Buscar

COCCIDIOSE EM AVES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COCCIDIOSE EM AVES
Coccidiose aviária é uma doença causada por um parasita do gênero Eimeria. O invasor se instala no trato gastrointestinal das aves. Entre as nove espécies que podem infectar galinhas, apenas cinco são consideradas patogênicas: E. acervulina, E. brunetti, E. maxima, E. necatrix e E. tenella. Em perus, somente quatro das sete espécies existentes são patogênicas: E. adenoeides, E. meleagrimitis, E. gallopavonis e E. dispersa.
As coccídeas são hospedeiro-específica, ou seja, as que infectam galinhas não infectam perus e vice-versa. E não há imunidade cruzada entre as espécies. É comum ocorrer infecção simultânea por mais de uma espécie de Eimeria, e cada uma tem preferência por parasitar uma região do intestino das aves.
Todos os anticoccidianos possuem pontos fortes e pontos de atenção e estes devem ser considerados conforme a espécie de coccídea de maior prevalência, severidade das lesões intestinais e desempenho zootécnico dos lotes de cada complexo avícola.
FONTES
https://www.petz.com.br/blog/especies/aves/coccidiose-aviaria/#:~:text=%E2%80%9CCoccidiose%20avi%C3%A1ria%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,invasor%2C%20no%20caso%20um%20protozo%C3%A1rio.
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/568530/2/eBook%20-%20Coccidiose%20Avi%C3%A1ria.pdf

Outros materiais