Buscar

agenda estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Governos, organizações internacionais, setor empresarial e outros atores não estatais e indivíduos, devem contribuir para a mudança de padrões de consumo e produções não sustentáveis, inclusive via mobilização, de todas as fontes, de assistência financeira e técnica para fortalecer as capacidades cientificas. A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentáveis, baseada em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoa, Planeta, prosperidade e Parceria. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU com agenda até 2030, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de uma vida digna e justa.
As políticas públicas se configuras em quatros tipos são; as distributivas destinas a grupos específicos da população, as redistributivas que buscam promover o bem-estar social, as regulatórias que definem as regras da sociedade, e as constitutivas voltadas para o funcionamento das diferentes formas de políticas. Para ser ter o “controle” dos gastos e como andam as ações do Estado e preciso ter A avaliação da política pública no Brasil que são avaliado pelos órgãos de controle como os tribunais de contas que tem a função de fiscalizar a execução das políticas públicas verificando ser os recursos foram utilizadas de forma adequada. Atitude (BRASIL, 2008) A avaliação serve para que se possa saber como andam as ações do Estado e é onde o controle social pode ser feito. Para COELHO S/N, no seu relatório podem ser feitos com base em critérios diversos, não sendo neutro. um exemplo disso são as avaliações sobre educação, em que economistas tendem a valorizar certos índices enquanto pedagogos enfatizam fatores como o aprendizado dos alunos. 
A exemplo de politica pública na educação do Município de Salvaterra Pará, podemos observar através das postagens da secretaria de Educação deste Município nas redes socias que o PNAE programa nacional da merenda escola, é uma política pública presente na educação do Município de Salvaterra destinada estrategicamente à garantia e melhoria da alimentação dos alunos da rede pública de ensino e o fortalecimento da produção rural por meio da aquisição de produtos da agricultura familiar local. Aonde pode-se perceber uma política pública assertiva, pois fomenta a economia local, valoriza os produtos regionais e agrega melhor qualidade no abastecimento de alimentação escolar.

Outros materiais