Buscar

Roteiro 2 - Larissa Melo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE BIOLOGIA – BIO 007-BIOLOGIA
ROTEIRO 2
NOME: LARISSA SANTANA MELO DO CARMO DATA: 20/09/2022
1. Diferencie hipóteses, leis e teorias. 
As hipóteses são suposições sobre determinados assuntos que ainda não foram experimentados ou comprovados. As leis são regras já experimentadas e comprovadas sobre determinados assuntos. Já as teorias são um conjunto de hipóteses sobre um determinado assunto.
2. O que é um fato? Você acha que um fato existe independente das teorias?
O fato é uma teoria ou lei que já foi experimentada e comprovada, sendo difícil de questionar. Sendo assim, os fatos não existem independente das teorias.
3. Após os cientistas terem desenvolvido uma teoria científica (por exemplo, a teoria atômica, a teoria da evolução, a teoria pode transformar-se? 
Uma teoria pode ser complementada com leis e hipóteses. Assim, ela pode sim transforma-se, sendo atualizada ao longo dos anos.
4. O que torna uma teoria mais aceita do que outra?
O que torna uma teoria mais aceita do que outras é a forma como ela é comprovada por experimentos. Além de o questionamento ser mínimo.
5. Quais os tipos de atividades que os cientistas realizam para aprender sobre o mundo natural? Especifique.
 Atividades de campo, experimentos, coletas, entre outras.
6. Algumas pessoas afirmam que todas as investigações científicas devem seguir o mesmo método ou conjunto geral de passos. Outras afirmam que há diferentes métodos gerais que podem ser seguidos. Opine sobre a questão: Há um método científico ou há mais de um método científico para a ciência? Justifique.
Existe um método científico geral que é seguido pelos demais. Entretanto, existe sim mais de um método que pode ser seguido, desde que se baseie em hipóteses e seja experimentado e comprovado.

Outros materiais