto à situação comunicativa) é necessária para que o leitor possa contextualizar o texto e atribuir sentido. Um leitor que desconheça o ocorrido terá dificuldade para fazer inferência, pois lhe falta a ativação desse conhecimento.
e) situacionalidade-informatividade: os elementos que dizem respeito ao local (São Carlos-SP, EMEB Carmine Botta), ao tempo (2018), e aos personagens (“o nobre vereador”, “nosso trabalho”) são decisivos para a compreensão do texto.
	5) O intertexto a que se faz alusão no texto 2 é:
a) a charge de Latuff publicada em 2013 sobre intolerância religiosa
b) os trabalhos dos alunos da Escola Carmine Botta realizado sobre intolerância religiosa e sexual
c) a notícia publicada sobre o referido caso no site do G1
d) a charge de Latuff publicada em 2013 sobre violência policial que teve repercussão recentemente
	6) Sobre os tipos de intertextualidades do texto 1, pode-se afirmar que:
a) implícita e temática
b) implícita e estilística
c) explícita e temática
d) explícita e estilística
e) implícita e intergenérica
	7) Hipertexto, na Linguística Textual, é entendido como “uma escritura não-sequencial e não-linear, que se ramifica e permite ao leitor virtual o acesso praticamente ilimitado de outros textos, a partir de escolhas locais e sucessivas em tempo real” (KOCH, 2006, p. 63). A partir dessa noção de hipertexto, é incorreto afirmar que:
a) todo hipertexto é, por natureza, intertextual, pois está conectado a uma série de outros textos por meio de hiperlinks.
b) o processo de leitura de um hipertexto pode seguir um percurso diversificado, dependendo das escolhas do leitor.
c) em relação ao hipertexto, o leitor é considerado também como co-autor, pois participa ativamente da construção do sentido do texto e o percurso de leitura escolhido pode variar de leitor para leitor.
d) os hiperlinks não têm função coesiva, pois estabelecem relações entre textos diferentes e não entre partes do texto.
	8) A _______ diz respeito à medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, no plano conceitual e no formal. Já a ______ diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência do texto em relação ao contexto em que ocorre.
a) informatividade-situacionalidade
b) intertextualidade-informatividade
c) aceitabilidade-intencionalidade
d) coesão-coerência
	9) Considere os textos a seguir:
 
Texto 1 Texto 2 Texto 3
(A) Os textos 2 e 3 têm como intertexto o texto 1
(B) O texto 2 apresenta intertextualidade estilística em relação ao texto 1
(C) Os textos 2 e 3 apresentam intertextualidade temática em relação ao texto 1
(D) Os textos 2 e 3 apresentam intertextualidade intergenérica
(E) O texto 3 apresenta intertextualidade intergenérica
(F) Os textos 2 e 3 apresentam intertextualidade implícita
(G) Os textos 2 e 3 apresentam intertextualidade explícita
Estão corretas:
a) Apenas A, B, E e F
b) Apenas A, E e G
c) Apenas A, D e F
d) Apenas A, C e G
e) Apenas A, B e G
	10) A Linguística Textual (LT) é uma disciplina que foi introduzida no Brasil no início da década de 1980 e pode trazer contribuições emrelação ao ensino de Língua Portuguesa (LP) na escola. A partir do que foi estudado na disciplina ao longo do semestre, o que você apontaria como principal contribuição da LT para a sua formação enquanto professor de LP?

Continue navegando